RUA BIALIK - RAMAT GAN , ISRAEL


RAMAT GAN É UMA CIDADE AO LADO DE TEL AVIV. QUASE UMA EXTENSÃO DA MESMA.

FOI FUNDADA EM 1921 COMO UM MOSHAV, UMA COMUNIDADE AGRÍCOLA COMUM. COM O TEMPO, A POPULAÇÃO CRESCEU EM TEL AVIV E  FOI SE ESPALHANDO, FORMANDO OUTRAS CIDADES ADJACENTES.  HOJE RAMAT GAN TEM UMA POPULAÇÃO SUPERIOR A 135000 HABITANTES.

O NORTE DE RAMAT GAN CARACTERIZA-SE POR ARRANHA CÉUS CINTILANTES QUE IMPRESSIONAM QUANDO SE VEM DE FORA. MUITA GENTE NÃO IMAGINA QUE AQUI EM ISRAEL TEM CONSTRUÇÕES MODERNAS DESSE TIPO. 

EM RAMAT GAN FICA A MAIOR BOLSA DE DIAMANTES DO MUNDO, A BURSA, ONDE A NOITE, UM CAPÍTULO A PARTE ACORDA, COM UMA VARIEDADE DE BORDÉIS E CASSINOS CLANDESTINOS.

LÁ PERTO TAMBÉM FICA A ESTAÇÃO DE TREM, A CONHECIDA E MUITO UTILIZADA RAKEVET, QUE NOS LEVA PRÁ VÁRIOS LUGARES DO PAÍS, DE UMA FORMA BEM CONFORTÁVEL, QUANDO O TREM NÃO ESTÁ LOTADO É CLARO. 

 O RESTANTE DE RAMAT GAN É BEM RESIDENCIAL, REPLETO DE JARDINS COM MUITO VERDE E  PARQUES BEM BONITOS.

MAS AQUI NESSE POST VOU FALAR DE UMA RUA SUPER FREQUENTADA EM RAMAT GAN,  TAMBÉM CONHECIDA COMO BAGDÁ TOWN, POIS NOS ANOS 50 A MAIORIA DOS IMIGRANTES JUDEUS DO IRAQUE INSTALARAM-SE AQUI E FIZERAM DESSA CIDADE SUA CASA.

HOJE DEPOIS DE UMA BELA CHUVARADA, O SOL APARECEU COM TODA PERSONALIDADE.

E NESSE MOMENTO EU ESTAVA CAMINHANDO NUMA RUA DE RAMAT GAN, A RUA BIALIK.
ESSA RUA É A PRINCIPAL DE RAMAT GAN. SEMPRE MOVIMENTADA COM PESSOAS DE TODOS OS TIPOS, COMPRANDO, PASSEANDO, TOMANDO UM CAFÉ, FOFOCANDO, OLHANDO, CANTANDO, ETC... JOVENS, CRIANÇAS, RAMAT- GANIS DE TODOS OS JEITOS.
UMA RUA QUE LEMBRA UM POUCO DO BOM RETIRO. LÁ TEM DE TUDO.
TEM SINAGOGA, TEM COSTUREIRA, FARMÁCIA, SUPERMERCADO, TEM LOJAS DE SAPATO, BRINQUEDOS, LOJAS DE ROUPAS BEM LEGAIS,  TEM LOJAS ANTIGAS E FEIAS, TEM AQUELAS LOJAS TIPO ENTULHO, QUE VOCÊ NEM CONSEGUE ANDAR DENTRO DIREITO, POR CAUSA DO MONTE DE COISAS QUE TEM NO MEIO DO CAMINHO.... LÁ TEM ATÉ UM SHOPPING!!! PEQUENO, MAS É UM SHOPPING!!
TEM LOJAS TIPO DAS LOJAS DE UM REAL DO BRASIL, ONDE VOCÊ ACABA GASTANDO EM UM MONTE DE COISAS QUE NÃO PRECISA, MAS GOSTARIA DE TER. O BOM DELAS É QUE COM ALGUNS SHEKALIM, VOCÊ SAI COM A SACOLA CHEIA E FELIZ, POIS COMPROU ALGUMAS COISAS ÚTEIS E BARATINHAS. RSRSRS
ENFIM... UMA RUA PITORESCA E SUPER AGRADÁVEL DE CAMINHAR, POIS É BASTANTE ARBORIZADA. EM SUAS TRANSVERSAIS, TEM RUAZINHAS DELICIOSAS, TAMBÉM ARBORIZADAS E BEM RESIDENCIAIS.... LOCAIS AGRADÁVEIS E PRÁTICOS DE SE MORAR.
SABE AQUELES DIAS QUE VOCÊ PRECISA COMPRAR ALGUMA COISA, SÓ PRÁ SE DAR UM PRESENTE, SATISFAZER SEU EGO?
ENTÃO... A RUA BIALIK É ÓTIMA PRÁ ISSO.
CAMINHANDO POR LÁ, VOCÊ SE DEPARA COM SENHORES DE IDADE, TOCANDO ALGUM INSTRUMENTO PARA ANGARIAR ALGUMAS MOEDAS, VELHINHOS CAMINHANDO E CONVERSANDO.... CLARO QUE AQUI COM A CONVERSA EM HEBRAICO PARECE QUE ESTÃO BRIGANDO, MAS É ASSIM MESMO. NO FUNDO SÃO DOCES POR DENTRO. AGENTE ACABA RINDO DA SITUAÇÃO.
NA RUA BIALIK, TEM AS MADAMES QUE AMAM CONSUMIR, TEM OS BANCOS PARA SENTAR E DESCANSAR, TEM UMA ESQUINA DELICIOSA , ONDE SE ENCONTRA UMA LIVRARIA MUITO BOA , UM CAFÉ E MUITA GENTE JOGANDO CONVERSA FORA, SE DISTRAINDO UM POUCO.
AH!!! NÃO PODIA FALTAR TAMBÉM UMA FLORICULTURA, UMA LOJA DE VINHOS, UMA DOCERIA  E SORVETERIA BEM INTERESSANTE... NESSAS EU NEM OUSO ENTRAR. SÓ PASSO PELA VITRINE, POIS OLHAR NÃO ENGORDA.RSRSR
EXISTE UM ESPAÇO NESTA RUA ONDE ACONTECEM SHOWS PÚBLICOS EM ALGUMAS FESTAS NACIONAIS. AÍ LOTA DE GENTE. UMA ALEGRIA E UM BALAGAN ( BAGUNÇA) COMPLETA, MAS DELICIOSA.

ENFIM... MAIS UM LUGAR DE ISRAEL PRÁ TE APRESENTAR.
GOSTOU? 
ENTÃO VENHA!!! OU VIAJE COMIGO POR AQUI. É UM PRAZER TER SUA COMPANHIA.










































RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...