ENERGIA SOLAR EM ISRAEL

ANDANDO PELAS RUAS E CIDADES DE ISRAEL, COMECEI A OBSERVAR A QUANTIDADE DE BOILERS (CALDEIRA AQUECEDORA DE ÁGUA) QUE TEM EM CIMA DE MUITOS  PRÉDIOS. FUI ATRÁS DISSO PRÁ CONFERIR E DESCOBRIR O POR QUE.
TEM CURIOSIDADE???? LEIA ISSO....
ALGUMAS EMPRÊSAS DE ENERGIA SOLAR ISRAELENSES SÃO LÍDERES MUNDIAIS NO DESENVOLVIMENTO DE ENERGIA SOLAR PARA PRODUZIR ELETRICIDADE.
APESAR DE SEU TAMANHO, ISRAEL COM MAIS DA METADE DE SEU TERRITÓRIO DESÉRTICO, FOI UM PIONEIRO DA ENERGIA SOLAR DESDE SEU INÍCIO EM 1948. 
QUEM INVENTOU A CALDEIRA SOLAR FOI UM ISRAELENSE CHAMADO LEVI YISSAR POR VOLTA DE 1950, QUANDO A ELETRICIDADE ERA MUITO CARA E DEVIDO A UMA FALTA DE ENERGIA MUITO GRAVE NA ÉPOCA. HOUVE ESCASSEZ DE COMBUSTÍVEL NO NOVO ESTADO DE ISRAEL E O GOVERNO NÃO PERMITIA AQUECIMENTO DE ÁGUA DAS 18:00HS ATÉ AS 22:00HS.
 A SITUAÇÃO SE AGRAVOU E O ENGENHEIRO LEVI YISSAR PROPÔS QUE AO INVÉS DE CONSTRUIR MAIS GERADORES ELÉTRICOS, AS CASAS DEVERIAM MUDAR PARA AQUECEDORES SOLARES DE ÁGUA.
O QUE ELE FEZ????
COLOCOU UMA CALDEIRA ELÉTRICA MODIFICADA SOBRE O TELHADO DE UM EDIFÍCIO E LIGADA POR TUBOS A DUAS PLACAS DE COLETOR FEITOS COM VIDRO SIMPLES. QUANDO O SOL BATIA POR ALGUMAS HORAS DO DIA NESSE VIDRO, ELE AQUECIA A CALDEIRA. A ÁGUA AQUECIDA EM SEGUIDA SE ENCAMINHAVA POR GRAVIDADE À CALDEIRA DE ISOLAMENTO ONDE FOI ARMAZENADA PARA USO POSTERIOR EM COZINHAS E BANHEIROS.
ESTE ENGENHEIRO LOGO ABRIU A PRIMEIRA EMPRESA DE VENDAS DE TAIS DISPOSITIVOS EM 1953.
BREVEMENTE TORNOU-SE TÃO POPULAR QUE AS PESSOAS TINHAM QUE ESPERAR SEMANAS PARA COMPRAR OS SUAS PRÓPRIAS CALDEIRAS SOLARES.
EM POUCO TEMPO MAIS DE 50 MIL TINHAM SIDO VENDIDOS.
A PARTIR DE 1990 TODOS OS EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS FORAM OBRIGADOS PELO GOVÊRNO A INSTALAR SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA.
VÁRIAS EMPRESAS ISRAELENSES COMEÇARAM A EXPORTAR O DISPOSITIVO, PARA PAÍSES DO MEDITERRÂNEO COMO GRÉCIA, TURQUIA E ITÁLIA.
FORAM SURGINDO VERSÕES MAIS MODERNAS INCLUINDO AQUECIMENTO ELÉTRICO AUXILIAR PARA AQUECER A ÁGUA EM DIAS NUBLADOS, ASSIM COMO EQUIPAMENTOS DESENVOLVIDOS PARA AQUECER GRANDES EDIFÍCIOS DE APARTAMENTOS, ONDE GRANDES PLACAS COLETORAS ENVIAM ÁGUA PARA AMBOS OS TANQUES DE ÁGUA PARTICULARES INDIVIDUAIS OU PARA GRANDES CONDOMÍNIOS, ONDE A ÁGUA AQUECIDA É COMPARTILHADA POR PARTE DOS INQUILINOS. HOJE  EM DIA A MAIORIA DOS MORADORES DE HABITAÇÕES PRIVADAS OU PEQUENOS EDIFÍCIOS TEM CALDEIRAS INSTALADAS, O QUE REDUZ CONSIDERAVELMENTE O CONSUMO DE ELETRICIDADE. A FAMOSA CALDEIRA SOLAR AINDA ESTÁ MUITO EM USO  ATÉ MESMO NOS EUA, AUSTRÁLIA E OUTROS PAÍSES , INCLUSIVE JORDÂNIA, EGITO, TUNÍSIA E PAÍSES DO NORTE DA ÁFRICA.
HOJE ISRAEL É O LÍDER MUNDIAL NO USO DE ENERGIA SOLAR PERCAPITA, COM 85% DOS DOMICÍLIOS UTILIZANDO SISTEMAS SOLARES TÉRMICOS.
O USO DOS AQUECEDORES SOLARES DE ÁGUA É ESTIMADO PARA SALVAR O PAÍS DE DOIS MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO POR ANO.

BACANA, NÉ? 







RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...