Pular para o conteúdo principal

CHAMSIN - UM FENÔMENO CLIMÁTICO EM ISRAEL

O Chamsin é um vento que vem de tempestades do deserto. Ele é produzido por uma mudança típica do clima na primavera e no outono.
"Chamsin" é uma palavra árabe... khamsin, khamseen,khamaseen, chamsin ou hamsin, significando cinquenta como em hebraico - chamishim. 
É um fenômeno climático causado por ventos secos que chegam do deserto do Saara através do Egito.
Há aproximadamente 50 dias em um ano em que prevalecem estas condições meteorológicas - daí o nome.
Ocorre nas épocas de transição entre inverno e primavera e entre verão e outono.
Ele vem tão forte que muitas vezes não se enxerga a poucos metros de distância.
É um fenômeno bastante desconfortável, pois o ar fica cheio de areia do deserto e a poeira impregna em todos os cantos, trazendo grande desconforto para a população.
Para a saude é péssimo, principalmente para quem tem problemas respiratórios.
 O ideal é ficar em casa ou dentro de locais fechados com ar condicionado.
Venta muito nas ruas e a poeira penetra em todos os poros, causando ardor nos olhos, uma secura extrema e desagradável.
Geralmente após a poeira densa vem a chuva.
Existe também o fenômeno do sharav que em algumas horas aumenta a temperatura em até 10 ° C, tornando o calor insuportável, seco e opressivo, muitas vezes acompanhado de grandes quantidades de poeira. Normalmente ele dura um dia e é acompanhado de chuva.
Esse fenômeno preocupa muito os agricultores em Israel, pois pode facilmente danificar suas culturas ou até mesmo destruí-las em poucas horas.
Quando essas tempestades ocorrem, a ordem é procurar se proteger ao máximo em lugares fechados e com ar condicionado e beber muita água. Deve-se proteger as crianças e os bichinhos.
A primeira vez que presenciei um Chamsin em Israel foi engraçado. Era um feriado e saí de casa  e percebi um ar muito enfumaçado nas ruas. Pensei que muitos estavam fazendo churrasco. Depois é que soube o que significava aquela nevoa pesada parecendo fumaça.
Hoje todos os lugares aqui em Israel ficaram cheios de poeira. Mesmo fechando todas as janelas de casa vou ter que fazer uma bela faxina, pois tudo ficou empoeirado.



OLHA SÓ A POEIRA QUE FICOU!!

VEJA A DIFERENÇA!!!









JERUSALÉM SEM CHAMSIM

JERUSALÉM NO CHAMSIM

Enfim... coisas de quem mora em Israel...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

Novidades de Israel

  Israel... Tantas coisas... Enquanto a pandemia segue, muitas outras coisas acontecem, afinal a vida não é só Covid... A startup de Israel LittleOne. Care criou o primeiro produto para salvar o equilíbrio mental de muitos pais, com inteligência artificial do mundo para o bem-estar dos muitos bebezinhos que dormem mal a noite. O dispositivo cabe na roupa do bebê logo acima da linha da fralda. Inclui um pequeno acelerômetro - o mesmo tipo dos encontrados em nossos telefones celulares - para medir como e quando o bebê se move. Um gravador de voz captura o balbucio, o choro e, finalmente, as palavras do bebê. Então, a inteligência artificial transforma esses movimentos e sons em dados acionáveis para os pais. E mais!!! O Instituto de Pesquisa Biológica de Israel obteve autorização para iniciar os testes clínicos em humanos da vacina que está desenvolvendo contra COVID-19 em 1º de novembro. Segundo Benny Gantz, Chefe da Defesa, já temos 25 mil doses e estamos iniciando a próxima fase. O M