DESSANILIZAÇÃO... MUITO INTERESSANTE!!!!

Depois da tão sonhada Independência de Israel, o primeiro chanceler do país David Bem Gurion, assumiu em maio de 1948, sabendo que existia uma outra “guerra “ bem complicada de resolver.
Espalhado por uma região desértica, com clima entre tropical e semi-árido e escassas fontes naturais de água doce, o país precisa lutar diariamente para que sua população não morra de sede. Sob o Slogan “Fazer o deserto florir” Bem Gurion estimulou os cientistas a descobrirem fórmulas para semear o oásis.
E realmente conseguiram com todas as glórias!!!

Para quem não sabe, aqui em Israel temos a terceira usina de dessalinização no norte da cidade de Hadera. Esta usina foi considerada a maior usina de dessalinização por osmose do mundo.
Ela captura água do Mar Mediterrâneo e a torna potável, com uma expectativa de 127 milhões de metros cúbicos de água por ano. abastecendo um sexto da população israelense.
Esta usina foi criada pela IDE Technologies, uma companhia israelense que construiu 2 usinas de dessanilização no país juntamente com a Housing and Construction Group, pertencente ao Grupo Arison.
Esta usina foi criada com o objetivo de atender a demanda de uma população cada vez mais crescente ecom seu estoque de água sendo ameaçado, dependente quase que exclusivamente das chuvas de inverno.
Através de um contrato de 25 anos, a água custa um pouco mais que 50 centavos  de dolar por metro cúbico. a primeira usina foi construída na costa de Ashkelon e tem tido um bom desempenho desde 2005. Existe outra em Palmahim, ao sul de Tel Aviv.
Outras estão sendo construídas em Ashdod e Soreq.


Isso claramente significa uma maravilhosa inovação para enfrentar os problemas de água no mundo inteiro.

COMO É FEITO?

O sal é retirado da água marinha, utilizando um processo de osmose reversa, uma das duas maneiras de utilizar membranas para dessanilizar a água. Na osmos reversa a água de uma solução salina altamente pressurizada é canalizada através de uma membrana permeável que a separa dos componentes salgados. a segunda maneira se dá por um processo chamado eletrodiálise.
Ambientalistas de Israel não vêem como solução de longo prazo para resolver a falta de água. Acreditam que essas usinas sejam altamente poluentes e com alta intensidade energética. Eles defendem a ideia de que os países carentes de água devem criar meios mais eficazes de reduzir o consumo de água.

Sempre haverá os que defendem e os contra. Fato é que é uma forma incrível de não deixar a população carente de um de seus bens mais preciosos e necessários que é a água.

Abaixo algumas fotos desse nosso marzão maravilhoso que tirei em minhas andanças...






















RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...