ISRAEL ABRIU OS OLHOS POR UMA NOITE - OS OLHOS PELOS ANIMAIS

ISRAEL PARA ANIMAIS- OLHEM EM SEUS OLHOS




DESCOBRI QUE NO ANO PASSADO HOUVERAM VÁRIAS MANIFESTAÇÕES EM 41 CIDADES DO MUNDO PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS.

A MAIOR MANIFESTAÇÃO REALIZADA EM ISRAEL PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS, TEVE 3000 PESSOAS PARTICIPANTES. ATRAVÉS DO FACEBOOK, TORNOU-SE UM EVENTO INTERNACIONAL, QUANDO EM VÁRIOS PAÍSES ACONTECEU O MESMO.

AS RUAS DE TEL AVIV FICARAM LOTADAS. 
A INTENÇÃO DO PROTESTO FOI REUNIR AS VÁRIAS FACÇÕES QUE LUTAM PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS, INCLUINDO AQUELES QUE REJEITAM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, PROTESTANDO CONTRA A VIOLAÇÃO DOS ANIMAIS NA ALIMENTAÇÃO, CONTRA OS ANIMAIS EM TESTES DE INDÚSTRIA, CONTRA OS ANIMAIS DO COURO E DA PELE, ASSIM COMO DA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO.
CADA GRUPO TINHA UM LÍDER COM UM MEGAFONE PROTESTANDO O QUE ELE REPRESENTA.
NA PRAÇA DA CINEMATECA EM TEL AVIV, FOI APRESENTADO UM FILME MOSTRANDO ATIVISTAS DE TODO MUNDO.
DEPOIS MILHARES DE MANIFESTANTES COBRIRAM SEUS OLHOS COMO METÁFORA OPORTUNA PARA OCULTAR O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS.


TOMARA QUE A CONSCIÊNCIA FIQUE CADA VEZ MAIOR, POIS NÃO É JUSTO COM OS BICHINHOS SOFREREM DESSA FORMA.
AQUI EM TEL AVIV, SEGUNDO O QUE ME INFORMARAM, HOUVE NUMA DETERMINADA ÉPOCA, UMA GRANDE INFESTAÇÃO DE RATOS. 
PARA COMBATEREM O PROBLEMA, SOLTARAM MUITOS GATOS NAS RUAS. ATÉ HOJE VEMOS MUITOS GATOS POR AQUI, POIS ACABARAM SE PROLIFERANDO.
NINGUÉM PODE MACHUCÁ-LOS E MUITOS DEIXAM RAÇÃO E ÁGUA PARA ELES. TEM GATOS DE TODOS OS TIPOS POR AQUI. 
NUNCA TINHA VISTO TANTO GATO JUNTO COMO VI AQUI. 

COMO O JUDAÍSMO VÊ OS DIREITOS DOS ANIMAIS?


EMBORA NÃO SEJA MUITO CONHECIDO, DE ACORDO COM O JUDAÍSMO, OS ANIMAIS FAZEM PARTE DA CRIAÇÃO DE DEUS E AS PESSOAS TEM RESPONSABILIDADES PARA COM ELES.
A TRADIÇÃO JUDAICA DIZ QUE SOMOS PROIBIDOS  DE SERMOS CRUÉIS COM OS ANIMAIS E QUE DEVEMOS TRATÁ-LOS COM AMOR. SEGUNDO A TORÁ (INSTRUÇÃO, APONTAMENTO, LEI), NÃO PODEMOS CAUSAR DOR A QUALQUER CRIATURA VIVA.
SEGUNDO OS SALMOS 104 E 148, EXISTE UMA ESTREITA IDENTIFICAÇÃO DE DEUS COM AS FERAS DO CAMPO, AS CRIATURAS DO MAR E AS AVES DO CÉU. 
ANIMAIS MARINHOS RECEBERAM A  MESMA BÊNÇÃO QUE AS PESSOAS
... SEDE FECUNDOS E MULTIPLICAI-VOS...
 OS SALMOS INDICAM A PREOCUPAÇÃO DE DEUS PARA COM OS ANIMAIS.
A CHAIA NEFESH (ALMA VIVENTE) FOI APLICADO NO GÊNESIS PARA ANIMAIS E PESSOAS.
A  TORÁ DIZ QUE OS ANIMAIS TAMBÉM SÃO CRIATURAS DE DEUS, POSSUINDO SENSIBILIDADE E CAPACIDADE DE SENTIR DOR, PORTANTO, ELES DEVEM SER PROTEGIDOS COM COMPAIXÃO E JUSTIÇA.
OS SALMOS INDICAM A PREOCUPAÇÃO COM OS ANIMAIS... SATISFAZER O DESEJO DE TODOS OS SERES VIVENTES, FORNECENDO ALIMENTO E CARINHO.
SEGUNDO A TORA, DEUS PREPAROU CADA ANIMAL PARA SUAS NECESSIDADES... POR EXEMPLO: O CAMELO TEM CAUDA CURTA , DE MODO QUE SUA CAUDA NÃO SE ENREDE QUANDO SE ALIMENTA DE ESPINHOS NO DESERTO. O BOI TEM UMA LONGA CAUDA PARA QUE ELE POSSA SE PROTEGER DOS MOSQUITOS QUANDO SE ALIMENTA NAS PLANÍCIES. AS ANTENAS DOS GAFANHOTOS SÃO FLEXÍVEIS PARA QUE ELES NÃO FIQUEM CEGOS POR SEUS TENTÁCULOS BATENDO CONTRA AS ÁRVORES.  
E ASSIM VAI...
NO JUDAÍSMO AQUELE QUE É CRUEL COM OS ANIMAIS NÃO PODE SER CONSIDERADO UM INDIVÍDUO JUSTO. O TALMUD DIZ QUE TODOS OS ANIMAIS DEVEM SER TRATADOS COM HUMANIDADE.
EVITAR O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS, RESPEITAR O MEIO AMBIENTE E CUIDAR DA NATUREZA FAZ PARTE INTEGRAL DO JUDAÍSMO.
HOJE EM DIA VIVEMOS NUM MUNDO TOTALMENTE RACIONAL E MATERIALIZADO ONDE EXISTE UMA FORTE TENDÊNCIA DE MUITOS PROCURAREM A ESPIRITUALIDADE, ATRAVÉS DA PRÁTICA DE UMA ALIMENTAÇÃO MAIS NATURALISTA, COMO FORMA DE SENTIR-SE MAIS EQUILIBRADO ESPIRITUALMENTE.
SOMOS TODOS INSEPARÁVEIS DESSE ELO COM A NATUREZA CRIADO POR DEUS E CABE A NÓS SABERMOS USAR O LIVRE ARBÍTRIO COM RESPONSABILIDADE PRATICANDO SEMPRE UMA DAS GRANDES  MITZVOT (QUALQUER ATO DE BONDADE HUMANA) QUE É O AMOR AO PRÓXIMO, O AMOR À VIDA.

O GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ, EM 1952, ALBERT SCHWWEITZER, DECLAROU NA ÉPOCA:

“QUANDO O HOMEM APRENDER A RESPEITAR ATÉ O MENOR SER DA CRIAÇÃO, SEJA ANIMAL OU VEGETAL, NINGUÉM PRECISARÁ ENSINÁ-LO A AMAR SEU SEMELHANTE.”








RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...