YOM HASHOA (DIA DA LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO) - DE ARREPIAR A ALMA

E UM DIA UMA ESTRELA DAVID AMARELA TORNOU-SE UM SÍMBOLO, UM DIFERENCIAL.
QUEM USAVA AQUELA ESTRELA PRESA AO PEITO PERTENCIA AO UM POVO QUE FOI PERSEGUIDO, MORTO, PROIBIDO DE PENSAR NAS PALAVRAS DIGNIDADE LIBERDADE, POIS ELAS DEIXARAM DE EXISTIR. ESTA ESTRELA SIGNIFICAVA EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS HORRENDOS, MORTES, TRISTEZAS, DOENÇAS, FOME,  DESESPERO, PERDAS ENORMES E MARCAS PARA O RESTO DA VIDA DE UM POVO.
O POVO JUDEU QUE VIVIA NA EUROPA FOI OBRIGADO PELO GOVERNO ALEMÃO A USAR A ESTRELA AMARELA, COMO FORMA DE DISTINGUI-LOS DO RESTANTE DA SOCIEDADE.
TODOS NA POLÔNIA, FRANÇA, HOLANDA, BÉLGICA E ESLOVÁQUIA USAVAM ESSA ESTRELA.
NINGUÉM FOI POUPADO. CRIANÇAS, MULHERES, HOMENS, DE TODAS AS IDADES... .NEGROS, HOMOSSEXUAIS, CIGANOS, DEFICIENTES MENTAIS... FAMÍLIAS INTEIRAS EXTERMINADAS EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, EM CÂMARAS DE GÁS, EM EXPERIÊNCIAS HORRENDAS....
MAIS DE CINCO ANOS DE UMA MÁQUINA DE ÓDIO, VIOLÊNCIA, PRECONCEITO, HUMILHAÇÃO, LOUCURA QUE QUASE ACABOU COM OS JUDEUS DO MUNDO.
YOM HASHOAH VEHAGEVURAH.... EM HEBRAICO... SIGNIFICA O DIA DA LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO.
O GOVERNO DE ISRAEL INSTAUROU ESTA DATA, 27 DO MÊS DE NISSAN, 28 DE ABRIL, UMA SEMANA APÓS O FINAL DA PÁSCOA.
ESTE  DIA EM ISRAEL  AS 10 HORAS DA MANHÃ AS SIRENES TOCAM POR 2 MINUTOS E O PAÍS PARA EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO.
TODOS PARAM SEUS VEÍCULOS NAS RUAS E SAEM DOS CARROS. AS PESSOAS PERMANECEM EM SILÊNCIO POR ESTE PERÍODO. TODAS AS BANDEIRAS SÃO HASTEADAS AO MEIO EM RESPEITO E MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS E SOBREVIVENTES.
PARA QUEM ESTÁ AQUI, É UM MOMENTO ARREPIANTE. 
A SHOAH (HOLOCAUSTO) É UM SIMBOLISMO DE ATÉ ONDE CHEGOU A MALDADE HUMANA. QUANTAS ATROCIDADES COMETIDAS, DISCRIMINAÇÃO.... QUANTAS CICATRIZES FICARAM .... QUANTOS TRAUMAS, QUANTAS MARCAS....
EXISTEM VÁRIOS MUSEUS PELO MUNDO DOCUMENTANDO TUDO QUE ACONTECEU. 
COMO PODE AINDA TER  GENTE QUE DUVIDA DISSO?
COMO PODE AINDA TER GENTE QUE DESEJA QUE ISSO SE REPITA? GENTE? 
ESTE DIA TEM UM SIGNIFICADO ENORME PARA JUDEUS DE TODO O MUNDO.
COMO DISSE MARTIN LUTHER KING....
“O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS SIM O SILÊNCIO DOS BONS”
PENSEMOS MUITO NISSO....
APESAR DE TANTO SOFRIMENTO E TANTAS LUTAS ATÉ CONSEGUIRMOS TER A NOSSA PÁTRIA, CONTINUAMOS EM PÉ, ACREDITANDO EM DEUS, COM FÉ E GARRA, PRATICANDO AS TRADIÇÕES E ACREDITANDO SEMPRE NUM MUNDO DE PAZ.
DIA DE RELEMBRAR, REFLETIR E AGIR PARA QUE ISSO NUNCA MAIS SE REPITA, AFINAL SOMOS TODOS SERES HUMANOS E VIEMOS DO MESMO LUGAR E VAMOS TODOS PARA O MESMO LUGAR, INDEPENDENTE DE CREDO, RAÇA OU COR.

HOJE TEMOS UMA NAÇÃO LIVRE E SOBERANA QUE SE DESTACA EM VÁRIOS SEGUIMENTOS E CADA VEZ MELHOR E MAIS FORTE COM A GRAÇA DE DEUS. 
ABAIXO FOTOS DO MUSEU YAD VASHEM DE JERUSALÉM. FOTOS TIRADAS SORRATEIRAMENTE PARA QUE VOCÊ POSSA CONHECER UM POUCO MAIS DE PERTO A HISTÓRIA DRAMÁTICA DE MILHÕES DE JUDEUS QUE PASSARAM PELO HOLOCAUSTO.



























































... QUE DEUS ILUMINE E PROTEJA A TODOS...

FONTES: Lídia Neves, jornalista, Enciclopédia Judaica

RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...