VOCÊ SABE ALGO SOBRE KIBUTZ?

  KIBUTZ SIGNIFICA GRUPO, EM HEBRAICO TRANSLITERADO KVUTZÁ. NO PLURAL... KIBUTZIM.
  ALGUNS DELES SÃO VERDADEIRAS PINTURAS DE TÃO BONITOS QUE SÃO. MUITOS SÃO UM LUGAR TRANQUILO E SAUDÁVEL PARA SE MORAR E CRIAR OS FILHOS.
  IMAGINO QUE DEVE SER UMA DELÍCIA MORAR NUM LUGAR DESSES, ONDE O CONTATO COM A NATUREZA É DIÁRIO E ONDE NÃO EXISTE O STRESS DA CIDADE URBANA.
 OS KIBUTZIM ISRAELENSES FORAM CRIADOS PELA NECESSIDADE DE VIDA EM COMUNIDADE E INSPIRADOS NA IDEOLOGIA SOCIALISTA.
  O PRIMEIRO KIBUTZ FOI CRIADO HÁ MAIS DE 90 ANOS. O KIBUTZ É UMA IDÉIA REVOLUCIONÁRIA BASEADA EM UMA SOCIEDADE DE VOLUNTARIADO EM QUE AS PESSOAS VIVEM SOB OS TERMOS DE UM CONTRATO SOCIAL ESPECÍFICO, COM OS PRINCÍPIOS SOCIAIS E ECONÔMICOS IGUALITÁRIOS E COMUNITÁRIOS.
 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA VIDA NO KIBUTZ SÃO O COLETIVISMO EM TERMOS DE PROPRIEDADE E A COOPERAÇÃO NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E VIDA SOCIAL. SENDO ASSIM, OS MEMBROS DO KIBUTZ PERTENCEM A UMA UNIDADE MAIOR QUE SEUS PRÓPRIOS CÍRCULOS FAMILIARES.
  OS PRIMEIROS KIBUTZIM FORAM FUNDADOS NO INÍCIO DO SÉCULO XX POR JOVENS PIONEIROS E SUA IDEOLOGIA FOI CRIADA E DESENVOLVIDA ANTES E DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DA CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL.
  ELES TIVERAM UM PAPEL IMPORTANTE EM QUASE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS. REPRESENTANDO APENAS 3% DE POPULAÇÃO, ELES TEM MARCADO PROFUNDAMENTE A PRODUÇÃO, CULTURA E IDEOLOGIA DE ISRAEL.
  O FUNCIONAMENTO DO KIBUTZ ERA BASEADO NA PREMISSA DE QUE TODAS AS RECEITAS GERADAS PELO PRÓPRIO E SEUS MEMBROS ERAM DESTINADOS A UM FUNDO COMUM. ESSAS RECEITAS ERAM USADAS PARA GERENCIAR O KIBUTZ, REALIZAR INVESTIMENTOS E ASSEGURAR O APOIO E O RESPEITO MÚTUO ENTRE SEUS MEMBROS.
  HOJE EM DIA O MOVIMENTO KIBUTZIANO ESTÁ PASSANDO POR UM PROCESSO DE MUDANÇA.
 ALGUNS ASPECTOS QUE ANTERIORMENTE FAZIAM PARTE DA ESFERA PÚBLICA, AGORA PERTENCEM A ESFERA PRIVADA E SÃO DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE CADA MEMBRO DO KIBUTZ E DE SUA FAMÍLIA.
 A IDEOLOGIA PASSADA DOS KIBUTZIM, VEM SOFRENDO PROFUNDAS MUDANÇAS E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE TEM DIMINUÍDO MUITO.
 ATUALMENTE EXISTEM CERCA DE 250 KIBUTZIM NO PAÍS COM UMA POPULAÇÃO MÉDIA DE 125 MIL MEMBROS.

  HÁ CERCA DE 20 KIBUTZIM RELIGIOSOS E OUTROS RELACIONADOS COM OS MOVIMENTOS CONSERVADORES E REFORMISTAS.
  DEPOIS DA REFORMA NACIONAL DO SISTEMA DOS KIBUTZIM, EM 2004, QUEM TRABALHA DENTRO DO KIBUTZ É PAGO POR SEUS SERVIÇOS.
 ANTIGAMENTE QUEM TRABALHAVA FORA DO KIBUTZ, TINHA QUE ENTREGAR SEU SALÁRIO E ATÉ MESMO PRESENTES DE PARENTES QUE VIVIAM EM OUTROS PAÍSES.
 A IDÉIA COLETIVISTA ABRANGIA TODOS OS ASPECTOS DE VIDA DAS FAZENDAS.
 ALGUNS DELES TINHAM UMA CASA DORMITÓRIO ONDE DORMIAM TODAS AS CRIANÇAS AOS CUIDADOS DE ALGUNS MONITORES. TINHA TAMBÉM O REFEITÓRIO EM COMUM, ONDE TODOS FAZIAM SUAS REFEIÇÕES ASSIM COMO UM LOCAL EM COMUM PARA COMEMORAÇÕES E REUNIÕES SOCIAIS ENTRE OS MEMBROS DO KIBUTZ.
  ESSE MODELO ENTROU EM CRISE NA DÉCADA DE 70. NO PRINCÍPIO DA DÉCADA DE 80 ESTIMULADOS PELA ESCALADA INFLACIONÁRIA, MUITAS FAZENDAS BUSCARAM EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS PARA COMPRAR NOVOS ATIVOS, AMPLIAR ANTIGAS EMPRESAS OU PAGAR VELHAS DÍVIDAS. O DINHEIRO SE  DESVALORIZAVA TÃO RÁPIDO QUE PARECIA UM BOM NEGÓCIO: NA HORA DE PAGAR A CONTA , SEU VALOR REAL TINHA DESPENCADO. COM ISSO TUDO, OS SUBSÍDIOS PARA CONSUMO DE ÁGUA E LUZ FORAM CORTADOS, AS LINHAS GENEROSAS DE CRÉDITO FORAM ABOLIDAS, OS BANCOS QUEBRADOS FORAM ASSUMIDOS PELO ESTADO PARA SEREM PRIVATIZADOS, AOS OLHOS ATENTOS DE QUEM ESTAVA FINANCIANDO A SAÍDA DA CRISE, OS EUA E O FMI(FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL).
 NISSO TUDO OS KIBUTZIM, FICARAM EM SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL E TIVERAM QUE VENDER SEUS EMPREENDIMENTOS. VÁRIOS DELES SE TRANSFORMARAM EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS CAMPESTRES. VÁRIOS MORADORES MUDARAM DE ATIVIDADE. ALGUNS ANOS DEPOIS FOI APROVADO O VOTO A FAVOR DAS REFORMAS QUE INSTITUÍRAM SALÁRIOS, ABOLIRAM A PROIBIÇÃO DE PROPRIEDADES INDIVIDUAIS, LIBERARAM O DIREITO DE CONSTRUÇÃO E AMPLIARAM A CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES AVULSOS. ACONTECEU ENTÃO A PRIVATIZAÇÃO DAS FAZENDAS COLETIVAS.
 A PARTIR DE ENTÃO AS FAMÍLIAS ADQUIRIRAM O DIREITO DE ESCOLHER ONDE SEUS FILHOS ESTUDARIAM, QUAIS OS EQUIPAMENTOS DESEJAVAM ADQUIRIR E O QUE FAZER COM SUAS RENDAS FINANCEIRAS. OS MORADORES PASSARAM A PAGAR UMA TAXA DE ADMINISTRAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DA FAZENDA, CONFORME A RENDA E A CUIDAR DE SUAS PRÓPRIAS DESPESAS.
 APESAR DESSAS MUDANÇAS TODAS, OS KIBUTZIM AINDA CONTINUAM SENDO O BRAÇO FORTE DA AGRICULTURA, 50% DA AGROPECUÁRIA E  6% DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL ISRAELENSE. 


 ABAIXO FOTOS DE KIBUTZIM POR ONDE PASSEI. SEM PALAVRAS PARA DESCREVER A BELEZA DE CADA UM.




























  


FONTES: AG. JUDAICA E OPERA MUNDI

RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...