Pular para o conteúdo principal

MIMUNA - MAIS UMA FESTA INTERESSANTE

Hoje é o último dia de pessach, a páscoa judaica.
E neste dia acontece a tradicional  festa da Mimuna. 
Os judeus marroquinos costumavam fazer esta festa ao terminar o pessach. E acabou virando costume por aqui.
Ela marca o fim da proibição de alimentar-se com o chametz, isto é, pão e outros alimentos que contenham massa fermentada que são proibidos durante toda a semana da páscoa judaica.
Na mimuna se comem muitos doces, frutas, compotas e festejam até a madrugada. 
Muitos recebem judeus e não judeus, vizinhos.... 
Em todo país se fazem festas nas praças e parques, para comemorar.
No Marrocos eles abriam suas casas para pessoas e os recebiam com doces típicos e faziam uma pita chamada mufleta.
Louças maravilhosas e diferentes eram usadas para decorarem as mesas.
A mufleta é uma receita típica tradicional judaica e também do norte da Africa. Ela parece um crepe doce, feito com água, farinha e óleo cozida numa assadeira até dourar. Depois come-se com mel, manteiga ou algum tipo de xarope doce ou compota.



Em Israel passou a ser uma festa popular não somente de judeus marroquinos.
Hoje a saudação que se costuma dizer é:  תרבחו ותסעדו, ou seja, tirbechu vetisadu, que significa tenham sorte e sucesso.
Muitos acreditam que a origem do nome mimuna é de Maimon, o pai do Rambam (rabino Moshe Bem Maimon) onde marca a data de sua morte ou nascimento.

Com o estabelecimento do Estado de Israel, a maioria dos judeus marroquinos vieram para cá. Alguns foram para a França, Canadá, Estados Unidos e América do Sul.
Muito bacana é poder aprender e participar desses novos costumes e tradições.







Muita sorte e sucesso para você!!!!!




Fonte: Wikipédia, internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV