UMA PESSOA QUE NUNCA PODERÁ SER ESQUECIDA- OSCAR SCHINDLER

Oscar Schindler

 Tem pessoas que não podem ser esquecidas e merecem todo nosso respeito...

Aos 66 anos, em 9 de outubro de 1974, faleceu Oscar Schindler, o empresário alemão responsável por salvar 1.200 judeus do Holocausto.
Um homem controverso, pois por muito tempo vivia uma vida mundana, era beberrão e oportunista.
Mas por dentro era humano e não aceitava o que estava acontecendo diante de seus olhos. E assim, fez por onde salvar muitas pessoas, colocando a própria vida em risco.
Membro do Partido Nazista , ele dirigia uma fábrica de esmaltes em Cracóvia durante a ocupação alemã da Polônia, empregando trabalhadores do gueto judeu próximo. Quando o gueto foi liquidado, ele persuadiu os oficiais nazistas a permitirem a transferência de seus trabalhadores para o campo de trabalho de Plaszóvia, evitando assim que fossem deportados para os campos de extermínio.
Em 1944, todos os judeus de Plaszóvia foram enviados para Auschwitz , mas Schindler, correndo grande risco para si mesmo, subornou funcionários para que lhe permitissem manter seus trabalhadores e estabelecer uma fábrica em um local mais seguro na Tchecoslováquia ocupada. No final da guerra, ele estava sem um tostão, mas salvou 1.200 judeus.
Em 1962, ele foi declarado um Gentio Justo pelo Yad Vashem, o Museu do Holocausto, agência oficial de Israel para lembrar o Holocausto. De acordo com seus desejos, ele foi enterrado em Israel, no cemitério católico no Monte Sião.
Como ele, muitos que nem sabemos quantos, fizeram o mesmo...
Um sinal que ainda existe esperança para o ser HUMANO.




Comentários

Postagens mais visitadas