Pular para o conteúdo principal

Jerusalém, sexta feira a noite... uma grande aventura!!!

Hoje, sexta feira, shabat, fizemos uma aventura incrível... fomos ao Kotel ( Muro das Lamentações) no princípio da noite , em meio a uma chuvinha constante, quando já havia escurecido.







Jerusalém...tem uma longa e rica história acentuada por seu significado religioso, simbólico e estratégico. 
Jerusalém....testemunha da vida e das culturas dos numerosos povos que ali reinaram.
Andar pelas ruas da cidade velha significa absorver um pouco de toda essa energia de séculos que paira no ar,  significa sentir na pele a história de mitos de diversas religiões e culturas.
Como sempre , a emoção de estar frente ao muro é impressionante.
Parece que tudo tem mais força quando estamos ali, naquele lugar mágico e intenso, o coração do mundo.
Confesso que foi uma aventura maravilhosa, passear por aquelas ruelas escuras, quando quase tudo já estava fechado. 




Mas olha... em nenhum momento senti medo, pois em todos os cantos haviam soldados da Tzavá fazendo plantão.
...Passa o clérigo da Igreja, tem  o vendedor armênio que fala um pouco de português, tem as amigas muçulmanas caminhando discretamente, olhando para o chão, também tem os ultra ortodoxos voltando das rezas do shabat e crianças árabes brincando nos cantos das ruelas escuras.
Os gatos fazem a festa com os restos de comida que caçam pelo chão.
No meio de pedras e construções antigas, nos deparamos com gente que mora ali, no meio daquele labirinto estranho e ao mesmo tempo fascinante.
Gente que vive dentro do lugar mais sagrado do mundo para cristãos, judeus e muçulmanos. 
Na cidade mais populosa de Israel, encontramos pessoas do mundo todo, se emocionando, rezando, agradecendo, pedindo, levando sua fé, e absorvendo a energia que emana daquelas paredes que guardam muitas histórias e que já presenciaram muitas tragédias.
Um cenário histórico com uma topografia peculiar, faz dessa cidade um local especialmente atraente com todos os seus segredos, mistérios  e um constante crescimento espiritual.
A diversidade e santidade , assim como seu potencial centro de convergência de diversas civilizações e intelectuais, são a grandeza de Jerusalém.
Capital de um pequeno reinado, seguiu crescendo e desabrochando-se. 
Local onde floresceu o crescimento espiritual e onde, pela primeira vez na história do mundo antigo, saiu o chamado dos profetas a valores de justiça, moral e paz, valores que se tornaram propriedade de todos os povos do mundo.
É este legado, onde a emoção suscita em cada centímetro que devemos constantemente lutar para proteger.
Simplesmente amo!!!
Esse meu espírito aventureiro confessa que adorei o passeio de hoje e por isso, como sempre, compartilho com você.
Me perdoem se algumas fotos não saíram muito boas, mas fiz isso tudo com a máquina meio escondida, devido ao shabat e também com um guarda-chuva na mão.

Deleite-se!!!! Boa viagem!!!!































































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV