HOJE É O DIA DE JERUSALÉM (IOM YERUSHALAIM)

HOJE É O IOM YERUSHALAIM (DIA DE JERUSALÉM)

JERUSALÉM É A CIDADE SANTA DOS JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS. É UM PATRIMÔNIO MUNDIAL E TAMBÉM UM CENTRO ESPIRITUAL DESDE O SÉCULO X a.C..
 JERUSALÉM FOI DESTRUÍDA DUAS VEZES, SITIADA 23 VEZES, ATACADA 52 VEZES 
E CAPTURADA E RECAPTURADA 44 VEZES.
É A CAPITAL DECLARADA DE ISRAEL, MAS NÃO RECONHECIDA PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL. 
É RESIDÊNCIA DO PRESIDENTE DA NAÇÃO, REPARTIÇÕES DO GOVERNO, SUPREMA CORTE E O PARLAMENTO (KNESSET). JERUSALÉM, COMPLETA E UNIDA É A CAPITAL DE ISRAEL.
IMPOSSÍVEL NÃO SE APAIXONAR POR JERUSALÉM. UM MISTO DE CULTURAS,  COSTUMES, TRADIÇÕES E SOBRETUDO UM BANHO DE ARQUEOLOGIA, ARTE, RELIGIÃO. CAMINHANDO PELA CIDADE VELHA, VOCÊ SENTE UMA ENERGIA INEXPLICÁVEL.  ENTRE VIELAS, RUAS ESTREITAS, TÚNEIS, PASSAGENS SUBTERRÂNEAS, CONSTRUÇÕES TÍPICAS DO LOCAL, ESCADARIAS, VOCÊ TEM UMA SENSAÇÃO DE QUE ESTÁ CAMINHANDO NO TÚNEL DO TEMPO E NUM MAR DE ENERGIAS MUITO FORTES QUE ARREPIAM  E EMOCIONAM.
HOJE, 28 DE MAIO, É UM FERIADO ISRAELENSE QUE COMEMORA O ESTABELECIMENTO DEFINITIVO DO CONTROLE POLITICO E MILITAR SOBRE A TOTALIDADE DA CIDADE SANTA, A PARTIR DO DIA 7 DE JUNHO DE 1967.
É UM DIA REPLETO DE CERIMÔNIAS OFICIAIS DE ESTADO, SERVIÇOS RELIGIOSOS EM MEMÓRIA DOS SOLDADOS QUE TOMBARAM EM BATALHA NA DEFESA DA CIDADE.
ACONTECEM DESFILES MILITARES E A RECITAÇÃO DE BÊNÇÃOS ESPECIAIS NAS SINAGOGAS, ASSIM COMO FESTIVIDADES POPULARES COM APRESENTAÇÕES DE MÚSICA E DANÇA. 
AS ESCOLAS ENSINAM A IMPORTÂNCIA DE JERUSALÉM E REALIZAM TRABALHOS ESPECIAIS SOBRE A DATA.

 JERUSALÉM FOI UMA CIDADE DIVIDIDA DESDE A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DE 1948 ATÉ 1967. 
A PARTE OCIDENTAL ESTAVA NAS MÃOS DOS ISRAELENSES E A PARTE ORIENTAL EXCLUINDO O MONTE SCOPUS ( do hebraico הַר הַצּוֹפִים (Har HaTzofim),é uma montanha (elevação: 834 metros acima do nível do mar no nordeste de Jerusalém), ESTAVA SOB CONTROLE DO REINO JORDANIANO. 
DEPOIS QUE A PARTE ORIENTAL DA CIDADE FOI LIBERTADA, OS MUROS QUE DIVIDIAM A CIDADE FORAM DESTRUÍDOS  E TRÊS SEMANAS DEPOIS O KNESSET (PARLAMENTO DE ISRAEL), DECRETOU UMA LEGISLAÇÃO UNIFICANDO A CIDADE E ESTENDENDO A SOBERANIA ISRAELENSE SOBRE A PARTE ORIENTAL.
IMPORTANTE RESSALTAR QUE SOMENTE DEPOIS DA RETOMADA DA PARTE ORIENTAL, JUDEUS E  CRISTÃOS , TIVERAM ACESSO AOS LOCAIS SAGRADOS, QUE ANTERIORMENTE SOB REGIME JORDANIANO, ERAM PROIBÍDOS.

 O DIA QUE MARCA ESSE EVENTO FOI DECIDIDO UM ANO DEPOIS, PARA CELEBRAR A UNIFICAÇÃO DA CIDADE E A LIGAÇÃO DO POVO JUDEU COM JERUSALÉM AO LONGO DOS TEMPOS.
AQUI EM ISRAEL É UM DIA NORMAL DE TRABALHO EXCETO PARA CERIMÔNIAS OFICIAIS. 
ABAIXO, CAMINHE PELAS RUAS DE JERUSALÉM E DELEITE-SE COM UM POUCO DA BELEZA DESTE LUGAR MÁGICO E ETERNO.
































































































































































































  OREMOS POR PAZ E TRANQUILIDADE ENTRE TODOS OS POVOS DO MUNDO!!!!


שַׁאֲלוּשְׁלוֹם יְרוּשָׁלִָם;    יִשְׁלָיוּאֹהֲבָיִךְ.
 יְהִי-שָׁלוֹם בְּחֵילֵךְ;    שַׁלְוָהבְּאַרְמְנוֹתָיִךְ.
(תְּהִלִּים קכ"ב, ו-ז)
Reze pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que a amam.
Paz dentro das suas muralhas, e prosperidade em seus palácios.
(Salmos 122:6-7)

RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...