Pular para o conteúdo principal

KARMIEL.... VIAJE COMIGO!!!!

 Karmiel


Fim de semana passado fomos passear em Karmiel, uma linda cidade ao norte de Israel.
Em hebraico, כַּרְמִיאֵל, vinhedos de Deus. 
É uma cidade fundada em 1964, localizada no Vale Hakerem Beit, que divide a Galiléia em superior e inferior.
Hoje a média populacional de lá é de 60 mil habitantes.
Além da paisagem muito bonita ao redor da cidade, existem várias aldeias árabes. 
Durante o dia escuta-se em vários horários, as rezas deles que ecoam pelo vale.
É uma cidade muito simpática, limpa, muito arborizada e bem tranquila.
Em 1956, cerca de 5,16 km 2   de terra nas aldeias árabes israelenses foram declaradas áreas fechadas por parte das autoridades israelenses.
Esta área tinha sido um importante local de extração de mármore.
Em 1961, as autoridades expropriaram o terreno para construir Karmiel. Ela foi uma das primeiras cidades em Israel a ser estabelecida de acordo com um plano de desenvolvimento urbano. Foi construída como parte do Projeto Central do desenvolvimento da Galiléia.
A cerimônia oficial de inauguração ocorreu em outubro de 1964 com 16 famílias se mudando para lá naquele momento.
Karmiel alcançou o status de cidade em 20 de novembro de 1986. Cerca de 18000 novos imigrantes se estabeleceram na cidade entre 1990 e 2002.
Durante a segunda Guerra do Líbano em 2002, o Hesbollah disparou 180 foguetes katyusha contra Karmiel levando perdas e danos a edifícios, estradas e muitos carros. Na época a cidade teve que ser evacuada pelo perigo que estava passando.
Em 2011 começaram a construção de uma linha ferroviária entre Haifa e Karmiel.
Hoje a cidade possui cerca de 60 mil habitantes, dos quais 40% são imigrantes de 75 países, numa área de 24.000 km².
Existe uma quantidade significativa de famílias ortodoxas e muitos imigrantes russos.
Em karmiel existem 4 escolas de ensino médio, 4 escolas secundárias, um centro de formação profissional, nove escolas primárias estatais, uma religiosa estatal, uma escola primária com educação independente, uma escola para crianças super dotadas, uma escola fazenda, muitas creches, escolas maternais, centros esportivos e uma faculdade de Engenharia, a Ort Braude.
A cidade é conhecida pelo festival de dança Karmiel, um grande evento anual que acontece desde 1988.
Existe também um centro comunitário que atende a população russa do local.
Em 1983 houve uma grande absorção de imigrandes etíopes na Operação Moisés.
Karmiel foi a primeira cidade israelense a receber ISO 9002 pela qualidade de seus serviços. É uma das poucas cidades israelenses com ISO 1410, certificação para as normas ambientais. 
Karmiel decretou estatutos para proteger o ambiente e evitar a poluição tornando-se um centro para indústrias limpas e empresas de tecnologia avançada que obedecem a estas normas. 
Um fato interessante que observei é que todos os dias em alguns horários, escuta-se pela cidade os árabes das aldeias em volta de Karmiel rezando suas orações. E as vozes deles ecoam pelo vale.
Karmiel abriga também dois parques importantes para a cidade.































































ABAIXO, UM VÍDEO PRÁ VOCÊ VIVER UM POUCO DO QUE VI AO VIVO NUM MIRANTE DA CIDADE.































































































Perto de Karmiel existe uma aldeia drusa chamada Yarka. Fomos conhecê-la e entramos num supermercado, onde ficamos encantados com os preços bem mais baixos que no centro de Israel e também pela apresentação dos alimentos, coloridos das frutas e temperos que aguçaram nossas papilas. Dizem que os drusos simpatizam muito com os brasileiros.
Lá também tinham objetos para decoração e utilidades domésticas, dentro dos costumes deles.                                Veja as fotos e delicie-se...














































Conhecemos também uma doceria  drusa simplesmente deliciosa.







Karmiel ... mais um lugar que merece ser conhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

Novidades de Israel

  Israel... Tantas coisas... Enquanto a pandemia segue, muitas outras coisas acontecem, afinal a vida não é só Covid... A startup de Israel LittleOne. Care criou o primeiro produto para salvar o equilíbrio mental de muitos pais, com inteligência artificial do mundo para o bem-estar dos muitos bebezinhos que dormem mal a noite. O dispositivo cabe na roupa do bebê logo acima da linha da fralda. Inclui um pequeno acelerômetro - o mesmo tipo dos encontrados em nossos telefones celulares - para medir como e quando o bebê se move. Um gravador de voz captura o balbucio, o choro e, finalmente, as palavras do bebê. Então, a inteligência artificial transforma esses movimentos e sons em dados acionáveis para os pais. E mais!!! O Instituto de Pesquisa Biológica de Israel obteve autorização para iniciar os testes clínicos em humanos da vacina que está desenvolvendo contra COVID-19 em 1º de novembro. Segundo Benny Gantz, Chefe da Defesa, já temos 25 mil doses e estamos iniciando a próxima fase. O M