Pular para o conteúdo principal

MAIS ISRAEL PRÁ VOCÊ...VOCÊ SABIA?????

PERCEBO AO LONGO DO POUCO TEMPO  AQUI EM ISRAEL,  ALGUNS DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA.
QUANDO VIM PARA CÁ OU ATÉ MESMO QUANDO SABIAM QUE TINHA UM FILHO MORANDO AQUI HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS E EU ESTAVA NO BRASIL, AS PESSOAS ME CHAMAVAM DE LOUCA.
DIZIAM... - COMO VOCÊ DEIXOU SEU FILHO IR PARA ISRAEL? COMO VOCÊ TEM CORAGEM DE IR MORAR EM ISRAEL???? LÁ SÓ TEM GUERRA!!!!!
DEPOIS MINHA FILHA VEIO E OUVI O MESMO QUESTIONAMENTO.
VÁRIAS VEZES FUI CHAMADA DE MALUCA POR PERMITIR A VINDA DELES.
AS PESSOAS IMAGINAM QUE AQUI É UMA TERRA QUE CHOVE BOMBAS E MÍSSEIS TODOS OS DIAS E EM TODOS OS LUGARES. MUITAS PESSOAS PENSAM QUE VEMOS TANQUES DE GUERRA NAS RUAS E QUE O PAÍS VIVE EM RUÍNAS.
POIS É...
ISSO É O QUE A MÍDIA ACABA PASSANDO PARA GRANDE QUANTIDADE DE GENTE. APESAR DA GLOBALIZAÇÃO E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, AINDA TEM GENTE QUE PENSA DESSA FORMA.
DEPOIS DE VIVER ANOS DE MEDOS E INCERTEZAS CHEGAMOS AQUI E PERCEBEMOS QUE O ESQUEMA É OUTRO.
TEM PROBLEMAS EM ISRAEL???? CLAAAROOOO!!! E MUITOS!!!
MAS POR EXEMPLO... AQUI VOCÊ VÊ MENDIGOS, MAS POUCOS. TEM GENTE PEDINDO ESMOLA. ESSE TIPO DE COISA NÃO HAVIA HÁ ALGUNS ANOS, MAS PROPORCIONALMENTE A OUTROS LUGARES DO MUNDO, AQUI AINDA É POUCO O VOLUME DE PEDINTES DIANTE DE OUTROS LUGARES.
AQUI VOCÊ PODE SENTAR NUMA MESA DE RESTAURANTE NA CALÇADA QUE NINGUÉM VAI TE IMPORTUNAR.
 EM ISRAEL, AO CONTRÁRIO DO QUE ESTAVA ACOSTUMADA, QUANDO TINHA RECEIO DE DIGITAR A SENHA E SACAR DINHEIRO, OS CAIXAS ELETRÔNICOS ESTÃO LOCALIZADOS NA PARTE EXTERNA DOS BANCOS, NAS CALÇADAS, ABERTOS E EXPOSTOS DURANTE 24 HORAS DO DIA E VOCÊ PODE SACAR SEU DINHEIRO SEM MEDO DE SER ASSALTADO.
SAIR DE CASA A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE NÃO É PERIGOSO. SE VOCÊ TEM VONTADE OU PRECISA, BASTA SAIR A PÉ, DE CARRO OU DE BYKE, COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA, SEM MEDOS.
EM ISRAEL, A MAIORIA DAS CASAS E PRÉDIOS TEM A PORTA ABERTA.
CLARO QUE JÁ HOUVERAM ASSALTOS E DE VEZ EM QUANDO ACONTECEM. MAS DE FORMA DIFERENTE DE OUTROS LUGARES. DIGAMOS... DE UMA FORMA MAIS LIGHT. AINDA SENTIMOS SEGURANÇA EM VIVER AQUI.
OS SEQUESTROS SE ACONTECEM, SÃO POR FATÔRES EXTERNOS, COMO SOLDADOS QUE FORAM SEQUESTRADOS POR TERRORISTAS E ALGUNS ISRAELENSES SEQUESTRADOS PELO MUNDO, POR MOTIVOS POLÍTICOS.
AS PORCENTAGENS DE VIOLÊNCIA E CRIME AQUI, POR ENQUANTO SÃO ÍNFIMAS.
SEGUNDO DADOS DO DEPARTAMENTO DE REABILITAÇÃO DOS PRESOS EM ISRAEL, EM 2010 EXISTIAM CERCA DE 7 MIL PRESOS EM CADEIAS DO PAÍS, SEM CONTAR OS PRESOS TERRORISTAS.
ISRAEL INVESTIU 10% DE SEU PIB EM SEGURANÇA.
QUAL SEGURANÇA????
TUDO QUE DIZ RESPEITO A ESTA PALAVRA, DIZ RESPEITO A GUERRA E SUAS TECNOLOGIAS, PRIORIDADES DE DESTAQUE POR AQUI, INFELIZMENTE.
O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO É UMA PREOCUPAÇÃO IMPRESCINDÍVEL  AO GOVERNO E PERCEBEMOS ISSO NO DIA A DIA.
AS CIDADES EM SUA MAIORIA SÃO BEM CUIDADAS, CHEIAS DE CANTEIROS, LIMPAS E ARBORIZADAS. POR ONDE VOCÊ PASSA TEM PRAÇAS OU CAMINHOS FLORIDOS ENTRE OS PRÉDIOS.
OS CONVÊNIOS MÉDICOS AQUI FUNCIONAM, APESAR DA DIFICULDADES QUE NÓS RECÉM CHEGADOS, TEMOS EM FUNÇÃO DA LÍNGUA, SOMOS MUITO BEM ATENDIDOS DE FORMA GERAL.
PRÁ VOCÊ TER UMA IDÉIA... HÁ UNS MESES ATRÁS EU PRECISAVA FAZER UM DETERMINADO EXAME DE ROTINA NO LABORATÓRIO DE MEU CONVÊNIO. POR ALGUM MOTIVO EU NÃO FIZ. ACREDITA QUE O LABORATÓRIO MANDOU UMA CARTA ME COBRANDO ISSO?
A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO EM ISRAEL SÃO OS ATENTADOS TERRORISTAS, QUE GRAÇAS A DEUS DIMINUÍRAM MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS. MAS SE NUM DETERMINADO INSTANTE ALGUÉM VÊ UMA ATITUDE SUSPEITA OU UMA BOLSA DEIXADA NO CHÃO, NUM LOCAL PÚBLICO, NUM ÔNIBUS OU TREM, A POLÍCIA É ACIONADA IMEDIATAMENTE PARA AVERIGUAÇÕES, PARA VEREM SE NÃO É UMA BOMBA.
OUTRO DIA EU ESTAVA NUM ÔNIBUS VOLTANDO DE TEL AVIV. DE REPENTE TODOS SAÍRAM CORRENDO DE DENTRO DELE. OLHEI AQUELA CENA PATÉTICA, MEIO SEM SABER O QUE SE PASSAVA, POIS FOI COISA DE SEGUNDOS. PEGUEI MINHAS SACOLAS E SAÍ CORRENDO PRÁ FORA DO ÔNIBUS. ESCUTEI UM BARULHO COMO UMA PEQUENA EXPLOSÃO.... VAI SABER O QUE ERA!!!! TODOS ASSUSTADOS!!!!
QUANDO VIMOS FOI APENAS UM VIDRO DILATADO QUE ESTOUROU NOS FUNDOS DO ÔNIBUS POR CAUSA DO FORTE CALOR QUE ESTAVA FAZENDO. NADA DE ATENTADO, GRAÇAS A DEUS. MAS QUE ASSUSTOU, ASSUSTOU E MUITO. UFA!!!!!
E TOCA TODA AQUELA GENTE PEGAR O PRÓXIMO ÔNIBUS E CONTINUAR SEU PERCURSO.... UM INCÔMODO, MAS TODOS SÃOS E SALVOS.
QUANDO A GENTE ENTRA NOS LOCAIS COMO SHOPPINGS, ESTAÇÕES DE ÔNIBUS E TREM, AEROPORTO OU PRÉDIOS DE ESCRITÓRIOS E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, SEMPRE TEM UM ESQUEMA DE SEGURANÇA NAS PORTAS PARA REVISTAR NOSSA BOLSA OU BAGAGEM.
AQUI ACOSTUMAMOS A ABRIR A BOLSA AO ENTRARMOS NUM SHOPPING. NINGUÉM ESTRANHA ESSA ATITUDE, AFINAL É PARA SEGURANÇA DE TODOS.
REPAREI UM DETALHE INTERESSANTE... VÁRIOS COMÉRCIOS DEIXAM SEUS PRODUTOS DO LADO DE FORA DE SUAS LOJAS E NINGUÉM ROUBA.
SÓ NO SCHUK A CARMEL, ONDE É UM MAR DE CULTURAS E TURISTAS DE TODOS OS LUGARES DO MUNDO, ONDE AMO CAMINHAR, POIS ENTRE OUTRAS COISAS, ME LEMBRA MINHAS ANDANÇAS NA 25 DE MARÇO QUE EU AMAAAAVA, AÍ SIM É BOM SEGURAR A BOLSA, POIS É MUITA GENTE APINHADA E SABE-SE LÁ SE NÃO TEM ALGUM APROVEITADOR NÉ?
VOCÊ VÊ ARARAS COM ROUPAS, FLORES, FRUTAS, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, PRODUTOS DE UTILIDADE DOMÉSTICA NAS CALÇADAS, ENFIM... DE TUDO... E NINGUÉM MEXE.
OUTRA COISA QUE ME ESPANTA É A QUALIDADE DAS ESTRADAS DAQUI. PARECEM UM TAPETE!!! BEM SINALIZADAS E BEM CONSTRUÍDAS.
PODERIA FICAR AQUI O DIA TODO ESCREVENDO... MAS ISSO FAREI EM CAPÍTULOS PARA VOCÊ IR CONHECENDO AOS POUCOS, DE UMA FORMA SIMPLES E VERDADEIRA, O QUE É VIVER EM ISRAEL.
BOM... SER OLÉ CHADASH (IMIGRANTE QUE VEIO PARA MORAR) E COMEÇAR A VIVER AQUI É UMA EXPERIÊNCIA COMPLEXA, INESQUECÍVEL E MARCANTE. EXIGE GARRA, PERSEVERANÇA E MUITA PACIÊNCIA. MUITOS DESISTEM LOGO DE CARA OU UM TEMPO DEPOIS, POIS AQUI VOCÊ TEM QUE ESQUECER O QUE VIVEU E ESTAR ABERTO A ENCARAR E COMPREENDER OUTROS ESTILOS E COSTUMES DE VIDA. TEM QUE VIR COM O CORAÇÃO ABERTO PREPARADO PARA SER O “NORDESTINO CHEIO DE ESPERANÇAS” QUE CHEGA NA CIDADE GRANDE, COMPLETAMENTE DESPREPARADO E AQUI NO CASO, ANALFABETO. UMA TAREFA NADA FÁCIL, MAS INTENSAMENTE APAIXONANTE.
UMA COISA É CERTÍSSIMA... UMA VEZ QUE VOCÊ SAIU DE SEU PAÍS DE ORIGEM PARA VIVER AQUI, NUNCA MAIS SERÁ O MESMO. SE VOLTAR, TERÁ QUE SE READAPTAR AO LUGAR PARA ONDE VOLTOU, AFINAL A VIDA, OS LUGARES, AS POLÍTICAS, ESTÃO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. NADA É ESTÁTICO, ALÉM DAS ESCULTURAS. TUDO MUDA E NÓS MUDAMOS TAMBÉM, SEJA PARA LADO POSITIVO OU NÃO, MAS MUDAMOS.

APROVEITE E CONHEÇA MINHA PÁGINA DO FACE, ONDE MOSTRO UM POUCO DO QUE PRODUZO AQUI EM ISRAEL...











SCHUK A CARMEL 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV