Israel... um sonho, um milagre realizado!!!!

by - maio 31, 2016


                            Israel... um sonho, um milagre realizado!!!

Cheguei aqui há 3 anos e meio, na intenção de fazer um teste de dois anos para ver se me adaptaria e se resolveria ficar ou voltar para o Brasil.
O começo foi difícil e muitas vezes ainda é. Mas existem vários fatores que me levam cada vez mais a pensar em ficar e  envelhecer por aqui.
Por que vim? Vim por um sonho de adolescente, vim atrás de um ideal. 
Por muitos anos e por uma série de motivos, não consegui  realizar este sonho 
 e finalmente chegou o momento propício para isso.
Enfim... mergulhei numa aventura, num desconhecido e cá estou , seguindo meu caminho e divulgando aos 4 ventos as coisas incríveis que vejo e sinto aqui.
E você me pergunta...por que isso????
Por que Israel é um país pequeno , mas totalmente polêmico em todo mundo. Somos um povo enternamente perseguido e eu penso que todos devem conhecer tudo que tem de bom e todos as benesses que nosso povo proporciona ao mundo, mesmo diante de tantas ameaças e iminência de guerra o tempo todo.
Israel é um  pequeno país no meio do Oriente Médio, porém uma potência em importância em vários sentidos. 
Única democracia do Oriente Médio.
Uma das coisas que me deixam orgulhosa e que admiro demais, é o fato de estarmos em pleno deserto e mesmo assim, conseguiram desenvolver  técnicas para criar vida no meio de tanta aridez.








60 % do nosso território é deserto!!! Acredite!!!Um verdadeiro milagre!!!!
Israel é um país jovem, com 68 anos de idade.
Atravessamos o país em mais ou menos 5 horas e é impressionante a diversidade de paisagens em locais tão próximos uns aos outros.
O que chamamos de bairros em São Paulo, por exemplo, aqui são cidades.
E umas tão perto das outras e tão diferentes, algumas cheias de charme, outras com aspecto mais antigo, outras modernas, mas todas lotadas de histórias interessantes!!
 Isso me encanta, pois a gente não precisa percorrer muitos quilômetros para chegar numa praia maravilhosa ou em montes altos com vistas mágicas do deserto.
Você sabia que temos o maior número per capita de acadêmicos do mundo,  assim como o maior número de startups por metro quadrado?
São mais de 3000 empresas neste campo!!!!
Temos 273 km de praias. 
Abrangemos o Mar mediterrâneo, o Mar Vermelho, o Mar Morto e o Mar da Galiléia.

Bat Iam

Bat Iam

Bat Iam

Hertzilia

Hertzilia

Tel Aviv

Tel Aviv

Tel Aviv

Tel Aviv - Yaffo

Israel é um dos 10 países  líderes na expectativa de vida.
Jerusalém é uma das cidades  mais antigas do mundo e a primeira a ser coberta inteira por wi-fi.





Beer Sheva, outra cidade bem antiga daqui, tem o maior número per capita de mestres em xadrez do mundo.






Somos o segundo país do mundo em publicações de livros!!
Israel é um dos 8 únicos países que enviaram satélite ao espaço.
Dez israelenses ganharam o prêmio Nobel até agora.
Embora raramente ultrapassem 0,5% da população mundial, mais de 19% dos prêmios Nobel foram concedidos a cidadãos de ascendência judaica.
A migração de aves mais movimentada do mundo passa por aqui.
Os campos de Ciência e Tecnologia em Israel estão entre os mais desenvolvidos do mundo.
Quando se cota o número de adultos com formação universitária, Israel ocupa o 2.º lugar, com 46%.
Por conta de seu território diminuto, Israel necessitou ser preciso e generoso na distribuição de recursos para os setores de Ciência e Tecnologia. Atualmente, 40% do orçamento anual é destinado às pesquisas e ao progresso científico. Os investimentos mais significativos se dão nos campos industrial, agro-tecnológico e médico.
Foi a partir da década de 1970 que Israel começou a desenvolver a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de sua tecnologia aeroespacial. Em novembro de  1982, o então Ministro da Ciência e Tecnologia, Professor Yuval Ne'eman, fundou a Agencia Espacial Israelense, para coordenar e supervisionar um programa espacial nacional. Devido às limitações geográficas, bem como considerações de segurança, o programa espacial israelense se concentra em satélites muito pequenos e carregados com equipamentos de elevado grau de sofisticação.
A Agência Espacial Israelense trabalha em parceria com outras agências espaciais internacionais.
Israel lançou seu primeiro satélite artificial, o “Ofeq-1”, através de um veículo também construído no país, o “Shavit”, em 19 de setembro de 1988. Desde então, as pesquisas espaciais do Estado Judeu têm dado importantes contribuições em várias áreas da investigação neste campo.
Desde então, a Israel Aerospace Industries desenvolveu e fabricou de maneira independente pelo menos 13 satélites comerciais, de pesquisas e de espionagem. 
A maioria foi lançada para a órbita terrestre da base da Força Aérea Israelense na costa mediterrânea ao sul de Tel Aviv, por veículos lançadores de satélites Shavit. Alguns dos satélites de Israel classificam-se entre os sistemas espaciais mais avançados no mundo. Em 22 de junho de 2010, Israel lançou da base aérea de Palmachim o seu satélite de espionagem "Ofeq-9", equipado com camera de alta resolução.
Outro fator que impeliu os israelenses à pesquisa científica foi o fato de o solo do país ser extremamente pobre e em sua maior parte inadequado ao cultivo de quaisquer culturas agronômicas. Foi para ultrapassar tais barreiras que muitos israelenses se dedicaram ao longo de décadas e conseguiram colher enormes logros, transformando terrenos antes desérticos em áreas produtivas.
 Israel é a nação pioneira em biotecnologia agrícola, irrigação por gotejamento, a solarização de solos, reciclagem de águas de esgoto para uso agrícola e na utilização do enorme reservatório subterrâneo de água salubre do Negev.


As pesquisas desenvolvidas pelos cientistas israelenses têm contribuído para o avanço da agricultura, ciências da computação, eletrônica, genética, medicina, óptica, energia solar e vários campos da engenharia. 
Israel é o lar de grandes empreendedores da indústria de alta tecnologia e tem uma das populações mais tecnologicamente instruidas do mundo.
Em 1998, Tel Aviv foi eleita pela revista "Newsweek" como "uma das dez cidades mais tecnologicamente influentes do mundo".
E vamos lá, apresentando algumas invenções que facilitaram a vida de muita gente por aí afora...
-Pen drive
-Prancha Hasaka, inventada por um salva vidas judeu.
-Whats-up
-Messenger
-Tecnologia para evitar acidentes de trânsito
-Aplicativo para chamar táxi
-Aplicativo para encontrar vaga mais fácil para seu carro 
-Aplicativo para pagar estacionamento na rua
-Waze que facilita a vida de tanta gente
-Aqui inventaram a pílula que é uma cápsula endoscópica, a Pill cam, que fotografa seu corpo por dentro.

   








   

 -Aquecedor de água solar
Israel é um dos países que mais investe na energia solar, com engenheiros na vanguarda nesta tecnologia. 
Suas empresas trabalham em projetos ao redor de todo o mundo e mais de 90% dos lares israelitas utilizam energia solar para esquentar a água, o que dá uma economia de 8% em seu consumo de energia anual.


Uma das  maiores parabólicas solar do mundo encontra-se no Centro Ben -Gurion no Neguev.



-Sistema de irrigação que economiza água
-Sistema de depilação indolor
-Gel contra picada de água viva
-Teclado a laser
-Dromes, aviões que voam sem tripulação


-Aqui que desenvolveram o tomate cereja


-Tratamento para esclerose múltipla
-Tratamento para o mal de Parkinson
-Tratamento para o Alzheimer
-Tratamento para a causa do mau hálito
-Tecnologia de dessalinização
-O "Nanowire", um fio condutor de eletricidade feito de minúsculas partículas de prata, mil vezes mais finos que um cabelo humano. Desenvolvido por Uri Sivan, Braun Erez e Eichen Yoav do Instituto Technion.


-O menor dispositivo biológico de computação já construído, de acordo com o Guinness Book de Recordes, que é composto de enzimas e moléculas de DNA,  capazes de realizar cálculos matemáticos simples e que usa sua molécula de DNA de entrada como única fonte de energia, desenvolvido em 2003 no Instituto Weizmann de Ciências pelo professor Ehud Shapiro e sua equipe.
E muitas outras tecnologias em prol da defesa do País que anda constantemente ameaçado.
-Se não fosse a invenção do Iron dome, ou seja, a cúpula de ferro, que explode os mísseis que nos atacam no ar, na última guerra do Hamas contra Israel, teríamos sido destruídos.


-A tecnologia para encontrar e destruir os túneis do terror que o Hamas constrói para armazenar munições, armamentos e para atacar territórios israelenses, também é uma das grandes invenções que nos beneficiaram.
Na parte de alimentação...
Israel é o terceiro país do mundo em consumo de doces e legumes.
O Krembo, um doce muito parecido com a Nhá Benta e o Dan top, é consumido absurdamente por aqui. Mais de 50 milhões de Krembos são devorados por aqui.

O Bamba é um salgadinho de amendoim, criado aqui e que ajuda as crianças a desenvolverem imunidade contra alergia ao amendoim.
Bamba é a mágica para a criançada ficar quietinha  e concentrada comendo este salgadinho que eles amam.


Aqui se consome por ano quase 10 litros de sorvete por pessoa. UAU!!!
As vacas israelenses são campeãs mundiais em produção de leite. 
Cada vaca produz  em média 40 litros por dia. Por isso temos muitos tipos de queijos maravilhosos.
Tel Aviv é a segunda cidade mundial depois de Tóquio que tem o maior número de restaurantes de Sushi por metro quadrado.
Não é só de falafel e húmus que se vive por aqui!!
A produção de vinhos aqui tem mais de 3000 anos, mas hoje em dia tem várias premiações internacionais.
Israel cultiva muitas flores e exporta para vários países.
No dia dos namorados, enviamos mais de 60 milhões de flores para a Europa.
Pois é... Viver aqui significa fazer parte disso tudo de alguma forma.
Uma das grandes vantagens, embora pareça ser contra discente diante das ameaças constantes em que vivemos, é a segurança que temos.
A vida aqui não é um  mar de rosas, mas nos permite sentir que temos qualidade no viver. Trabalhamos muuuito, mas vivemos.
Aqui para quem ama o judaísmo, sente ele à flor da pele no dia a dia da população, que sempre comemora todas as datas importantes do calendário judaico, com toda intensidade e fé.
Enfim... por isso que estou aqui, entre outras coisas.
Até a próxima matéria!!!

You May Also Like

0 comentários

Follow by Email

JÁ FALEI POR AQUI

[agua- viva ABRIGO ADEGA aeroporto agência de turismo Agentes de Viagem AGRICULTURA ÁGUA AHAVA AJUDA ALEGRIA ALEGRIAS ALERTA ALIÁ ALIMENTAÇÃO aluguel AMOR ANIMAIS ANO NOVO JUDAICO ansiedade ANTIGO Antiguidade AQUECEDORES ÁRABES ARQUEOLOGIA ARQUITETURA ARTE ARTESÃO Árvore da vida ÁRVORES ASSISTÊNCIA ATIVIDADE ATROCIDADES AUDÁCIA AVENTURA avião AVIÕES ÁZIMO BANDEIRA DE ISRAEL BARCO BEDUÍNOS BEER SHEVA BELEZA belezas naturais Bíblia BNEI BRAK bom retiro BOMBAS BORDEU BUNKER CABALA cabanas Cachorros Cairo CALOR CAMINHADA CAMPANHA CAMPOS CÂNCER cannabis CANTORIA caravanas CARNAVAL CAVERNA cavernas CEGOS chamsa CHEF CHEIROS CHUVA Cidades israelenses CIÊNCIA cinema CLIMA comemoração COMIDA COMIDAS COMPUTAÇÃO comunistas CONFLITO CONSCIÊNCIA CONSTRUÇÃO CONTRIBUIÇÃO CORAÇÃO CORAGEM CORRENTEZA COSMÉTICOS COSTUMES CRAINÇAS Cratera CREMES CRENÇA CRIANÇA CRIANÇAS CRIATIVIDADE CRISTÃOS CUIDADO CUIDADOS culinária CULTURA CURA CURIOSIDADE CURIOSIDADES Custo de vida DATAS DEFESA DEFICIÊNCIA DESCOBERTA DESCOBERTAS DESENVOLVIMENTO DESERTO DESESPERO DETERMINAÇÃO DEUS devotos DIA DIA DIÁSPORA DISCIPLINA discriminação DISTRAÇÃO diversão DOCES doenças doutorado economia EDUCAÇÃO Egito ELEIÇÕES ELETRICIDADE emergência EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS. EMUNÁ ENERGIA ERETZ ESCULTURA ESCULTURAS. Esfinge ESPAÇO CULTURAL ESPECIARIAS ESPERANÇA ESPÍRITO ESTAÇÃO ESTALAGMITES Estalagtites ESTILO DE VIDA ESTRADA ESTRADAS ESTRESS evangélicos Excursão EXERCITO EXÉRCITO EXODUS EXPLOSÃO EXPLOSÕES EXPOSIÇÃO Falafel FAMÍLIA FANTASIA FEIRA FENÔMENO FÉRIAS FESTAS FESTAS JUDAICAS FLORES FOGUETES FOLCLORE FOOTING FORÇA FORÇA DE DEFESA DE ISRAEL Frutas FRUTOS GALERIA GALILÉIA GARRA GASTRONOMIA GAZA GENTE Golda Meir gourmet gps GRUPO GUERRA Guerra do Yom Kipur Guia turístico HAIFA HAMAS HAMSIM HATZERIM HEBRAICO HELICÓPTERO HESBOLAH HIDROTERAPIA HINO HISTÓRIA histórias Holocausto Holyland HOMENAGEM HORÁRIOS DE VIAGEM HOTEL humanidade Humus idade avançada IDADE MADURA IDF IDOSOS IGREJA INDEPENDÊNCIA INQUISIÇÃO INSTRUMENTOS MUSICAIS INTELIGÊNCIA internet INVASÃO INVENÇÕES IRON DOME IRRIGAÇÃO ISRAEL Israel. segurança ISRAEL. TURISMO JARDINAGEM Jardins jejum JERUSALÉM Jordânia JUDAICA JUDAISMO JUDAÍSMO JUDEU judeus JUSTIÇA KIBUTZ KIBUTZ DAFNA kipá KOTEL LÁGRIMAS LAZER LEMBRANÇA lenços na cabeça LIBERDADE LÍNGUA PORTUGUÊSA LÍNGUAS LITURGIA LOJAS maconha MAGNETISMO MANIFESTAÇÃO Manuscritos mão de Deus mao de Fátima MAQUETES MAR MAR MEDITERRÂNEO MAR MORTO Maral tours MARINA MARINHA MATZÁ medicina MEDITERRÂNEO MEDO medusa MEMÓRIAS MERCADO MERCADO ÁRABE MERCADO DE PULGAS milagres MIMUNA MÍSSEIS MÍSSIL MISTICISMO MODERNO MONTE CARMEL Monte Sinai MORADIA MORAR BEM MORTE MORTES MOSHAV SHA'AR ISHUV Mosteiro MUÇULMANOS MUDANÇA MULHER MULHERES MULTA MUNDO MUNDO MELHOR MURO DAS LAMENTAÇÕES MUSEU MÚSICA NAMAL. PORTO NAMORADOS NAPOLEÃO NATUREZA nazismo nazistas NORTE DE ISRAEL OBRA DE ARTE ODIO ONIBUS Operação Entebbe ORAÇÃO ORQUESTRA ORTODOXOS OSNEI HAMAN PAISAGEM PAIXÃO PALESTINA palestinos palntações PANICO PÃO Papiros Paris PARQUES PÁSCOA PASSEIO PASSEIOS passeios incríveis pastores PÁTRIA PAZ PECUÁRIA PEDESTRE PERIGO perseguição PERSISTÊNCIA pesquisa PESSACH PESSOAS PETRÓLEO PIRÂMIDES PISCINA PLANTAÇÕES PLANTAS POEIRA polêmica POLÍTICA PORTO TEL AVIV PRAGAS PRAIA praia de cachorros PRAZER PRECES PRESENTES PRIMAVERA PRODUÇÃO PRODUTOS PROFETA ELIAS PROJETOS promessa PROTEÇÃO pureza PURIM Qualidade de vida quatro espécies QUEIJO QUIMIOTERAPIA RAKEVET RAMAT GAN REABILITAÇÃO realização reféns REFLEXÃO RELIGIÃO RELIGIOSOS RESERVA NATURAL RESPEITO RESPIRAÇÃO RESTAURANTE RESTAURANTES REUNIÃO REZAS RIACHO RIO RIU FIUME ROMA RUA GOSTOSA RUAS SAL SANTO SEPULCRO saudade SAÚDE SCHUK SECA SEGULOT SEGURANÇA SENSAÇÃO SENTIMENTO SERES HUMANOS SFAT SFED SHABAT SHOPPING Significados SINAGOGA SINGLES SIONISMO SIRENES SOBREVIVENTES SOCIALISMO SOFRIMENTO SOLDADO SOLDADOS SOLDADOS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS SONHO SORVETERIA SOUVENIRS STARTUP SUBMARINO SUCESSO SUCOT sukot SUPERMERCADOS superstição SUSTENTABILIDADE TACHANÁ TAXI TECNOLOGIA TEL AVIV TELAVIV TEMPEROS TEMPÊROS TERRA SANTA TERRORISMO thc TORA TORÁ TORTURA TRABALHO EM ISRAEL TRACKERS TRADIÇÃO TRADIÇÕES Tragédia TRÂNSITO TRANSPORTE PÚBLICO tratamento TREINAMENTO TREM TRILHA tristeza TRISTEZAS TÚNEIS TURISMO turistas Tutancamon TZAVÁ UNIÃO VELAS VENTO VIAGEM viagens VIDA VIDAS VINHO VIOLÊNCIA VÍTIMAS VOLUNTARIADO VONTADE Yad vashem YAFFO yom kipur