ESTAR EM ISRAEL NESSE MOMENTO....

ESTOU EM ISRAEL HÁ UM ANO E SETE MESES E PELA PRIMEIRA VEZ ME DEPARO COM UM ESTADO DE GUERRA.
DIZER PRÁ VOCÊ QUE ESTOU TRANQUILA DEMAIS, SERIA MENTIRA, MAS TAMBÉM NÃO POSSO DIZER QUE TENHO MEDO.
POR INCRÍVEL QUE PAREÇA AQUI SENTIMOS A PROTEÇÃO DE PERTO.  A CADA SIRENE, VEM UM APERTO NO CORAÇÃO, MAS SABEMOS QUE ELAS EXISTEM EXATAMENTE PARA NOS PROTEGER E NOS DAR TEMPO DE NOS ESCONDERMOS EM ALGUM LOCAL SEGURO OU EM UM ABRIGO ANTI- AÉREO QUE PRATICAMENTE EXISTEM EM TODOS OS LUGARES.
A ORDEM É QUE AO ESCUTAR A SIRENE, DEVEMOS NOS APRESSAR EM IR PARA UM LOCAL MAIS SEGURO. SE ESTIVERMOS NUM PRÉDIO  VAMOS PARA O MICLAT (ABRIGO) OU FICAMOS NAS ESCADARIAS DO PRÉDIO , CONSIDERADAS SEGURAS EM CASO DE ATAQUE. ACABANDO DE TOCAR A SIRENE DEVEMOS AGUARDAR ALGUNS SEGUNDOS PARA DEPOIS SAIRMOS. GERALMENTE DEPOIS DA SIRENE OUVIMOS UM ESTOURO, UM BOOM, COMO DIZEM AQUI EM ISRAEL. NA MAIORIA DAS VEZES, GRAÇAS A DEUS, É UM MISSIL INTERCEPTADO PELO KIPAT BARZEL , CÚPULA DE FERRO OU IRON DOME.





O IRON DOME É UMA VERDADEIRA CORTINA DE FERRO. É UM SISTEMA DE DEFESA ANTI – MÍSSEIS ALTAMENTE EFICAZ QUE INTERCEPTA OS FOGUETES ENVIADOS DE GAZA.
A PRIMEIRA BATERIA DE IRON DOME FOI INSTALADA EM MARÇO DE 2011, PERTO DE BEER SHEVA, CIDADE DO SUL DE ISRAEL QUE FICA A 40 KM DA FAIXA DE GAZA.
OUTRAS TRES FORAM COLOCADAS EM ASHKELON E ASHDOD, DUAS CIDADES COSTEIRAS DO SUL DE ISRAEL.... E OUTRAS BATERIAS SÃO MOVEIS PARA SEREM INSTALADAS EM VÁRIOS LOCAIS. CADA BATERIA TEM UM SISTEMA E RADAR DE DETECÇÃO, UM SISTEMA DE CONTRÔLE DE FOGO E TRÊS PLATAFORMAS DE LANÇAMENTO DE MÍSSEIS DE INTERCEPÇÃO.
CLARO QUE SABER DISSO NOS DEIXA MAIS TRANQUILOS. MAS TENHO OBSERVADO QUE MESMO MUITOS ISRAELENSES QUE ESTÃO HABITUADOS COM ESSE ESTADO DE ALERTA, DEPOIS DE VÁRIAS GUERRAS QUE JÁ PASSARAM, AINDA FICAM ASSUSTADOS A CADA SIRENE TOCADA. NEM PRECISO FALAR DAQUELES QUE COMO EU ESTÃO HÁ POUCO TEMPO AQUI. DEPENDENDO DO LOCAL EM QUE SE ENCONTRAM, O MEDO É MUITO GRANDE MESMO.
HOJE FOI UM DIA EM QUE PELA MANHÃ AS ESCOLAS  DE TEL AVIV RECEBERAM UMA ORDEM PARA EVACUAREM SEUS PRÉDIOS. MANDARAM TODOS DE VOLTA PARA CASA. EM TORNO DE 9 E MEIA DA MANHÃ UMA SIRENE TOCOU PERTO DE TEL AVIV E EU ESTAVA DENTRO DE UM PRÉDIO. FOMOS TODOS PARA AS ESCADARIAS E AGUARDAMOS OS SEGUNDOS APÓS O TOQUE DA SIRENE. EM SEGUIDA VIERAM OS ESTOUROS. A SENSAÇÃO É ESTRANHA. NO PRIMEIRO MOMENTO A ÚNICA COISA QUE PENSEI FOI EM LIGAR PARA MINHA FAMÍLIA QUE TENHO AQUI. DEU UM APERTO NO CORAÇÃO. NÃO É UM EXERCÍCIO, É DE VERDADE. ESTAMOS EM ESTADO DE ALERTA O TEMPO TODO.
DEPENDENDO DA CIDADE O TEMPO DE ESPERA APÓS SIRENE É DIFERENTE. SE ESTIVER NUM PRÉDIO, DEVE-SE FICAR NAS ESCADAS DO MEIO DO EDIFÍCIO, CONSIDERADAS MAIS SEGURAS EM CASO DE ESTILHAÇO DE EXPLOSÕES.
SE ESTIVER DIRIGINDO, DEVE-SE PARAR O CARRO NO ACOSTAMENTO  E ESTANDO NUMA ÁREA URBANA, ENTRAR NO EDIFÍCIO MAIS PRÓXIMO. CASO ESTEJA NUMA ÁREA ABERTA, DEVE-SE SAIR DO CARRO, DEITAR NO ACOSTAMENTO DE BARRIGA PARA BAIXO E BRAÇOS SOBRE A CABEÇA, PROTEGENDO OS OLHOS E ESPERAR.
NO CASO DE ESTARMOS DENTRO DE UM TRANSPORTE PÚBLICO, O MOTORISTA DEVE PARAR E OS PASSAGEIROS DEVEM SE ABAIXAR E FICAREM COM OS BRAÇOS SOBRE AS CABEÇAS. NO TREM , O MAQUINISTA DIMINUIRÁ A VELOCIDADE E OS PASSAGEIROS TAMBÉM SE ABAIXARÃO E SE PROTEGERÃO.
NOS SHOPPINGS EM HORA DE SIRENE, UMA VOZ EM ALTO E BOM TOM, PEDE PARA QUE TODAS AS PESSOAS DIRIJAM-SE AO MICLAT ( SALA DE SEGURANÇA). NA HORA A SENSAÇÃO É BEM ESTRANHA. TODOS JUNTOS ESPERANDO A LIBERAÇÃO PARA A CONTINUAÇÃO DE SUAS ROTINAS ATÉ A PRÓXIMA SIRENE.
OS PAIS DEVEM EXPLICAR CALMAMENTE AOS FILHOS PEQUENOS O QUE SIGNIFICA ISSO. TEM CRIANÇAS QUE FICAM COM MEDO ATÉ DE IREM AO BANHEIRO, POR QUE SE PREOCUPAM COM A SIRENE TOCANDO JUSTAMENTE NESSE MOMENTO.
EXISTEM ABRIGOS ANTI-AÉREOS PREPARADOS PARA RECEBEREM CRIANÇAS.
EM SIDEROT, CIDADE QUE FICA A 1,6  KM DA FAIXA DE GAZA, CRIARAM UM CENTRO RECREATIVO ONDE AS CRIANÇAS PODEM BRINCAR COM SEGURANÇA MESMO EM MEIO A UM ATAQUE DE MÍSSEIS. A ÁREA SUPER SEGURA, CONTA COM UM CAMPO DE FUTEBOL, QUADRA DE VOLEI, MURO DE ESCALADA, CINEMA E VÁRIOS BRINQUEDOS.
É ACONSELHADO DEIXAR LATARIAS , ÁGUA E ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS ARMAZENADOS NUMA CAIXA EM CASO DE URGÊNCIA.
POIS É... VIR MORAR EM ISRAEL É TAMBÉM VIVER ESSE TIPO DE SENSAÇÃO, ESSA EXPERIÊNCIA QUE NEM TODOS TEM ESTRUTURA PARA SUPORTAR.
MESMO ASSIM, AQUI AINDA É MUITO MAIS SEGURO QUE LUGARES ONDE VOCÊ É ASSALTADO, SEQUESTRADO OU VÍTIMA DE UMA BALA PERDIDA, ONDE DE UM MINUTO PARA OUTRO SUA VIDA SE TRANSFORMA OU SIMPLESMENTE ACABA.
APESAR DA TENSÃO NO AR, A VIDA CONTINUA DA FORMA MAIS NORMAL POSSÍVEL. 
O LADO BONITO DISSO É QUE NA HORA DE SE PROTEGER, TODOS ESTÃO UNIDOS NUM SÓ OBJETIVO, NÃO IMPORTA DE ONDE VEIO.
UM BEM PRECIOSO EM COMUM.... A VIDA!!!!
CLARO QUE TODOS ESTÃO ATENTOS PARA QUALQUER ATAQUE IMINENTE, MAS O QUE NOS RESTA A FAZER É REZAR E PEDIR A DEUS QUE ESSE TEMPO RUIM TERMINE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
LAMENTÁVEL TERMOS QUE PASSAR POR ISSO POR CAUSA DE MONSTROS DO HAMAS QUE  ATERRORIZAM E MATAM SEM PENSAR.

O QUE É O  HAMAS?
Hamas é uma organização radical palestina que não reconhece a existência do Estado de Israel e que, desde junho de 2007, controla a Faixa de Gaza. Hamas é a abreviatura para Harakat Al-Muqawama al-Islamia (Movimento de Resistência Islâmica).
O Hamas é, ao mesmo tempo, um partido político e um movimento militar, as Brigadas Qassam. São elas que organizam os ataques com mísseis contra Israel.                                                                                                                                                                     
INFELIZMENTE ESSA BRIGA NÃO DEVE TERMINAR TÃO CEDO.

QUE DEUS ESTEJA CONOSCO!!!! AM ISRAEL CHAI!!!!

RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...