Pular para o conteúdo principal

VISITA AO MAR MORTO

ONTEM RESOLVEMOS FAZER UM PASSEIO AO MAR MORTO, TIPO BATE E VOLTA. SAÍMOS AS 6HS DA MANHÃ PARA RENDER O DIA. SUPER VALEU A PENA!!!!
DEPOIS DE PASSAR POR VÁRIAS PAISAGENS ENCANTADORAS, FOMOS ACOMPANHANDO O DIA AMANHECENDO E ACORDANDO. PARAMOS NUM BAR DE ESTRADA PARA TOMAR UM CAFÉ E  O PRIMEIRO PERSONAGEM CARACTERÍSTICO DA REGIÃO QUE ENCONTRAMOS FOI UM CAMELO MUITO SIMPÁTICO QUE POUSOU PARA ALGUMAS FOTOS.
EM SEGUIDA SEGUIMOS VIAGEM E FOMOS A CADA PASSO ADMIRANDO A PAISAGEM SIMPLESMENTE MARAVILHOSA.
PASSAMOS PELA AHAVA, QUE É A FÁBRICA  DE PRODUTOS FEITOS A PARTIR DA MATÉRIA PRIMA DO MAR MORTO. EXCELENTES CREMES, LOÇÕES, SABONETES, ESFOLIANTES, ETC... SÃO PRODUZIDOS E VENDIDOS PARA TODO MUNDO. LOGO NA ENTRADA DA LOJA TEM ALGUMAS ESCULTUTRAS FEITAS EM SAL TIRADOS DO MAR MORTO.
ELE ENCONTRA-SE NO DESERTO DA JUDÉIA, UMA REGIÃO QUENTE E ESTÉRIL, AOS PÉS DO PRECIPÍCIO HÁ-HE’TEKIM. 













ESTA MARAVILHA DA NATUREZA FICA A CERCA DE 400 METROS ABAIXO DO NÍVEL DO MAR. É O PONTO MAIS BAIXO DA TERRA.  A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE ENTRA NELE É MENOR QUE A ÁGUA QUE EVAPORA DELE, OU SEJA, É O CORPO DE ÁGUA COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE SAL DO MUNDO ( 340 gramas POR LITRO DE ÁGUA).

ELE TEM EM MÉDIA 80 KM DE COMPRIMENTO POR 18 KM DE LARGURA. É UM IMENSO E LINDO LAGO SALGADO.
CHAMA-SE MAR MORTO  POR QUE DEVIDO A QUANTIDADE DE SAL, NENHUMA FORMA DE VIDA CONSEGUE SE MANTER DENTRO DELE.
POR OUTRO LADO ESTE SAL PRODUZ ALTOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. MUITAS PESSOAS VÃO PARA LÁ BANHAR-SE PARA CURAR SUAS EFERMIDADES.
ONTEM VI MUITAS PESSOAS DE IDADE DELEITANDO-SE DO PRAZER QUE É BOIAR NAQUELAS ÁGUAS.




NA VERDADE O MAR MORTO É UM GRANDE SPA  NATURAL. OS  SAIS DO MAR E DOS 21 TIPOS DE  MINERAIS DA ÁGUA  SÃO UTILIZADOS NA INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS.

EM SEU LEITO,  EM VÁRIAS PARTES DA ORLA DO MAR, EXISTEM DEPÓSITOS DE LAMA NEGRA QUE AS PESSOAS ESPALHAM PELO CORPO RECEBENDO SEUS MINEIRAIS NUTRITIVOS PARA A PELE.  O BROMETO NO AR TAMBÉM  BENEFICIA  OS SISTEMAS DO CORPO.
É MUITO GOSTOSO ENTRAR NAQUELAS ÁGUAS. O CORPO NÃO AFUNDA. O SAL NÃO PERMITE. SÓ TEM QUE TOMAR CUIDADO PARA NÃO ENTRAR NOS OLHOS, POIS OBVIAMENTE ARDE MUUUUUITO.
SE TIVERMOS ALGUMA FERIDA OU MACHUCADO NO CORPO, LOGICAMENTE VAI ARDER TAMBÉM. MAS É UM LOCAL QUE NÃO DÁ VONTADE DE SAIR. UMA DELÍCIA!!!!!
O ÚNICO PEQUENO INCONVENIENTE É O ÓLEO QUE FICA NA PELE E QUE SAI TODO DEPOIS DE UMA BELA DUCHA QUE TOMAMOS NA PRAIA MESMO. O CHEIRO DA ÁGUA TAMBÉM É FORTE, MAS NADA IMPOSSÍVEL DE AGUENTAR. O PRAZER DE BOIAR NAQUELAS ÁGUAS SUPERA TUDO ISSO.
O MAR MORTO É UM TESOURO NACIONAL. NA COSTA OCIDENTAL DENTRO DAS FRONTEIRAS DE ISRAEL TEM VÁRIAS PRAIAS ORGANIZADAS COM ÁREAS DE BANHOS. EXISTEM VÁRIOS HOTÉIS, ALBERGUES, PENSÕES, RESTAURANTES E CENTROS COMERCIAIS QUE VENDEM VÁRIOS PRODUTOS FEITOS A PARTIR DO SAL E DA LAMA DO MAR.
 EM PARALELO EXISTEM VÁRIAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CULTURAIS E AVENTUREIRAS COMO EXCURSÕES DE JIPE, RAPEL, PASSEIOS DE CAMELO, ETC....









É IMPRESSIONANTE VIAJAR POR ESSA REGIÃO, ONDE VOCÊ VÊ DE UM LADO O MAR E DO OUTRO A IMENSIDÃO DO DESERTO.

NÃO TEM PALAVRAS PARA DESCREVER TAMANHA BELEZA.
EXISTEM REGISTROS NA BÍBLIA DE MORADIAS EM CAVERNAS PERTO DO MAR MORTO. A MAIS CONHECIDA DELAS É A DOS ESSÊNIOS DE QUMRAM, ONDE DEIXARAM UMA EXTENSA BIBLIOTECA CONHECIDA COMO OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO.
ENTREI NUMA DELAS ONTEM. NO MOMENTO EM QUE SE ENTRA NA CAVERNA, VOCÊ JÁ SENTE UM AR GELADO. NESSES DIAS DE CALOR AQUI EM ISRAEL, É MUITO REFRESCANTE ESSA SENSAÇÃO.
AO PENETRAR NA CAVERNA COM CUIDADO, IMAGINEI QUANTA HISTÓRIA AQUELAS PEDRAS GUARDAM... QUANTAS PESSOAS PASSARAM POR LÁ E VIVERAM MOMENTOS DE SUAS VIDAS. UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL!!!!
TEM TAMBÉM LÁ POR PERTO E RESERVA NATURAL DE EIN GEDI, JÁ MENCIONADA EM MEU BLOG. OUTRO LUGAR SENSACIONAL!!!








VEJA AS FOTOS E VIAJE COMIGO. CERTAMENTE 
FOI UM PASSEIO INESQUECÍVEL!!!! 




















































































A pedra bem no meio da foto é chamada de Mulher de ló, que segunda a Bíblia, quando olhou para trás , ficou convertida em estátua de sal.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV