Pular para o conteúdo principal

MEMORIAL SHA’AR ISHUV - UM TRISTE E LINDO LUGAR NO NORTE DE ISRAEL

 A TRAGÉDIA QUE ASSOLOU ISRAEL EM 1997.

EM 6 DE FEVEREIRO DE 1997, UMA TRAGÉDIA ABALOU TODO PAÍS. HOUVE UM ACIDENTE ENTRE DOIS HELICÓPTEROS NO NORTE DE ISRAEL.
OITO TRIPULANTES ESTAVAM TRANSPORTANDO 65 SOLDADOS PARA O SERVIÇO ATIVO NO LÍBANO. FORAM DE HELICÓPTERO, POIS CONSIDERAVAM MAIS SEGURO DO QUE TRAFEGAR NA REGIÃO QUE NA ÉPOCA ESTAVA AMEAÇADA PELAS BOMBAS DO  HESBOLAH.
AS DUAS AERONAVES CAÍRAM SOBRE O MOSHAV SHA’AR ISHUV E O KIBUTZ DAFNA, PERTO DE KIRIAT SHMONÁ.
DEPOIS DO TRISTE ACIDENTE, FOI CONSTRUÍDO NO LOCAL DA QUEDA, UM MEMORIAL PARA NUNCA MAIS ESQUECERMOS DESSES RAPAZES TÃO JOVENS QUE MORRERAM NESSE DIA.
ONTEM FUI LÁ PARA CONHECER. 
UM LUGAR LINDO E MUITO TRISTE AO MESMO TEMPO.
NESTE MEMORIAL COLOCARAM 73 PEDRAS REPRESENTANDO OS SOLDADOS QUE VIERAM DE CIDADES , VILAS, MOSHAVIM (TIPO DE COMUNIDADE RURAL) E KIBUTZIM (FORMA DE COLETIVIDADE COMUNITÁRIA ISRAELITA)  DE TODO ISRAEL, ENTRE ELES, RELIGIOSOS, JUDEUS, BEDUÍNOS E DRUSOS TODOS UNIDOS PELO FATO DE PERDEREM SUAS VIDAS DEFENDENDO SEU PAÍS.
AO ENTRAR NO LOCAL DA QUEDA, ONDE TEM TODOS OS NOMES DOS MENINOS, ESCRITOS EM PEDRAS PENDURADAS PELAS ÁRVORES, CONFORME AS FOTOS ABAIXO, FIQUEI ARREPIADA. UMA SENSAÇÃO MUITO TRISTE, IMAGINAR O SOFRIMENTO DE CADA UMA DESSAS FAMÍLIAS.
NA OCASIÃO, A ESTAÇÃO DE RÁDIO IDF, GALEI TZAHAL, INICIOU UM PROJETO INTITULADO... “ EM BREVE NOS TORNAREMOS UMA CANÇÃO”, NO QUAL PROEMINENTES MÚSICOS ISRAELENSES, SE VOLUNTARIARAM PARA ESCREVEREM PARTITURAS E EXECUTAREM CANÇÕES ESCRITAS POR SOLDADOS QUE TOMBARAM NO CUMPRIMENTO DO DEVER.
A CANÇÃO, NADA VAI ME MACHUCAR, FOI ESCRITA PELO TENTENTE EREZ SHTARK FOI REALIZADA PELO KNESSIAT HASECHEL E VÁRIOS OUTROS CONJUNTOS. 
EREZ TINHA 21 ANOS QUANDO ELE E OUTROS 72 SOLDADOS MORRERAM NESSA NOITE FATAL DE 4 DE FEVEREIRO DE 1997.





"שום דבר לא יפגע בי/ שום דבר/ לא אישה לא כדור מחבלים/ שום דבר לא יפגע בי/ כי ככה נשבעתי/ לאחותי, לאחי, להורים./ ובכיתי בלילות/ ודאגתי בימים/ כי פחדתי שמשהו יפגע בהורים/ וקולו של אבי מהדהד לי בראש/ כבר שנים כשאמר/ אם יקרה לך משהו/ אין לי טעם לחיים, אין לי טעם למחר./ אם אתם עומדים כאן/ היום מעליי, כנראה שלא עמדתי/ בהבטחתי, מצטער, בחיי"

NADA PODE ME MACHUCAR
NADA...
NENHUMA MULHER, NENHUM TERRORISTA
NADA PODE ME MACHUCAR
É ASSIM QUE EU JUREI
A MINHA IRMÃ, AO MEU IRMÃO E AOS PAIS
CHOREI NAS NOITES
ME PREOCUPEI DURANTE OS DIAS
TIVE MEDO QUE ALGO CHEGASSE AOS PAIS
A VOZ DO MEU PAI ECOANDO PELA MINHA CABEÇA
ANOS PASSADOS ELE FALOU
SE ACONTECER A VOCÊ ALGUMA COISA
EU NÃO TEREI GOSTO PELA VIDA,
NÃO TEREI GOSTO PELO AMANHÃ
SE VOCÊS PARAM AQUI
ESSE DIA PARA MIM
PARECE QUE NÃO PAREI
PEÇO DESCULPAS À VIDA







































EMOÇÃO, SENTIMENTO, GARRA, LUTA PELA VIDA, RESPEITO AOS SERES HUMANOS....ISRAEL (COM MUITO ORGULHO)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

MAR MORTO

Um lugar lindo demais!!! Uma mistura de poesia, natureza, paz e mil encantos... O Mar Morto, local 430 mts abaixo do nível do mar, com uma concentração de sal muito grande, atrai gente do mundo todo todos os dias aqui em Israel.