ENERGIA A PARTIR DO TRÂNSITO EM ISRAEL?? COMO É ISSO??

A ENERGIA QUE VEM DAS ESTRADAS

CLARO QUE TRÂNSITO PREJUDICA TODO MUNDO,  SEM FALAR DA POLUIÇÃO, DA PERDA DE TEMPO, DO STRESS.

POIS É....  UMA EMPRESA ISRAELENSE ENCONTROU UMA MANEIRA DE PRODUZIR ENERGIA A PARTIR DA PRESSÃO DOS VEÍCULOS NO ASFALTO.  JÁ QUE NÃO TEM COMO EVITAR, ENTÃO QUE SEJA PROVEITOSO DE ALGUMA FORMA.

COM UMA EQUIPE DE 12 PESSOAS E O INVESTIMENTO PRIVADO DE US$ 3 MILHÕES, A EMPRESA INNOWATTECH INSTALOU GERADORES DEBAIXO DE CALÇADAS , MALHAS VIÁRIAS E FERROVIÁRIAS, CAPAZES DE ARMAZENAR ENERGIA A PARTIR DO MOVIMENTO E PESO, POR MEIO DO PROCESSO DE PIEZELETRICIDADE, OU SEJA, QUANTO MAIS TRÂNSITO MAIS ENERGIA.

AGORA, CÁ ENTRE NÓS, O QUE SIGNIFICA PIEZELÉTRICO????

Quando determinados tipos de cristais são submetidos a trações e compressões mecânicas, sua estrutura cristalina produz uma tensão proporcional à intensidade desta deformação. Este fenômeno é conhecido como efeito piezelétrico direto. De modo contrário, quando uma tensão é aplicada nestes tipos de materiais, sua estrutura produz forças de tração ou compressão que alteram as dimensões do cristal. Este efeito é conhecido como efeito piezelétrico reverso.

Materiais piezéletricos são excelentes na confecção de transdutores.

ENTENDEU AGORA?

ENTÃO...
LIGADA AO INSTITUTO TECHNION DE ISRAEL, A INNOWATTECH COMEÇOU IMPLANTANDO O PROJETO A PARTIR DE 2010 NAS PRINCIPAIS CIDADES, COMEÇANDO PELAS ISRAELENSES E NORTE-AMERICANAS.

ELES ESTÃO TRABALHANDO NUM PROGRAMA PARA INSTALAR GERADORES EM SHOPPINGS E NO METRÔ DE NOVA YORK, CAPTANDO A ENERGIA DO MOVIMENTO DOS PEDESTRES.
INCRÍVEL, NÉ?
O PROFESSOR HAIM ABRAMOVICH FUNDADOR DA ORGANIZAÇÃO, EXPLICA QUE UMA AVENIDA COM MENOS DE 1,6 KM, 4 FAIXAS E POR ONDE CERCA DE MIL VEÍCULOS CIRCULAM POR HORA, PODE CRIAR APROXIMADAMENTE 0,4 MEGAWATTS DE POTÊNCIA, O SUFICIENTE PARA ALIMENTAR 600 CASAS. O CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DOS GERADORES É DE U$650 MIL POR QUILÔMETRO, OU SEJA, US$6,5 MIL POR KILOWATT. ESSE CUSTO DEVE CAIR QUANDO COMEÇAR UMA PRODUÇÃO EM MASSA, TORNANDO O SISTEMA MUITO MAIS BARATO.
COMO 80% DA ENERGIA SERÁ SEMPRE GERADA POR CAMINHÕES E DEMAIS VEÍCULOS PESADOS E MAIS LARGOS, OS PESQUISADORES CONCLUÍRAM QUE OS GERADORES TEM DE FICAR POSICIONADOS A 60 CM DO ACOSTAMENTO. 
NA FASE DE TESTES, ELES FORAM LIGADOS A UM APARELHO QUE MEDE A CORRENTE ELÉTRICA. QUANDO UM CAMINHÃO PASSAVA, A CORRENTE SUBIA E NO POSTE, AS LÂMPADAS SE ACENDIAM.
A IDÉIA É APRIMORAR ESSA TECNOLOGIA PARA DISTRIBUÍ-LA EM ESCALA NACIONAL.
MUITAS EMPRESAS SE INTERESSARAM POR ESSE PROJETO. O MC DONALD'S, POR EXEMPLO, TEVE A IDÉIA DE INSTALAR O SISTEMA EM SUAS FILAS, PARA QUE OS CONSUMIDORES GEREM ENERGIA ENQUANTO ESPERAM PARA COMER. 
ENTRE 3 E 6 CM DE PROFUNDIDADE NO SOLO DA ESTRADA DE HAIFA, AO NORTE DE ISRAEL, HÁ GERADORES QUE TRANSFORMAM EM ENERGIA A FORÇA MECÂNICA DA PRESSÃO DOS PNEUS DOS VEÍCULOS.

SEGUNDO URI AMIT, PRESIDENTE DA INNOWATTECH, TEREMOS A MAIOR PIEZELÉTRICA DO MUNDO.
MUUUUITO BACANA!!!!

MAIS UM DETALHE INTERESSANTE DE ISRAEL....







FONTE: ISTO É


RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...