Pular para o conteúdo principal

IOM HAZICARON... PELA MEMÓRIA DOS QUE MORRERAM LUTANDO POR TODOS NÓS...

 QUANDO COMECEI A ANDAR PELAS RUAS DE TEL AVIV, UTILIZAR ÔNIBUS E TREM POR AQUI, PERCEBI O NÚMERO DE SOLDADOS QUE SE VÊ  POR TODOS OS LUGARES.
SÃO OS JOVENS EXERCENDO SEU DEVER  DE CIDADÃO.
HOJE  É O DIA EM QUE SE COMEMORA O IOM HAZICARON, QUE EM HEBRAICO,  SIGNIFICA DIA DA MEMÓRIA. É O DIA DA LEMBRANÇA DOS SOLDADOS MORTOS DE ISRAEL E DAS VÍTIMAS DO TERRORISMO.
QUANTOS PAIS E MÃES CRIAM SEUS FILHOS, COM TODO CARINHO E DEDICAÇÃO E DE REPENTE CHEGA O DIA EM QUE ELES PRECISAM SERVIR O EXÉRCITO. QUANTOS CARREGAM A DOR DE TÊ-LOS PERDIDO?....
 O QUE NOS RESTA É REZAR TODOS OS DIAS PARA QUE DEUS OS PROTEJA, QUE ILUMINE SEUS CAMINHOS.
ELES SÃO VERDADEIROS HERÓIS, POIS EM TODAS AS SITUAÇÕES POLITICAMENTE DELICADAS, ELES QUE ESTÃO À FRENTE PARA PROTEGER O PAÍS, PARA NOS PROTEGER.
LEMBRAMOS NESSE DIA OS VETERANOS E SOLDADOS MORTOS DO ESTADO DE ISRAEL E DA FORÇA DE DEFESA DE ISRAEL (IDF) QUE MORRERAM NOS CONFLITOS ÁRABE-ISRAELENSE E TAMBÉM VÍTIMAS DO TERRORISMO.
MUITAS COMEMORAÇÕES POR VÁRIOS LUGARES. HOJE ÀS 20 HORAS TOCARÁ UMA SIRENE DE UM MINUTO OUVIDA EM TODO PAÍS. MOMENTO EM QUE TODOS FICAM EM PÉ, EM SILÊNCIO EM RESPEITO À MEMÓRIA DOS QUE DERAM A VIDA PELO SEU POVO.
AMANHÃ A SIRENE SERÁ ESCUTADA NOVAMENTE AS 11 HORAS QUANDO INICIARÁ A ABERTURA OFICIAL DAS CERIMÔNIAS AOS SOLDADOS QUE MORRERAM EM SERVIÇO EM TODOS OS CEMITÉRIOS DO PAÍS ONDE TEM SOLDADOS ENTERRADOS.
NESSE DIA TODA A NAÇÃO JUDAICA SE UNE NUM ENORME ABRAÇO. UM DIA PROFUNDAMENTE TRISTE. UM DIA ONDE OBSERVAMOS UMA PODEROSA GRATIDÃO PARA COM AS PESSOAS QUE SACRIFICARAM SUAS VIDAS PARA QUE JUDEUS DE TODO MUNDO POSSAM CHAMAR ISRAEL DE SEU LAR, DE SEU PORTO SEGURO.
ATÉ O MOMENTO CERCA DE 22210 ISRAELENSES SE FORAM, INCLUINDO VÍTIMAS DO TERRORISMO.
UM POUCO DE HISTÓRIA E INFORMAÇÃO.....

ENTRE 1948 E 1949, QUANDO ISRAEL ENFRENTOU OS EXÉRCITOS DOS PAÍSES ÁRABES, QUE NÃO ACEITAVAM DE FORMA ALGUMA O ESTABELECIMENTO DO ESTADO JUDEU, AS ANTIGAS FACÇÕES ARMADAS SIONISTAS SE REUNIRAM E SE APARELHARAM COM ARMAS E MUNIÇÕES FABRICADAS ILEGALMENTE E TAMBÉM DOADAS POR OUTROS PAÍSES, ESPECIALMENTE A TCHECOSLOVÁQUIA.
DEVIDO AOS CONSTANTES ATAQUES, AS FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL, TORNARAM-SE UMA DAS MAIS BEM REPUTADAS FORÇAS DE COMBATE DO MUNDO.
EXÉRCITO, MARINHA E FORÇA AÉREA POSSUEM UM CONJUNTO UNIFICADO, ENCABEÇADO POR UM CHEFE DE ESTADO MAIOR QUE É RESPONSÁVEL PERANTE O MINISTÉRIO DE DEFESA E INDICADO PARA UM MANDATO DE 3 OU 4 ANOS. TODOS OS CIDADÃOS ISRAELENSES FISICAMENTE APTOS, DEVEM SE APRESENTAR AOS 18 ANOS DE IDADE.
OS CIDADÃOS DE SEXO MASCULINO SERVEM POR 3 ANOS. AO TERMINAREM O SERVIÇO OBRIGATÓRIO, CADA UM É INDICADO PARA UMA UNIDADE DE RESERVA, NA QUAL SERVIRÁ POR UM PERÍODO QUE VARIA ENTRE 30 E 60 DIAS POR ANO E QUE PODE SER PRORROGADO POR MAIS TEMPO, DEPENDENDO DA NECESSIDADE.
FAZ PARTE DO COTIDIANO NACIONAL O RODÍZIO DE CIDADÃOS FARDADOS E OS QUE NÃO ESTÃO SERVINDO. QUEM QUER PODE SEGUIR A CARREIRA MILITAR, ALISTANDO-SE PARA SERVIR NA ATIVA OU ENTRANDO PARA CURSOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS. SOLDADOS E OFICIAIS APOSENTAM-SE DEPOIS DE 20 ANOS DE SERVIÇO.
AS MULHERES TAMBÉM DEVEM PRESTAR O SERVIO MILITAR OBRIGATÓRIO. ELAS SERVEM POR UM PERÍODO INICIAL DE 2 ANOS E APÓS ESSE CUMPRIMENTO, SERVEM NA RESERVA UMA VEZ POR ANO ATÉ OS 24 ANOS DE IDADE. OS HOMENS SERVEM ATÉ 40 ANOS DE IDADE.
OS JUDEUS ULTRA-ORTODOXOS ERAM ISENTOS DO SERVIÇO MILITAR, MAS EM RECENTE VOTAÇÃO NO PARLAMENTO, PASSARÃO A PARTIR DE 2017 A SERVIR AO EXÉRCITO COMO TODOS OS CIDADÃOS.
É MUITO INTERESSANTE OBSERVAR NAS RUAS OS SOLDADOS.
MOÇAS E RAPAZES FARDADOS POR TODOS OS LUGARES, FAZEM PARTE DO COTIDIANO DO PAÍS. É MUITO COMUM NOS TRANSPORTES PÚBLICOS, SENTARMOS AO LADO DE UM SOLDADO QUE PORTA UMA METALHADORA.
JÁ ME DEPAREI NUM TREM, COM UM SOLDADO COM TALIT (MANTO DE REZA JUDAICO) E REZANDO COM TODA FÉ NO CAMINHO PARA SEU DESTINO.
MULHERES MUITO BONITAS, RAPAZES BEM AFEIÇOADOS E ALGUNS PARECENDO AINDA MUITO JOVENS. OLHO PARA ELES E FICO PENSANDO... TÃO JOVENS E JÁ NUMA MISSÃO TÃO DURA.
O EXÉRCITO TRAZ EXPERIÊNCIAS E ENSINAMENTOS QUE MARCAM POR TODA VIDA. ELE ENSINA O DESAFIO, A DISCIPLINA, O DESPRENDIMENTO, ENTRE TANTAS OUTRAS COISAS. CLARO QUE TAMBÉM DEIXA MUITAS MARCAS, INFELIZMENTE.
QUE DEUS ILUMINE A TODOS QUE ESTÃO CUMPRINDO SEUS DEVERES E TODAS AS FAMÍLIAS DESSAS PESSOAS.
NÃO É NADA SIMPLES CRIAR UM FILHO E SABER QUE AOS 18 ANOS DE IDADE ELE TERÁ QUE SE ALISTAR E ESTARÁ NAS MÃOS DE DEUS, SEMPRE SENTINDO UMA MISTURA DE ORGULHO, RECEIO E ESPERANÇA DE QUE VOLTEM ILESOS AO SEUS LARES, SEMPRE E SEMPRE.
SOLDADOS QUE VIRARAM CANÇÕES, POESIAS, CARTAS, QUE FORAM INSPIRAÇÃO PARA OBRAS DE ARTE...... ELEMENTOS QUE REPRESENTAM OS IDEAIS, O SACRIFÍCIO PELA PÁTRIA, A IMPORTÂNCIA DO COLETIVO FRENTE AO INDIVÍDUO, A RELAÇÃO FRATERNA ENTRE OS COMBATENTES E O COMPROMISSO COM A MEMÓRIA DOS QUE MORRERAM.
QUE TODOS SEJAM ABENÇOADOS, POIS SÃO ORGULHO DO NOSSO POVO.

                   

                    
                                                




                              ACESSE ESTE LINK PARA OUVIR ESTA LINDA MÚSICA...

                                    https://www.youtube.com/watch?v=g8uVIjQ0yOQ     

Shir Shel Achrei Milchama - Arik Einstein & Shem Tov Levi 
שיר של אחרי מלחמה - אריק איינשטיין ושם טוב לוי

                                                                                                         

Sobre o Negev cai a noite de outono   


E acende as estrelas silenciosamente

O vento passa sobre a porta
Nuvens vagueiam pelo caminho



Já um ano quase não sentimos
Como passou o tempo em nossos campos
Já um ano e restamos poucos
Quantos que já não estão entre nós



Porém lembraremos de todos
Dos belos*
Pois uma amizade como essa nunca
Deixará nossos corações se esquecer
Amor santificado com sangue
Você voltará a florecer entre nós



A amizade, nós a levamos sem palavras
Cinza, obstinada e silenciosa
Das grandes noites de terror
Você permaneceu clara e acesa



A amizade, como todos seus jovens
Novamente em seu nome sorriremos e iremos
Pois amigos que cairam em combate
A sua vida deixaram à memória



E lembraremos de todos...




FONTE: THE WORLD FACTBOOK, WIKIPÉDIA, INTERNET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV