VIAGEM A TERRA SANTA - Dicas úteis


VIAGEM À TERRA SANTA


Dicas úteis e informações

Quando vamos a um país onde ainda não conhecemos nada, sempre pairam dúvidas e receios no ar. E é para isso que apresento vários esclarecimentos..

Quanto dinheiro levar para a viagem?
Para cobrir os gastos básicos, o cálculo médio é de U$50 por dia.
Falo de gastos com bebida, almoço, gorjetas e gastos extras.
Lembre-se de trocar o real por dólar antes de sair do país.
Aqui em Israel, muitos lugares aceitam dólares, mas nem todos. Portanto eu aconselho trocar uma parte para a moeda local que é o Shekel ou Nis ( Novo Israeli Shekel).
Temos muitas casas de câmbio em várias cidades e também podem trocar no próprio aeroporto.
Se puder trazer notas miúdas em dólar, pode lhe ajudar muito nas gorjetas e em compras pequenas. Normalmente se pagarem em dólar, receberão o troco em Shekel.
 Certifique-se de que seus dólares são notas emitidas após 2003, ou não serão aceitas!!!
Existe limite de compras em Israel,
para entrar e sair do país?
Sim, existe. O que é comprado no Free Shop ou fora do país de origem é contabilizado  na cota de viagem, que é de U$500.
O que é comprado no embarque do Brasil é contabilizado na cota de viagem, ou seja, tenha em mente que o valor gasto será descontado da sua cota limite. No Brasil antes de aterrissar, os comissários de vôo darão para cada brasileiro um documento a ser preenchido antes do desembarque.
Neste documento você terá que preencher seus dados pessoais, número de passaporte, e irá declarar as mercadorias que está trazendo que ultrapassam a cota de U$500. Caso não tenha nada, não declare nada.
Existe um limite para a quantidade de produtos idênticos  por passageiro:
  • 24 unidades de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por tipo de bebida.
  • 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira (total de 400 unidades).
  • 25 unidades de charutos ou cigarrilhas.
  • 250g de fumo preparado para cachimbo.
  • 10 unidades de artigos de toucador (perfumes e cosméticos).
  • 3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.
Importante!!!!
Menores de 18 anos, mesmo acompanhados, NÃO podem comprar bebidas alcoólicas ou artigos de tabacaria.
Receita Federal
O viajante procedente do exterior que ingressar no país por via aérea, está isento de impostos relativos a: roupas e objetos de uso pessoal em quantidade compatíveis com duração e finalidade de sua viagem, livros e periódicos e quaisquer objetos, até o limite total de US$ 500,00 e outras lembranças.
Este limite é individual e intransferível e o valor da aquisição dos artigos de vestuário e acessórios inclui-se no limite de isenção.
Bens a declarar
Todo viajante vindo do exterior deve apresentar à Receita Federal sua Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Quando a cota do exterior (US$500,00) for ultrapassada, o tributo sobre o valor excedente será calculado incidindo a alíquota única de 50%.
O que levar para a viagem?
Alguns itens que considero interessante trazerem na bagagem e outros necessários:
  • Documentos (passaporte e cópia do passaporte)
  • Máquina fotográfica e/ ou filmadora
  • Caderno e caneta
  • Um valor equivalente a U$ 50,00 por dia, para eventuais compras ou passeios não incluídos no roteiro (aconselho levar dinheiro trocado e não notas altas como de U$ 100,00)
  • Chapéus
  • Protetor Solar
  • Óculos de Sol
  • Adaptadores de energia
  • Medicação de uso contínuo
  • Kit de costura
  • Nécessaire:
    • lenços de papel
    • escova e pasta de dentes
    • lenços umedecidos
    • gel higienizador para mãos
    • repelente de insetos
    • shampoo e condicionador
    • band-aid
    • comprimidos para dor muscular
    • comprimidos para febre
    • comprimidos para dor de barriga
    • um rolo de papel higiênico na bolsa, pode ser necessário

Vestuário e Malas

Sempre que vamos viajar ficamos na dúvida do que levar. É sempre útil saber qual o clima das cidades e datas onde estará. Hoje pela internet isso é muito fácil de descobrir.

Em Israel, o clima é o contrário do Brasil. Quando no Brasil é inverno, em Israel é quente e muuuuito quente.

Dependendo da época que vem, uma capa de chuva ou um guarda chuva pequeno pode ser muito útil. Traga sapatos confortáveis, pois irá caminhar muito. Pelo menos um tênis é bom trazer.

Para os lugares santos tem quem trazer algum traje mais fechado, que não deixe ombros, colo e pernas de fora. Uma echarpe é sempre útil nesses momentos.

Traga um traje de banho, caso vá fazer o Batismo no rio Jordão ou mesmo para se deliciar nas águas do Mar Morto, Ein Gedi, piscinas do hotel,etc...

Sobre as suas malas

Se for fazer parte de uma excursão, lembre-se que terá que compartilhar um ônibus que tem uma capacidade de malas em seu bagageiro. Portanto, é melhor levar uma mala grande e uma mala de mão. Dependendo da empresa aérea existe uma limitação de números de malas e kilos a serem permitidos.

Caso ultrapasse, a pessoa tem que pagar uma diferença.

Passaporte e vistos
Verifique com antecedência a validade de seu passaporte.
Ele deve ter validade de até 6 meses após a data da partida. Se você vai viajar para Israel, Grécia e países Europeus,  não necessita de visto, caso tenha passaporte brasileiro.

É seguro viajar a Israel?

Ao contrário do que muitos pensam, Israel é um país muito seguro para se visitar, e claro, morar. O turismo é uma de nossas grandes fontes de renda.

É muito tranquilo viajar por Israel. Claro que tem algumas aldeias árabes, onde preferimos não entrar, pois nem sempre cidadãos israelenses são bem vindos. Mas de forma geral a convivência entre árabes e israelis é muito tranquila. 
Outra coisa comum é vermos nas ruas soldados fardados com metralhadoras penduradas em seus ombros. Não precisa se assustar. Esta é uma situação normal. Existem muitos deles  nas ruas, nos transportes públicos de forma geral.



Também é normal, faz parte de nossa rotina, sermos revistados nas entradas de shoppings ou alguns edifícios e estabelecimentos comerciais. Pura segurança e ninguém sente-se constrangido.

Quanto à entrada em áreas palestinas, como Belém e Jericó é feita em grupos, sem precisar de autorização prévia. Com relação a outras áreas palestinas, é necessário fazer a requisição no escritório de relações públicas do IDF (Força de Defesa de Israel),
Fax: +972-2-5305724. Todas as requisições devem incluir: nome, nacionalidade e número do passaporte, destino, nome da saída na Área de Cruzamento Palestina, se for conhecido; se a passagem for feita com carro – nome e dados do motorista, além do número de registro do carro. As respostas em fax serão enviadas somente para números de telefone/fax israelenses.
E a água pode tomar à vontade?
E vacinas precisam?
Somos um país moderno e desenvolvido, com níveis de saúde e higiene iguais aos dos países ocidentais.
É possível beber água da bica e da torneira sem medo, mas água mineral pode ser encontrada em qualquer lugar.
Inclusive é necessário beber muita água, pois estamos num país de clima desértico e precisamos nos hidratar o tempo todo, mesmo no inverno. Não beber água pode ser perigoso e provocar desidratação forte.
Quanto às vacinas, os turistas não precisam ser vacinados antes de sua vinda.

Corrente elétrica de Israel?

A corrente elétrica em Israel é de 220 volts. A maioria das tomadas israelenses é do tipo tripartido, mas muitas também podem aceitar o tipo bipartido.
Barbeadores elétricos, carregadores de celular, secadores de cabelo, ferros de passar roupa e outros aparelhos pequenos podem precisar de adaptadores e/ou transformadores, que podem ser adquiridos em Israel ou se preferirem é sempre bom trazer um pequeno na mala.
Eu estava no Cairo e na Jordânia e tive problemas para carregar meu celular. O plug não encaixava em nenhuma tomada do quarto do hotel. Tive que comprar um adaptador.
A maioria dos hotéis de 4 estrelas possuem secador de cabelos em seus aposentos.

E o clima? Como é?

O calor vai de abril a setembro, outubro. Abril, maio e setembro, outubro, são meses de temperatura agradável.  Junho, Julho e Agosto são meses muito quentes.
A partir de setembro começa a amenizar o calor e em novembro começa a esfriar e costuma chover também.
As chuvas são relativamente fortes no norte e no centro do país, e muito menos no Negev ao norte, e quase inexistentes nas áreas do sul.
As condições regionais podem variar consideravelmente, com verões úmidos e invernos suaves na costa, verões secos e invernos moderadamente frios nas regiões montanhosas, verões quentes e secos e invernos agradáveis no Vale do Jordão, e condições semidesérticas o ano todo no Negev.
Março, Abril e Maio são meses agradáveis, pois ainda não está muito quente.
Setembro, outubro e novembro, também são ótimos, pois o calor já se foi e o frio ainda não chegou.

E comida? É toda casher?

Temos uma quantidade enorme de opções de comidas para todos os paladares.

Nem todos os lugares são casher, mas geralmente eles exibem um certificado de cashrut e muitos restaurantes e lanchonetes tem escrito em suas placas a palavra casher.

Praticamente todos os hotéis são casher. Não misturam alimentos a base de leite com alimentos a base carne. E isso deve ser respeitado.

Temos muitos mercados russos que não são casher e funcionam normalmente nos sábados. Neles encontramos diversos produtos derivados de porco, camarão, linguiças e salsichas e muitos produtos importados diferentes que valem a pena experimentar.


Em Yaffo também funcionam muitos restaurantes nos fins de semana, pois são árabes e não casher.

Como é no Shabat (sábado) em Israel?

Escritórios públicos em Israel estão fechados no Shabat, além da maioria dos negócios particulares. Na maior parte das cidades o transporte público (trens e ônibus) não funcionam, e muitos, mas não todos, os restaurantes estão fechados. Neste período os taxis cobram mais caro cada corrida.
As transmissões de rádio e TV funcionam normalmente. Algumas rádios, nesse período de shabat tocam o tempo todo músicas israelis antigas.

Como ligar para o exterior a partir de Israel?

Para discar para o exterior, você terá algumas opções:
1- Comprar um chip com internet para o seu celular e fazer ligações pelo whatsapp ou Skype.
2- Ligar a cobrar através do telefone direto da Embratel: 180 920 55 55.
3- Comprar um cartão de ligação internacional.
4- Ligar diretamente do hotel, com cobrança local, você pagará uma média de U$ 3,00/ minuto.
5-Você também pode habilitar o seu telefone celular, para tanto lembre-se de ligar para a sua operadora com um mínimo de 48hs de antecedência ao seu embarque e verificar as tarifas e como deve proceder para realizar a ligação (quais números discar antes do número da sua casa)
Como é o trânsito em Israel?
Temos cidades onde acontecem engarrafamentos. Tel Aviv é uma delas, mas nada como São Paulo. Pelo menos ainda não.
O número de carros é cada vez maior pelas ruas. Mas o transporte público funciona muito bem e ajuda muito no dia a dia de toda a população. 
As faixas de pedestres são respeitadas. Se o pedestre para na faixa os carros tem que parar para ele atravessar. Se não fizerem isso e a polícia vir, é multa na certa.
Aqui não existe impunidade. 
Os israelenses adoram utilizar a buzina, e a gente acaba acostumando com isso. Claro, não tem outra opção. 


Seja muito bem vindo à Terra Santa e desfrute de toda essa energia maravilhosa que emana de Israel.

Tenho certeza de que você irá amar conhecer essa terra tão polêmica e tão cobiçada no mundo todo. Este pequeno e enorme país espera por você.

                           

#sheilabromberg #maraltours #guiaemisrael #turismoemisrael #israel #jerusalem #holyland #tourleader #guidetourforisrael #turismoemjerusalem #terrasanta #caravanasisrael #caravanasreligiosas #judaismo #jude #feriasnaterrasanta #feriasdossonhos #viagens #vistoparaisrael #israeli #telaviv 






RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...