Pular para o conteúdo principal

SHABAT(SÁBADO) EM ISRAEL

 SÁBADO EM ISRAEL...
DIA DE NOS CONCENTRARMOS EM METAS MAIS ELEVADAS...DIA DE CELEBRAR....
SILÊNCIO NAS RUAS. OUVE-SE UM CARRO AQUI, OUTRO  ALI, MAS DE FORMA GERAL PARECE UM FERIADO NACIONAL.
MUITAS FAMÍLIAS TEM O HÁBITO DE FAZEREM REFEIÇÕES ESPECIAIS NO SHABAT. CAPRICHAR NAS REFEIÇÕES DO SHABAT É UMA VIRTUDE.
TRADICIONALMENTE  A REFEIÇÃO DO SHABAT TEM MUITOS PRATOS E INCLUI PEIXE, SOPA, CARNE OU AVE E ACOMPANHAMENTOS. PARA O ALMOÇO É COSTUME COMER CHOLENT, UM TIPO DE FEIJOADA COM DIVERSOS GRÃOS E CARNE. VEM ORIGINALMENTE DO FRANCÊS- CHO- LENT, FOGO LENTO, PREPARADO ANTES DO SHABAT E MANTIDO QUENTE DURANTE A NOITE SOBRE O FOGÃO.



COMÉRCIO E REPARTIÇÕES FECHADAS, TRANSPORTES COLETIVOS PARADOS....TÁXIS FUNCIONAM E GERALMENTE COBRAM BEM MAIS CARO.
SÓ TEL AVIV NÃO PARA... ASSIM COMO BARES, SUPERMERCADOS, COMÉRCIO E RESTAURANTES ÁRABES E RUSSOS.
DO POR DO SOL DE SEXTA FEIRA ATÉ O POR DO SOL DE SÁBADO, OS FIÉIS ORTODOXOS NÃO PODEM ANDAR DE CARRO, ACENDER LUZES E TRABALHAR ENTRE OUTRAS LIMITAÇÕES. O USO DO TELEFONE E COMPUTADOR TAMBÉM É VETADO, ASSIM COMO CORTAR CABELO  E UNHAS.
FAMÍLIAS SAEM PARA OS PARQUES, CAMINHADAS E BIKES  PARA AS RUAS....DIA DE DESCANSO...
DIA DE CURTIR MOMENTOS SIMPLES, POIS EM MUITAS CASAS NÃO SE LIGA SOM, TV E NENHUM APARELHO ELÉTRICO.
OS SERVIÇOS DE SAÚDE, SEGURANÇA, SOCORROS NÃO ESTÃO ENQUADRADOS NA TRANSGRESSÃO DE SHABAT. MESMO NO SHABAT O EXÉRCITO E A POLÍCIA SE MANTÉM ATENTOS. SE ALGUM EVENTO DE TERROR ATENTAR CONTRA OS JUDEUS, ELES ENTRAM EM AÇÃO, SEM PROFANAR O SHABAT.
SE ALGUÉM PASSA MAL E TE PEDE AJUDA, VOCÊ DEVE AJUDAR POIS TODOS TEM OBRIGAÇÃO DE SALVAR UMA VIDA, ATÉ MESMO DE UM BICHINHO.
QUALQUER OFÍCIO QUE SE DEVA À VIDA, SEGURANÇA OU SAÚDE, O PROFISSIONAL QUE ESTÁ EM ESCALA NESTE DIA, DEVE FAZÊ-LO, COM A CONSCIÊNCIA DE QUE ESTÁ SENDO UMA LUZ NA VIDA DE QUEM PRECISA SEM PROFANAR O SHABAT.
NOS HOPITAIS , NA SEXTA FEIRA ELES DISPONIBILIZAM VELAS EM BANDEJAS NAS SALAS DE ESPERA, PARA QUEM QUISER FAZER AS BENÇÃOS DO SHABAT. 
EXISTE UM DEBATE PARA MUDAREM ESSE COSTUME NO PAÍS, MAS AINDA NADA FOI APROVADO. EU PENSO QUE É UMA CARACTERÍSTICA ÍMPAR NO MUNDO INTEIRO. O ÚNICO PAÍS QUE PARA TUDO NO DIA BÍBLICO DE DESCANSO. SERIA ESTRANHO SE ISSO MUDASSE.
REALMENTE PARA QUEM NÃO TEM CARRO TORNA-SE COMPLICADO O FIM DE SEMANA, MAS AS PESSOAS ACABAM DANDO UM JEITO E SE ACOSTUMANDO.
ISSO É MUITO BOM AQUI.... VOCÊ SENTE O SHABAT NO AR, NA PELE, NO CORAÇÃO...
QUE SEU FIM DE SEMANA SEJA DE MUITA PAZ E ALEGRIAS!!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANA BECOACH... JÁ OUVIU FALAR?

ANA BEKOACH... JÁ OUVIU FALAR? Ana Bekoach é uma prece que segundo os cabalistas, das mais poderosas que tem. Ela possui uma sequência de letras hebraicas que circundam os reais poderes da criação. Ana Bekoah (lê-se ANA BEKOAH, com um “E” breve, um “O” fechado e um “H” como se fosse um r) É construída partir de 42 letras que fazem a conexão com o nome de DEUS. As sete sentenças da reza, relacionam-se com os sete dias da semana. Cada dia meditamos na sentença apropriada para tomar controle sobre aquele período de 24 horas. Domingo se conecta à primeira sentença e o shabat está ligado à última sentença. Cada mês do ano tem um corpo celeste e cada corpo tem um verso correspondente na reza Ana Becoach. Sendo assim, meditamos sobre o respectivo planeta e as letras hebraicas que criaram tanto o planeta como o signo do Zodíaco. Avraham o Patriarca, revelou os segredos astrológicos das letras hebraicas e dos signos do Zodíaco em seu tratado ca

SEGULOT... VOCÊ ACREDITA??? O QUE É ISSO???

Segulot Nesta época do ano (período próximo do ano novo judaico) e em todas as luas cheias as pessoas costumam enviar correntes de Segulot por mensagens. Mas o que seria isso exatamente? Etimologicamente segulot significa tesouro e é nesse sentido que é usada na Torá, quando se refere ao povo de Israel, como Am Segula.... povo escolhido. Popularmente entende-se segulot como palavras ou atos que tenham por finalidade contribuir de alguma forma para remediar ou curar o corpo ou a alma da pessoa.  É uma espécie de Tefilá (oração) que expressa concretamente , com base em desejos de fé (emuná) e confiança de que um indivíduo fortalece sua conexão com Deus. Em hebraico , a palavra Segulot, significa remédio espiritual. São apenas 28 palavras que têm um força poderosa de cura, limpeza e proteção.  É como se fosse um mantra ou uma oração falada que age como uma ferramenta mística do espírito. "Deus, nosso Divino Pai e Criador, por favor,  ande pela minha casa

MIRANTE AZRIELI EM TEL AVIV