Antes de iniciar a Via Dolorosa, perto do Portão dos Leões, na cidade velha de Jerusalém, encontra-se um local especial e importante devido a sua história....Betesda...local onde Jesus praticou o famoso milagre do paralítico.
Antes de chegarmos ao Tanque de Betesda, bem à nossa direita, encontramos uma linda igreja. A Igreja de Santa Ana.
Danificada pelas invasões persas em 614, ela foi reconstruída e depois destruída pelos árabes em cerca de 1010. Os cruzados construíram um pequeno monastério sobre as ruínas, e em 1030 também construíram a basílica atual, uma grande igreja Romântica dedicada a Santa Ana, sobre as cavernas onde a memória do local de nascimento da Virgem foi guardada.
No final do período das cruzadas Santa Ana foi transformada em uma escola de lei islâmica, e foi negligenciada sob o império otomano. Em 1856 os otomanos ofereceram a basílica para a França, e ela foi confiada aos Missionários da África, ou Pais Brancos, que até hoje dão boas vindas aos peregrinos.
A Igreja de Santa Ana se localiza no início da Via Dolorosa no Bairro Muçulmano, logo dentro do Portão do Leão na entrada oriental da Cidade Velha.
O complexo é um oásis de paz no meio do tumulto ruidoso do mercado árabe.
A basílica é conhecida pela sua acústica extraordinária, e os visitantes são convidados a cantar os seus hinos de louvor a Deus antes de descerem para a cripta dedicada ao nascimento de Maria.
Comentários
Postar um comentário