CHAMSIN - UM FENÔMENO CLIMÁTICO EM ISRAEL

O Chamsin é um vento que vem de tempestades do deserto. Ele é produzido por uma mudança típica do clima na primavera e no outono.
"Chamsin" é uma palavra árabe... khamsin, khamseen,khamaseen, chamsin ou hamsin, significando cinquenta como em hebraico - chamishim. 
É um fenômeno climático causado por ventos secos que chegam do deserto do Saara através do Egito.
Há aproximadamente 50 dias em um ano em que prevalecem estas condições meteorológicas - daí o nome.
Ocorre nas épocas de transição entre inverno e primavera e entre verão e outono.
Ele vem tão forte que muitas vezes não se enxerga a poucos metros de distância.
É um fenômeno bastante desconfortável, pois o ar fica cheio de areia do deserto e a poeira impregna em todos os cantos, trazendo grande desconforto para a população.
Para a saude é péssimo, principalmente para quem tem problemas respiratórios.
 O ideal é ficar em casa ou dentro de locais fechados com ar condicionado.
Venta muito nas ruas e a poeira penetra em todos os poros, causando ardor nos olhos, uma secura extrema e desagradável.
Geralmente após a poeira densa vem a chuva.
Existe também o fenômeno do sharav que em algumas horas aumenta a temperatura em até 10 ° C, tornando o calor insuportável, seco e opressivo, muitas vezes acompanhado de grandes quantidades de poeira. Normalmente ele dura um dia e é acompanhado de chuva.
Esse fenômeno preocupa muito os agricultores em Israel, pois pode facilmente danificar suas culturas ou até mesmo destruí-las em poucas horas.
Quando essas tempestades ocorrem, a ordem é procurar se proteger ao máximo em lugares fechados e com ar condicionado e beber muita água. Deve-se proteger as crianças e os bichinhos.
A primeira vez que presenciei um Chamsin em Israel foi engraçado. Era um feriado e saí de casa  e percebi um ar muito enfumaçado nas ruas. Pensei que muitos estavam fazendo churrasco. Depois é que soube o que significava aquela nevoa pesada parecendo fumaça.
Hoje todos os lugares aqui em Israel ficaram cheios de poeira. Mesmo fechando todas as janelas de casa vou ter que fazer uma bela faxina, pois tudo ficou empoeirado.



OLHA SÓ A POEIRA QUE FICOU!!

VEJA A DIFERENÇA!!!









JERUSALÉM SEM CHAMSIM

JERUSALÉM NO CHAMSIM

Enfim... coisas de quem mora em Israel...

RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...