Pular para o conteúdo principal

Fui no cinema em Israel!!!!!

Ontem fiz um passeio bem bacana. Fui ao cinema em Israel.
 Em 3 anos que estou aqui, por incrível que pareça, foi a primeira vez. AMEI!!!!Foi o máximo prá mim.
Claro que prá quem mora no Brasil ir ao cinema é um programa muito comum e sempre agradável. 
Fui no Yes Planet em Rishon Lezion, cidade que fica ao sul do país, não muito longe de Tel Aviv. Fui assistir o filme Shniá  Ima, que em português significa, Segunda mãe. O título no Brasil é ...Que horas ela volta?. Tipo.... nada a ver com o título real do filme mas tudo bem. Sempre acontece isso.


O filme se trata de uma pernambucana (Val – Regina Casé) que se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.
Um filme prá distrair a cabeça, mas que mostra certos ângulos sociais interessantes.
O que me chamou a atenção é que no Brasil, pelo menos até há pouco tempo atrás, era muito comum as casas terem secretárias ou empregadas domésticas que cuidam de tudo. Hoje diante da crise ferrenha, sei que isso passou a ser um produto de luxo. Mas aqui em Israel, existe esse tipo de serviço, mas para uma minoria mais abastada. Na maioria das casas quem limpa tudo e se vira nos trinta, nos quarenta e lá vai, somos nós mesmos ou no máximo se contrata uma faxineira de vez em quando, que aliás é um serviço bem pago por aqui, para dar uma ajeitada na situação.
Outra coisa que adorei e que aqui e em nenhum lugar do mundo tem é o jeitinho brasileiro de falar. O carinho e principalmente, o sotaque nordestino que eu aprecio muito. Ó xente, visse?
Achei bem interessante essa experiência de assistir um filme brasileiro numa sala de cinema bárbara em Israel. As legendas eram em hebraico e inglês. Fiquei feliz por ter conseguido ler o hebraico. Nem todas as vezes, pois ainda leio devagar, mas consegui.
O espaço lá é bárbaro!!! Tem muitas salas de cinema, com opções para todos os gêneros. É o maior complexo de entretenimento do país. Cinema com 26 salas, incluindo 4 salas VIP super luxuosas, duas salas de banquetes e ao lado de um enorme complexo de restaurantes e cafés com vista para um lago. Um lugar que vale a pena conhecer. Fui a noite, mas ainda voltarei de dia para ver melhor o lago.
Claro que não pode deixar de faltar um balde enorme cheio de pipoca com coca cola se alguém quiser se distrair enquanto assiste o filme.

Super recomendo para quem está aqui e nunca foi. E prá quem vier também, é claro!!!




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

Novidades de Israel

  Israel... Tantas coisas... Enquanto a pandemia segue, muitas outras coisas acontecem, afinal a vida não é só Covid... A startup de Israel LittleOne. Care criou o primeiro produto para salvar o equilíbrio mental de muitos pais, com inteligência artificial do mundo para o bem-estar dos muitos bebezinhos que dormem mal a noite. O dispositivo cabe na roupa do bebê logo acima da linha da fralda. Inclui um pequeno acelerômetro - o mesmo tipo dos encontrados em nossos telefones celulares - para medir como e quando o bebê se move. Um gravador de voz captura o balbucio, o choro e, finalmente, as palavras do bebê. Então, a inteligência artificial transforma esses movimentos e sons em dados acionáveis para os pais. E mais!!! O Instituto de Pesquisa Biológica de Israel obteve autorização para iniciar os testes clínicos em humanos da vacina que está desenvolvendo contra COVID-19 em 1º de novembro. Segundo Benny Gantz, Chefe da Defesa, já temos 25 mil doses e estamos iniciando a próxima fase. O M