Hana Senesh-- uma jovem guerreira que merece ser sempre lembrada...

 Você já ouviu falar de Hana Senesh?

Nascida em 1921 em Budapeste, ela veio para Israel em 1939 para estudar agricultura.
Em 1941, ela se juntou ao Hagana, o grupo paramilitar que precedeu o IDF, e eventualmente se ofereceu para uma missão na qual ela saltou de paraquedas na Iugoslávia.
O plano era que ela e vários outros voluntários cruzassem a fronteira com a Hungria e levassem suprimentos para grupos de resistência anti-nazistas, ajudassem os pilotos aliados abatidos e organizassem esforços de autodefesa dos judeus.
Hana foi capturada na fronteira com a Hungria e executada depois de resistir à tortura e se recusar a divulgar informações sobre seus camaradas.
Ela tinha 23 anos...
Cerca de um ano após sua morte, uma mala contendo seus poemas, canções, diários, cartas e outros itens foi encontrada no Kibutz Sdot Yam, perto de Haifa, onde ela morava antes de embarcar na missão.
Sua mãe, Katherine, veio para Israel com os outros escritos de sua filha e sua propriedade foi administrada por seu irmão e seus filhos.
Ontem uma emocionante coletiva de imprensa online na segunda-feira, representantes da Biblioteca Nacional de Israel em Jerusalém, revelaram a coleção completa de arquivos de Hannah Senesh, que acabaram de receber de sua família.
Hannah Senesh é celebrada em Israel, tanto por sua bela poesia quanto por seu heroísmo durante a guerra.
Seus poemas hebraicos , como "Eli, Eli" (também conhecido como "Uma caminhada para Cesaréia") e "Bendito é o fósforo", foram musicados e se tornaram hinos.
Tem pessoas que merecem ser sempre lembradas... são estrelas iluminadas que ficam brilhando pra sempre no céu.
Ela é uma delas...
ELI ELI
Halicha L'kesariya
Eli, Eli
Shelo yigamer le'olam:
Hachol vehayam
Rishrush shel hamayim
Berak
hashamayim Tefilat ha'adam.
MEU DEUS
Caminhe até Caesaria
Meu Deus meu Deus
Que essas coisas nunca acabem:
A areia e o mar
O farfalhar da água
O relâmpago no céu
Oração do homem.
Linda música...



Comentários

Postagens mais visitadas