Pular para o conteúdo principal

PURIM EM ISRAEL

E A MULHER CHEIA DE GRAÇA ATRAVESSA A RUA, TODA FELIZ, POIS ESTÁ VESTINDO UM SONHO.... SER BAILARINA.
O HOMEM FANTASMA, QUE NINGUÉM ENXERGA, CAMINHA POUCO SE IMPORTANDO COM O QUE DIZEM, POIS NINGUÉM SABE QUEM É. O SUPER MAN , O BATMAN E TODO TIPO DE SUPER HERÓI, APARECE NA MINHA FRENTE. A SENHORA ANJINHA, A MULHER DE PRETO, A OUTRA CHEIA DE BOLINHAS...NEM SEI QUAL É A FANTASIA, MAS TÁ BONITINHA... A MINI NOIVA, BRANCA DE NEVE VISITANDO ISRAEL, O MENINO VERDE LIMÃO, CUJAS VESTES EU NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR, MAS ME CHAMOU ATENÇÃO PELA COR CÍTRICA DE SUA FANTASIA.
VÁRIOS FUNCIONÁRIOS EM SEUS TRABALHOS COM ALGUM ADEREÇO ENGRAÇADO, SEJA UMA TIARA DE DIABINHO,UMA ASINHA DE ANJO, UM CHAPÉU DE PALHAÇO OU APENAS UM LACINHO.
AS RUAS CHEIAS DE GENTE ESTRANHA, ESQUISITA , DIVERTIDA, CAMINHANDO E CURTINDO ESSE DIA QUE PERMITE QUE TODOS PRATIQUEM A BRINCADEIRA, QUE TODOS DEIXEM FLUIR A CRIATIVIDADE E A ALEGRIA DE SE TRANSVERTIR, DE SE VESTIR COMO BEM ENTENDE.
ISSO É PURIM EM ISRAEL.
SE PARECE COM O CARNAVAL, MAS TODA CELEBRAÇÃO DO MESMO TEM COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO AS SAGRADAS ESCRITURAS.
ESTA FESTA É UM DOS MAIS ALEGRES E FESTIVOS FERIADOS NA TRADIÇÃO JUDAICA, CUJOS PRECEITOS RELIGIOSOS INCLUEM FICAR ALEGRE E CELEBRAR NAS RUAS.
NOS DIAS QUE PRECEDEM PURIM, ISRAEL FICA INUNDADO DE UMA ATMOSFERA ALEGRE E ENGRAÇADA. 
CRIANÇAS E ADULTOS FANTASIADOS, AS LOJAS COM ACESSÓRIOS DE TODOS OS TIPOS PARA CADA UM INVENTAR SUA FANTASIA.
EXISTEM DESFILES EM TODO O PAÍS.
A FONTE DESSA FESTIVIDADE ESTÁ NO LIVRO DE ESTHER, QUE RELATA A SALVAÇÃO DOS JUDEUS PERSAS DA AMEAÇA DE HAMAN, MINISTRO CHEFE DO REI PERSA ASSUERO. HAMAN CONSPIRAVA PARA MATAR TODOS OS JUDEUS DO REINO, POR VOLTA  DO FINAL DO SÉCULO VI A.C.
A PALAVRA PURIM SIGNIFICA LOTES E REFERE-SE À LOTERIA QUE HAMAN USOU PARA ESCOLHER A DATA PARA O MASSACRE.
PURIM É OBSERVADO NO 14 º DIA DO MÊS HEBRAICO DE ADAR( GERALMENTE MARÇO), PARA EQUIPARAR COM A DATA EM QUE HAMAN DETERMINOU QUE TODOS OS JUDEUS FOSSEM MORTOS.
 UM DOS ASPECTOS MAIS INCRÍVEIS DO LIVRO DE ESTER É QUE A HISTÓRIA GIRA EM TORNO DO HEROÍSMO DE UMA MULHER- ESTER, QUE ERA JUDIA. FOI ELA QUEM SALVOU O POVO JUDEU E TRANSFORMOU O DIA DO DECRETO MORTAL EM UM FERIADO HISTÓRICO.
UMA MENSAGEM IMPORTANTE ADQUIRIDA A PARTIR DA HISTÓRIA É QUE DEUS MUITAS VEZES AGE DE FORMAS QUE NÃO SÃO APARENTES, DE MANEIRAS QUE PARECEM SER ACASO, COINCIDÊNCIA OU SORTE COMUM.
PURIM NÃO É CONSIDERADO UM DIA SAGRADO E, PORTANTO NÃO É UM DIA OFICIAL DE DESCANSO. NORMALMENTE AS ESCOLAS E BANCOS NÃO FUNCIONAM, MAS MUITOS COMÉRCIOS ABREM NORMALMENTE.
UM DIA ANTES DE PURIM É COSTUME JEJUAR, PARA RELEMBRAR O JEJUM FEITO POR ESTER E TODOS OS JUDEUS PERSAS ANTES DA APROXIMAÇÃO DELA DO REI ASSUERO PARA SUPLICAR PELO SEU POVO. ESTE JEJUM COMEÇA AO AMANHECER DO DIA E TERMINA NO POR DO SOL. NAS SINAGOGAS O LIVRO DE ESTER É LIDO EM VOZ ALTA. ESTE É UM EVENTO SOCIAL BEM ALEGRE, POIS A CADA MENÇÃO AO PERVERSO HAMAN, QUE SE TORNOU SÍMBOLO DE MALDADE DE TODOS OS OUTROS QUE TENTARAM IR CONTRA OS JUDEUS, OS CONGREGADOS TENTAM ABAFAR SEU NOME SACUDINDO UM TIPO DE RECO –RECO TRADICIONAL JUDAICO.
COMO PARTE DA ALEGRIA DESSA FESTA, HÁ O HÁBITO DE PREPARAR PRESENTES E CESTAS COM MUITOS DOCES E MANDÁ-LAS AOS AMIGOS, VIZINHOS E PARENTES E TAMBÉM DAR DINHEIRO AOS POBRES.
O COSTUME DE VESTIR MÁSCARAS APARECEU NA IDADE MÉDIA, INFLUENCIADO POR CARNAVAIS LOCAIS.  
UMA IGUARIA TRADICIONAL QUE SE VÊ EM TODOS OS LUGARES DAQUI É O OSNEI HAMAN(ORELHAS DE HAMAN). UM DOCE FEITO COM MASSA TRIANGULAR, SEMELHANTE A ORELHAS, RECHEADO COM SEMENTE DE PAPOULA E OUTROS TIPOS DE RECHEIOS DOCES.


E VAMOS COMEMORAR, 
ACREDITANDO SEMPRE NUM MUNDO MELHOR E MAIS JUSTO.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV