GRANDE NO UNIFORME, UM PROJETO LINDO FEITO EM ISRAEL!!!!

EXISTE UM PROJETO EM ISRAEL QUE ACHEI SENSACIONAL.

TUDO COMEÇOU QUANDO O TENENTE CORONEL DA IDF (ISRAEL DEFENSES FORCES), ARIEL ALMOG, PASSOU POR UMA SITUAÇÃO DE ALTO RISCO E FOI PARAR NUM HOSPITAL, ONDE SE DEPAROU COM VÁRIAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E ESPECIAL.
FICOU DOIS MESES E MEIO INTERNADO E APÓS ESSA EXPERIÊNCIA DECIDIU CRIAR UM PROJETO PARA INTEGRAR PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO EXERCITO,  COMO TAMBÉM NA SOCIEDADE E NO MERCADO DE TRABALHO.
AQUI EM ISRAEL, FAZER EXÉRCITO É UMA PARTE NORMAL DA VIDA ENTRE OS ANOS DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR. UMA ESPÉCIE DE RITO DE PASSAGEM NA SOCIEDADE ISRAELENSE.
CERTAMENTE UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA E MARCANTE NA VIDA DE QUALQUER UM.
PORTANTO, É MUITO DIFÍCIL E DOLOROSO PARA UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, SABER QUE AO ATINGIR OS DEZOITO ANOS, TERÁ QUE ENFRENTAR SUAS LIMITAÇÕES E QUE NUNCA PODERÁ SER UM SOLDADO.
TANTO PARA OS PAIS COMO PARA OS FILHOS COM ESSAS NECESSIDADES, TORNA-SE UM PROBLEMA ENCARAR ESSA REALIDADE.
PENSANDO NISSO ALMOG MUDOU ESSA SITUAÇÃO COM O PROJETO “GRANDE NO UNIFORME”.
O OBJETIVO DO PROJETO  É INTEGRAR OS JOVENS COM DEFICIÊNCIA NO IDF, DURANTE 3 ANOS DE SERVIÇO MILITAR, COMO PARTE DE SUA PREPARAÇÃO PARA UMA VIDA INDEPENDENTE NA SOCIEDADE.
COM MUITA PAIXÃO E CUIDADOS CONTÍNUOS ESSE PROJETO TORNOU-SE UMA INSPIRAÇÃO PARA MUITOS.... UMA IMPORTANTE E SIGNIFICATIVA  MISSÃO PARA MUITOS.
OS JOVENS REALIZAM TAREFAS DE APOIO  E TAREFAS PRODUTIVAS E IMPORTANTES PARA O EXÉRCITO.
O INÍCIO DO SERVIÇO É UM TREINAMENTO BÁSICO DE 4 DIAS, INCLUINDO A FORMAÇÃO DE GRUPOS POR PROFISSIONAIS PREPARADOS. DEPOIS DISSO, OS SOLDADOS, HOMENS E MULHERES, ESTÃO INTEGRADOS EM VÁRIAS FUNÇÕES, COMO PARTE DE MÃO DE OBRA, TRABALHANDO EM MONTAGEM DE KITS DE PROTEÇÃO, TRABALHANDO EM DEPÓSITOS DE EMERGÊNCIA, NA LOJA MILITAR, NA LOJA DE IMPRESSÃO, COZINHA, FÁBRICA DE TRITURAÇÃO E EM MUITAS OUTRAS FUNÇÕES.

ESSA IDÉIA MARAVILHOSA CRIOU EXPECTATIVAS AOS JOVENS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CRIOU AUTO ESTIMA, POIS DEIXARAM DE SENTIREM-SE COMO INÚTEIS, SEM PERSPECTIVAS. TORNARAM-SE MEMBROS ÚTEIS NA SOCIEDADE ISRAELENSE.

HOJE SÃO PESSOAS ORGULHOSAS E RADIANTES, POIS DESCOBRIRAM QUE SÃO IMPORTANTES PARA A SOCIEDADE.
O SERVIÇO É FEITO EM UMA ATMOSFERA DE APOIO COM OS SOLDADOS VOLTANDO TODOS OS DIAS PARA SUAS ESTRUTURAS HABITACIONAIS, LOCALIZADAS PERTO DA BASE ONDE SERVEM.
OS APARTAMENTOS SÃO ESPAÇOSOS E EQUIPADOS.
TODOS OS SOLDADOS PARTICIPAM DA LIMPEZA, DA PRODUÇÃO DE COMIDA E OUTRAS TAREFAS BÁSICAS DO DIA A DIA. DESTA FORMA VÃO SE PREPARANDO PARA TOMAREM PARTE ATIVA DA SOCIEDADE, TORNANDO-SE INDEPENDENTES E HÁBEIS PARA SE CUIDAREM SEM AJUDA.
CADA MEMBRO TAMBÉM RECEBE PLANOS INDIVIDUAIS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, COMO OFICINAS DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL E DE LAZER, COMO TEATRO, ESPORTES, ARTES E MUITO MAIS.
A EQUIPE É FORMADA POR PROFISSIONAIS DEDICADOS E EXPERIENTES QUE INVESTEM MUITA ENERGIA E CORAÇÃO A ESTA UNIDADE ESPECIAL DE SOLDADOS.
PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS E PROFESSORES, DÃO ORIENTAÇÃO E MUITA ALEGRIA E AMOR AOS JOVENS. AFINAL É A PRIMEIRA VEZ QUE SAEM DE CASA E DA PROTEÇÃO DE SEUS PAIS PARA DORMIREM FORA EM UMA BASE MILITAR.
MANTER A DIGNIDADE HUMANA E O RESPEITO PELO PRÓXIMO É UM DOS OBJETIVOS DO PROJETO.
APÓS OS 3 ANOS QUANDO CONCLUEM O SERVIÇO MILITAR, ELES SÃO INTEGRADOS EM LOCAIS DE TRABALHO ONDE PODEM DAR CONTINUIDADE AO QUE APRENDERAM.
HÁ ALGUNS MESES ATRÁS A ASSOCIAÇÃO “EMPRESTE UMA MÃO A UMA CRIANÇA ESPECIAL”, (ORGANIZAÇÃO CRIADA EM 2005 POR UM GRUPO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS), ADERIRAM AO PROJETO COM O OBJETIVO DE AUMENTAR A ESCALA DO MESMO E COMERCIALIZÁ-LO PARA MILHARES DE JOVENS QUE SÃO ADEQUADOS AO PROGRAMA E NÃO TEM CONHECIMENTO DE SUA EXISTÊNCIA. 
A IDÉIA É QUE ISSO CRESÇA CADA VEZ MAIS AO LONGO DE TODO PAÍS. 
É ASSIM QUE DEVE SER.... UM RESPONSÁVEL PELO OUTRO, SEMPRE E SEMPRE. DESSA FORMA PODEMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR.











FONTE: PR Newswire iReach, Jewish Press Staff

RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...