Pular para o conteúdo principal

SFAT, SAFED... VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!!

Safed... Mais uma das cidades ímpares de Israel.


Aquarela inspirada em Sfat by Sheila Bromberg


Ali no século 16, um grupo de sábios decidiu se estabelecer após a expulsão dos judeus da Espanha durante a inquisição. 
Para os cabalistas é um lugar super especial.
Localizada a 900 metros acima do nível do mar, nas montanhas da alta Galiléia, possui uma vista lindíssima para o Golan, ao norte do Hermon, Líbano e ao Sul de Tibérias, Mar da Galiléia.
Os mais místicos dizem que o messias virá de Safed em seu caminho para Jerusalém.
Segunda a lenda, Safed é onde Shem e Ever, filho e neto de Noé, estabeleceram sua Yeshivá (Instituição de ensino) e onde Jacob estudou por muitos anos.
A cidade floresceu no século 16 quando muitos famosos eruditos religiosos e místicos judeus se mudaram para lá, após a expulsão espanhola, fugindo dos horrores da inquisição.
A cidade tornou-se então o centro espiritual do mundo judaico, onde a cabala ( misticismo judaico) atingiu o auge de sua influência.
Vários cabalistas tornaram a cidade famosa.
O primeiro livro impresso em hebraico no Oriente Médio foi criado em 1578 nesta cidade.
Safed é uma das quatro cidades sagradas de Israel, juntamente com Jerusalém, Hebron e Tiberíades. 
A parte antiga da cidade é composta por ruelas estreitas de paralelepípedos, repleta de galerias de arte, lojas interessantes de se conhecer, sinagogas medievais, sinagogas modernas, ateliês..... 
Passei por um momento muito especial num dos ateliês.
O marido de uma artista e ela são estudiosos da Cabala.
Ele faz pesquisas e ela transporta esses conteúdos para sua arte.
Quando ela me viu, sentiu uma energia diferente e me abraçou emocionada.
Ela disse que  havia percebido que também sou artista e me descreveu de uma forma impressionante, sem nunca ter me visto. 
Foi um instante mágico e me arrepiei toda!!
É um lugar lindo e mágico. AMEI!!!! 
Caminhando por lá, você vai percebendo a cada passo, detalhes especiais e a riqueza das construções.
Com uma população de 28500 habitantes, Safed tornou-se a casa de milhares de russos e etíopes, além da comunidade de Baalei Tshuvá ( pessoas que fizeram uma conexão entre a sua alma e a herança judaica)
Nessa pequena e poderosa cidade também convivem lado a lado árabes, judeus, cristãos e muçulmanos. 
É uma cidade que inspira a meditação, a concentração para os estudos da Torá. 
Existem vários cursos disponíveis para os interessados...
Aulas de Torá, de cabala....
Um lugar propício para a meditação, para a imersão em pensamentos claros, para o isolamento e serenidade necessária para a comunhão com Deus.
 Andando pelas ruas de Safed, você se depara com ortodoxos vestidos com paletos pretos compridos e barbas enormes, assim como também jovens com túnicas brancas, seguidores do rabino Nachman de Breeslev (1772-1810), bisneto do Baal Shem Tov, fundador do Chassidismo ( Variante ortodoxa do juda´simo que ensina uma versão mais simplificada da Cabala)
 Esses jovens complementam a meditação e as longas horas de estudo com celebrações regadas a cantos e danças.
Muitos tzadikim ( personalidades tidas como justas e íntegras) são enterrados em Safed.
Esta cidade é um misto de beleza natural e muito charme somados ao lado espiritual onde a razão encontra a emoção...
Ruas antigas e pitorescas com seus cantinhos ocultos que despertam a curiosidade de quem ama arte e ama viajar, como eu.
Safed, Sfat, Zefat, Tsfat, Safad, Safed.. tantos nomes da cidade do misticismo e da cabala. Um local imperdível para se conhecer.
Fonte de grandes inspirações....
Simplesmente DEMAIS!!! AMEIIII!!!!!






























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV