Caverna de Sorek, estalagtites e estalagmites

 Existe um lugar em Israel que vale muito a pena conhecer.
Quando fui lá, me senti numa atração da Disney...
Muuuuuuito lindoooo!!!!! 
Existem muitas cavernas de calcário no mundo e Israel também tem a sua.... Mearat Hanetifim ou Caverna de Sorek.
Em 1968, durante algumas explosões feitas por uma pedreira, foi descoberta uma caverna. Ela foi guardada secretamente por muitos anos para evitar vandalismos.
Depois de algum tempo e depois de ser bem preparada para receber o público, em 1975, foi aberta a caverna das estalactites e estalagmites... Mearat Hanetifim. 
Eu fui lá e mostro a você essa maravilha da natureza. Tem que pagar um ingresso para entrar e antes de entrarmos na caverna, assistimos um filminho explicativo. Depois vem a grande surpresa....lindo de viver!!!

O que seriam Estalactites e Estalagmites?

As estalactites são formações rochosas sedimentares que se originam do teto de uma gruta ou caverna, pela deposição de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto. Evidentemente as estalagmites não surgem simplesmente do chão.
A água que pinga da ponta de uma estalactite cai no chão de uma caverna e vai depositando calcita formando um monte. 
Logo vai surgindo uma estalagmite parecida com formato de um cone. 
Por isso muitas vezes encontramos elas em pares e as vezes crescem juntas formando uma grande coluna. Parece uma verdadeira escultura da natureza.
A entrada da caverna encontra-se a 385 metros acima do nível do mar, com um comprimento de 91 metros, 80 metros de largura e 15 metros de altura. Ocupa uma área de 4800 metros quadrados num espaço de 25000 metros cúbicos.
A variedade e tamanhos de estalactites e estalagmites nesta caverna em especial é muito grande. Algumas chegam a 4 metros de altura e datam de 300 mil anos de idade.
Taí um lugar que vale muito a pena conhecer!
Ela fica pertinho de Jerusalém e a 3 km de Beit Shemesh.
SUPER RECOMENDO!!!!!




















Comentários

Postagens mais visitadas