YAFFO... MAGIA DIA E NOITE

PASSEANDO POR YAFFO....

JAFA, JAFFA, YAFFO.... EM HEBRAICO SIGNIFICA BONITA, BELA... ACREDITA-SE QUE ESSE NOME FOI DADO POR CAUSA DO BRILHO DO SOL QUE REFLETIA EM SEUS EDIFÍCIOS.
YAFFO É UMA CIDADE PORTUÁRIA, SITUADA AO SUL DE TEL AVIV. É UM PONTO HISTÓRICO CONTRASTANTE EM RELAÇÃO À TEL AVIV. A PARTIR DE 1950, FOI INCORPORADA A TEL AVIV, FORMANDO UMA ÚNICA MUNICIPALIDADE, LEVANDO O NOME OFICIAL DE TEL AVIV-YAFO. DIZEM QUE POR ESTA ZONA, O PROFETA JONAS TENHA SIDO ENGOLIDO POR UM PEIXE GRANDE, TALVEZ UMA BALEIA.
ESTA CIDADE QUE DÁ FÁCIL ACESSO MARÍTIMO A JERUSALÉM, PASSOU NAS MÃOS DE DIVERSOS POVOS... FRANCESES, TURCOS, BRITÂNICOS.  PREDOMINANTEMENTE ÁRABE, É UM DOS GRANDES EXEMPLOS DE CONVIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE JUDEUS E ÁRABES.
NA ANTIGUIDADE YAFFO FOI UM DOS PORTOS MAIS IMPORTANTES ATÉ A INAUGURAÇÃO DO PORTO DE ASHDOD EM 1965, QUANDO FOI DESATIVADO. HOJE O PORTO DE HAIFA É O MAIOR DO PAÍS.
YAFFO FOI UM LOCAL ESTRATÉGICO, ONDE AS TROPAS TURCAS SE CONCENTRAVAM. NAPOLEÃO CHEGOU A INVADIR A CIDADE.
DESDE O FIM DO SÉCULO 19, TAMBÉM EXISTIRAM PLANTAÇÕES DE LARANJAS AO REDOR DA CIDADE, PRIMEIRAMENTE PLANTADAS POR JUDEUS CHEGADOS DA EUROPA, QUE PASSARAM A COMPOR UMA PARTE SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO DE YAFFO, A PARTIR DOS ANOS FINAIS DO IMPÉRIO OTOMANO.
EM 1909 FOI CONSTRUÍDA TEL AVIV E A PARTIR DAÍ A HISTÓRIA DE YAFFO ESTÁ LIGADA INTIMAMENTE A TEL AVIV, SENDO FUNDIDAS EM 1950, DOIS ANOS APÓS A PROCLAMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL FORMANDO COM ELA UMA SÓ MUNICIPALIDADE.
HOJE YAFFO ESTÁ BEM CONSERVADA, PRESERVANDO SUA ATMOSFERA ANTIGA, ATRAINDO TURISTAS DO MUNDO TODO.
É UM DELÍCIA CAMINHAR POR SUAS RUELAS E PELO PORTO. CONSTRUÇÕES ANTIGAS, REPLETAS DE BARES, ATELIES, CAFÉS, MUSEUS, FEIRAS DE ARTE…SIMPLESMENTE TUDO MUITO LINDO COM UMA ENERGIA CONTAGIANTE.
NA VELHA YAFFO EXISTEM RESTAURANTES MARAVILHOSOS, ONDE COME-SE MUITO BEM. ALGUNS MAIS CAROS, OUTROS NÃO, MAS COM SHAWARMAS, FALAFEIS E BEIGALES DELICIOSOS. E CLARO... TEM SORVETERIAS TAMBÉM.
SHAWARMA
SHAWARMA NA PITA

Shawarma - é um prato originalmente composto de fatias finas de frango, carne de vaca ou de carneiro assados em um espeto vertical e servidas no pão sírio (pita), na baguete ou no prato com legumes e outros acompanhamentos.

FALAFEL

Falafel é um salgadinho originário do Oriente Médio. Consiste em bolinhos fritos de grão de bico ou fava moídos e normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho.
Muitas vezes, são consumidos em porções ou em pão pita, com humus (pasta de grão de bico),tahine (pasta de gergelim) e salada de pepino, alface,repolho, tomate e cebola.
DÁ ATÉ ÁGUA NA BOCA EM ESCREVER ISSO..... HUMMMM...

EM YAFFO HÁ O MERCADO DO PISHPISHIM, UM MERCADO DE PULGAS, ONDE ENCONTRA-SE DE TUDO. UM LUGAR CHEIO DE COISAS VELHAS E ALGUMAS BEEEM INTERESSANTES. ANDANDO PELAS RUELAS DA CIDADE SE DESCOBRE UM MONTE DE COISAS LEGAIS. VALE MUITO A PENA FAZER ESSE PASSEIO COM CALMA DE DIA E DE NOITE, POIS EM CADA PERÍODO YAFFO TEM SUAS BELEZAS INCOMPARÁVEIS.

















             DE YAFFO VOCÊ ENXERGA TODA ORLA DE TEL AVIV... UMA PAISAGEM ENCANTADORA.













CONHEÇA YAFFO DE DIA, MAS NÃO DEIXE DE IR À NOITE... OUTRO ESPETÁCULO...
MUITA GENTE CAMINHANDO, CONHECENDO, CURTINDO... TURISTAS FOTOGRAFANDO... 
 O HOMEM PESCANDO SOLITARIAMENTE NA MARINA ....
A VISÃO NOTURNA DA ORLA DE TEL AVIV....
NÃO SEI SE É A MINHA VISÃO DE ARTISTA, MAS PARECE UM SONHO...
 INSPIRAÇÃO PARA MUITAS PINTURAS!!!















































PARA QUEM MORA EM ISRAEL COMO EU, É IMPOSSÍVEL NÃO VOLTAR VÁRIAS VEZES NESTE LUGAR,  CADA VEZ QUE PASSO POR LÁ, DESCUBRO ALGUM DETALHE A MAIS QUE SEMPRE VALE A PENA. 
SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL....

RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...