Pular para o conteúdo principal

CHANUKA E NATAL EM ISRAEL


E vem a pergunta que não quer calar.... Como é o Natal em Israel?
Claro que quando falamos de um estado judeu, fica a dúvida no ar... como acontece o papai noel na Terra Santa?
Um país onde 80 % da população é judia e 20 % se divide entre muçulmanos e cristãos...
A força do Natal aqui não é tão forte como estamos acostumados no Brasil, mas ele existe e é bastante respeitado, afinal estamos na única democracia do oriente médio, berço das principais religiões do mundo, onde convivem e se respeitam.
Em cidades como Belém, Nazareth, Haifa, Tel Aviv , Yaffo... várias comemorações acontecem e o comércio, principalmente nos mercados russos possuem enfeites de natal.
Não vemos pilhas e variedades de panetones, mas eles também fazem parte da paisagem adocicada desta época em paralelo aos sufganiot, os deliciosos donuts de vários tipos que costumamos comer neste período. É o espírito natalino que se mistura com a festa das luzes dos judeus.
Árvores iluminadas e Chanukiot (candelabro de 9 velas) convivem e alegram as pessoas nesta época do ano.
Muitos peregrinos do mundo todo chegam para comemorar in loco a Missa do galo em Belém ou em Nazareth.
Isto se chama respeito, humanidade e democracia.
Feliz Natal, Feliz Chanuca, Feliz todos os dias para todos.
Que os milagres sempre nos acompanhem nas estradas da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV