Centro Cultural Brasileiro - um espaço sensacional em Tel Aviv!!!!

                          CENTRO CULTURAL BRASILEIRO - CCB TEL AVIV

                                         BRAZILIAN CULTURAL CENTER


Para quem não sabe, aqui em Israel foi criado pela Embaixada do Brasil um espaço muito bacana destinado aos brasileiros e à divulgação da cultura e  língua brasileira aqui no país, para adultos e crianças.
Eles promovem várias atividades culturais, estudo literário, vários tipos de cursos...
Todas as quintas feiras tem cinema, o Cine Brasil, assim como acontecem exposições, palestras e work shops. Às terças feiras acontece a Terça Cultural, quando ocorrem  atividades como sarau literário, seresta entre amigos entre outras atividades.
 Um espaço feito para brasileiros difundirem a cultura do Brasil em Israel.
Uma idéia muuuito bacana.
O Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv foi inaugurado pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer, em 18 de junho de 2013. Estiveram presentes à cerimônia membros do Conselho de Cidadãos, correspondentes brasileiros e outros representantes da comunidade brasileira em Israel. Também compareceram à inauguração o Embaixador de Portugal, o Ministro-Conselheiro da Embaixada de Angola e, na condição de representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministro Eitan Surkis, de Israel.
O imóvel onde o CCB está instalado foi adquirido em 1955 pelo governo brasileiro e foi utilizado até 1975 como sede da Embaixada do Brasil em Israel. Quando a mesma mudou de endereço, o imóvel foi cedido ao CCB.
Em 2010 o imóvel retornou à Embaixada e hoje o Centro Cultural Israel- Brasil é uma entidade governamental, sem fins lucrativos, com o objetivo de estreitar laços culturais entre os dois países.
Em Abril de 2013  o Centro começou a funcionar com a contratação da diretora Raquel Yehezkel.
O CCB faz parte da Rede Brasil  Cultural, instrumento do Ministério das Relações Exteriores que tem por objetivo a disseminação da língua portuguêsa e da cultura brasileira no exterior. Presente em 44 países e cinco continentes, é formada por vinte e quatro Centros Culturais, quarenta Leitorados e cinco Núcleos de Estudo. 
Também integram a rede cinco Núcleos de Estudos Brasileiros (NEBs), que funcionam em embaixadas e consulados na Guiné Equatorial, na Guatemala, no Paquistão e no Uruguai. Os NEBs oferecem cursos de português e promovem atividadas ligadas à cultura brasileira.
Atualmente existem treze centros nas Américas, seis na África, três na Europa e dois no oriente Médio, sendo um no Líbano e o de Tel Aviv.
 Os cursos de português oferecem módulos diversos com diferentes objetivos. Alguns destes cursos preparam alunos para o exercício de várias atividades que demandam a proficiência em português brasileiro.
Desde 2011, a Rede Brasil Cultural vem, ainda, auspiciando, em vinte e cinco países, atividades voltadas à comunidade brasileira no exterior, com o objetivo de impulsionar o estudo língua portuguesa como língua de herança.
Existem cursos para filhos e netos de brasileiros, promovendo a cultura, exposições, atividades lúdicas, concursos, ações educativas,...
Essas crianças que vivem no exterior, dependendo das circunstâncias que as cercam, correm o risco de perder contato com a língua materna. 
Em contextos bilíngues ou multilíngues, a manutenção do contato da criança com a língua portuguesa requer, por parte dos professores (não raro os próprios pais), competências especificas.
Eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o espaço, assim como tive o prazer de conhecer a diretora do Centro Raquel Teles Yehezkel, uma pessoa muito atenciosa , juntamente com sua parceira de trabalho, a professora Márcia Pileggi Vinha, outra pessoa incrível.
É um espaço muito agradável que vale a pena ser conhecido e merece ser divulgado.

Um trabalho profissional , sério e competente.
Se você quiser conhecer um pouco mais entre no site: http://www.ccbtelaviv.com/ 














RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...