PESSACH.... PASSAGEM...COMO É EM ISRAEL?

ESTAMOS NA ÉPOCA DO PESSACH... PASSAGEM... PÁSCOA JUDAICA.
É MUITO INTERESSANTE VIVER EM ISRAEL E SENTIR À FLOR DA PELE A TRADIÇÃO. MESMO QUE VOCÊ NÃO SEJA TÃO RELIGIOSO, VOCÊ ACABA SE INCORPORANDO AOS COSTUMES, POIS O PAÍS INTEIRO VIVE A COMEMORAÇÃO.
O COMÉRCIO TODO ESTÁ VOLTADO PARA ISSO.
A PREFEITURA LIMPA OS CANTEIROS, PLANTAS E FLORES DAS CIDADES, POIS EM PARALELO AO PESSACH, A PRIMAVERA CHEGOU PARA EMBELEZAR AS CIDADES.
OS MORADORES CONTRATAM SERVIÇOS DE JARDINEIROS PARA LIMPAREM SEUS JARDINS.
OS SUPERMERCADOS LIQUIDAM OS PRODUTOS QUE NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS NESTA SEMANA.
AS LOJAS VENDEM CESTAS PRONTAS PARA AS PESSOAS SE PRESENTEAREM, POIS AQUI ESTA ATITUDE É BEM COMUM NESTA DATA.
AS ESCOLAS PARAM UMA SEMANA ANTES DO PESSACH, PARA QUE TODOS POSSAM LIMPAR SUAS CASAS E SE PREPARAREM PARA A COMEMORAÇÃO.
COMO AS CRIANÇAS FICAM DUAS A TRÊS SEMANAS SEM AULA, COMEÇAM A FUNCIONAR COLÔNIAS DE FÉRIAS E PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS PARA A CRIANÇADA.
TEM FAMÍLIAS QUE ALÉM DE FAZEREM A LIMPEZA DA CASA, PARA TIRAR O CHAMETZ   (alimentos fermentados que são proibidos durante a festa judaica da Páscoa) ,PINTAM TAMBÉM AS PAREDES... UMA FORMA DE RENOVAÇÃO DE ENERGIAS. NESTA ÉPOCA, PINTORES E JARDINEIROS FICAM CHEIOS DE SERVIÇO E AS LOJAS DE TINTAS FAZEM PROMOÇÃO DE MATERIAL PARA PINTURA.
QUANDO PESSACH COMEÇA, OS SUPERMERCADOS TAMPAM COM PLÁSTICO BRANCO TODAS AS PRATELEIRAS QUE POSSUEM OS PRODUTOS PROIBIDOS (COM FERMENTO).
NOS BAIRROS RELIGIOSOS, VEMOS MUITAS PESSOAS QUEIMANDO O CHAMETZ  (ALIMENTOS FERMENTADOS) NAS RUAS. PARA QUEM NUNCA VIU, É BEM INTERESSANTE E PITORESCO ASSISTIR ESTAS CENAS.
MUITO COMUM NESTA ÉPOCA AS PESSOAS TIRAREM FÉRIAS E APROVEITAREM PARA DESCANSAR OU VIAJAR. OS ÓRGÃOS PÚBLICOS FECHAM POR UMA SEMANA MAS O COMÉRCIO DEPOIS DO FERIADO, FUNCIONA NORMALMENTE.
O FERIADO INICIA NA SEGUNDA FEIRA PRÓXIMA E SEGUE ATÉ TERÇA, MAS COMEMORA-SE TODA A SEMANA EM CADA CASA, SEGUINDO A ALIMENTAÇÃO DE ACORDO COM OS LIVROS SAGRADOS.
MUITO INTERESSANTE QUE AQUI OS DESCARTÁVEIS SÃO MUITO UTILIZADOS , PRINCIPALMENTE NESSAS FESTAS. TEM LOJAS ESPECIALIZADAS EM DESCARTÁVEIS. TEM UNS QUE ATÉ DÃO PENA DE JOGAR FORA, POIS SÃO DE BOA QUALIDADE E SUPER BONITOS.
POR CONTA DA LIMPEZA NECESSÁRIA, EM TODOS OS MERCADOS EXISTEM PROMOÇÕES DE PRODUTOS DE LIMPEZA.
TODA A POPULAÇÃO VIVENDO O PESSACH DE FORMA INTEGRAL.
 ISSO É MUITO BACANA DE SE VER.
ENFIM... AQUI TODOS QUE QUEREM E PODEM, TEM FACILIDADES PARA FAZER UM PESSACH BONITO E FARTO PARA SUAS FAMÍLIAS E AMIGOS. 
MUITAS RECEITAS JUDAICAS DE VÁRIAS REGIÕES DO MUNDO PARA ESTA ÉPOCA SÃO PRATICADAS. CADA FAMÍLIA SEGUE SEUS COSTUMES DE ACORDO COM SUA ETNIA, TANTO OS SEFARADIS (Judeus Ibéricos), COMO OS ASHKENAZIS (Judeus da Europa Central e Oriental) E OUTROS JUDEUS DAS VÁRIAS REGIÕES DO MUNDO.
TODOS EM PROL DE COMEMORAREM O PESSACH EM VOLTA DE UMA MESA SEGUINDO AS TRADIÇÕES E COMPARTILHANDO ESSE MOMENTO COM FAMÍLIA E AMIGOS, CADA UM DA SUA FORMA, MAS TODOS COM O MESMO OBJETIVO.
MUITO BOM VIVER A TRADIÇÃO À FLOR DA PELE.
A PALAVRA PESSACH VEM DO HEBRAICO E SIGNIFICA PASSAGEM. NESTA DATA RECORDAMOS A LIBERTAÇÃO DO POVO DE ISRAEL DO EGITO.
A PRIMEIRA CELEBRAÇÃO DE PESSACH OCORREU HÁ 3500 ANOS QUANDO DE ACORDO COM A TORÁ, DEUS ENVIOU DEZ PRAGAS SOBRE O POVO DO EGITO. ANTES DA DÉCIMA PRAGA, O PROFETA MOISÉS FOI INSTRUÍDO A PEDIR QUE CADA FAMÍLIA HEBRÉIA SACRIFICASSE UM CORDEIRO E COLOCASSEM NOS UMBRAIS DAS PORTAS DE SUAS CASAS A MEZUZÁ ( (do hebraico מזוזה "umbral") é o nome de um mandamento da Torá que ordena que seja afixado no umbral das portas um pequeno rolo de pergaminho (klaf) que contém as duas passagens da Torá que ordenam este mandamento )  , PARA QUE NÃO FOSSEM ACOMETIDOS PELA MORTE DE SEUS PRIMOGÊNITOS.
CHEGADA A NOITE OS HEBREUS COMERAM A CARNE DO CORDEIRO, ACOMPANHADA DE PÃES ÁZIMOS E ERVAS AMARGAS. À MEIA NOITE UM ANJO ENVIADO POR DEUS, FERIU DE MORTE TODOS OS PRIMOGÊNITOS EGÍPCIOS, DESDE OS PRIMOGÊNITOS DOS ANIMAIS ATÉ MESMO OS DA CASA DO FARAÓ.
O FARAÓ ENTÃO TEMENDO A IRA DIVINA, ACEITOU LIBERAR O POVO DE ISRAEL PARA ADORAÇÃO NO DESERTO.
COMO RECORDAÇÃO DESSA LIBERAÇÃO E DO CASTIGO DE DEUS SOBRE O FARAÓ, FOI INSTITUÍDO PARA TODAS AS GERAÇÕES O SACRIFÍCIO DE PESSACH, OU SEJA, A MORTE DO CORDEIRO E A INGESTÃO DO PÃO ÁZIMO (SEM FERMENTO).
ENTÃO, ATÉ HOJE FAZEMOS O SEDER (ORDEM) DE PESSACH, COMENDO COMIDAS ESPECIAIS, CADA UMA COM SEUS SIGNIFICADOS E FAZENDO A LEITURA DA HISTÓRIA VIVIDA POR NOSSO POVO, ONDE ADULTOS E CRIANÇAS SE ENVOLVEM NESSE MOMENTO, COMEMORANDO ESTA PASSAGEM DO POVO JUDEU PARA A LIBERDADE.

DESEJO A TODOS UM PESSACH E UMA PÁSCOA FELIZ, COM SAÚDE, HARMONIA E QUE NESSE MOMENTO TÃO ESPECIAL, VOCÊ CONSIGA TRANSFORMAR AS ENERGIAS NEGATIVAS EM POSITIVAS PARA PODER DAR CONTINUIDADE À SUA VIDA DE FORMA CLARA, PACÍFICA E PROVEITOSA, MAS SEMPRE COM UMA DOSE DE OUSADIA.






















RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...