Pular para o conteúdo principal

UMA AVENTURA NA CIDADE VELHA DE JERUSALÉM

UMA AVENTURA NA CIDADE VELHA DE JERUSALÉM

Taí uma pequena aventura que resolvi fazer numa sexta feira na cidade velh a de  Jerusalém.

Era por volta de 4 e meia da tarde, quando em Israel nessa época começa a escurecer.

Entrei pelo portão do lixo, que é o mais próximo do Muro das Lamentações e claro, fui ao muro para fazer minhas preces de agradecimento.

Em época de corona, eles dividiram o espaço em cápsulas que comportam até 20 pessoas.

Como era shabat eu não podia filmar nem fotografar, mas, com todo respeito e meu espirito aventureiro, dei um jeito de filmar pra vocês.

Muita gente, mas principalmente muitos religiosos ultra ortodoxos. Gente que vive em Jerusalém, e muitos que vivem dentro da cidade velha.

Agora infelizmente, não temos turistas então, poucas pessoas não religiosas.

Depois de ir ao muro, fomos ver como estava  o mercado árabe naquele momento.

O mercado árabe, tem de tudo, mas muitas lojas estavam fechadas. Muita correria de gente indo ao Muro para o Shabat, mas também muitos árabes que vivem por lá.

Caminhando por ruelas escuras, em nenhum momento senti medo, pois sempre tem soldados protegendo o local. E muitos...a cada x metros.

Caminhei muito, cerca de 5 km pelas ruazinhas cheias de curiosidades.

Sim, pois já fui pra lá milhares de vezes, mas sempre descubro algo novo.

Percebi, que tem muitas barbearias. 

Na verdade tem de tudo, pois a população local se abastece lá dentro.

Uma correria de religiosos para chegarem a tempo no muro. Dei uma volta por lá e depois de  passar por várias ruelas do labirinto mágico e pitoresco da cidade velha, fui retornando ao Kotel para sair pelo mesmo portão o qual entrei.

As melodias, a bagunça, a correria pelo momento do shabat, tudo muito contagiante e interessante. 

Uma experiência que vale a pena.

 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

Novidades de Israel

  Israel... Tantas coisas... Enquanto a pandemia segue, muitas outras coisas acontecem, afinal a vida não é só Covid... A startup de Israel LittleOne. Care criou o primeiro produto para salvar o equilíbrio mental de muitos pais, com inteligência artificial do mundo para o bem-estar dos muitos bebezinhos que dormem mal a noite. O dispositivo cabe na roupa do bebê logo acima da linha da fralda. Inclui um pequeno acelerômetro - o mesmo tipo dos encontrados em nossos telefones celulares - para medir como e quando o bebê se move. Um gravador de voz captura o balbucio, o choro e, finalmente, as palavras do bebê. Então, a inteligência artificial transforma esses movimentos e sons em dados acionáveis para os pais. E mais!!! O Instituto de Pesquisa Biológica de Israel obteve autorização para iniciar os testes clínicos em humanos da vacina que está desenvolvendo contra COVID-19 em 1º de novembro. Segundo Benny Gantz, Chefe da Defesa, já temos 25 mil doses e estamos iniciando a próxima fase. O M