IRRIGAÇÃO EM ISRAEL....MUUUITO BACANA!!!!

 IRRIGAÇÃO EM ISRAEL


ANDANDO PELAS RUAS DAQUI, COMECEI A OBSERVAR QUE PRATICAMENTE TODOS OS CANTEIROS E ÁRVORES TEM UNS CANINHOS EM VOLTA, COM PEQUENOS FUROS. FUI ATRÁS DISSO PARA VER COMO FUNCIONA.
 MUUUUITO INTERESSANTE...
POR CAUSA DE UM PEQUENO ACIDENTE, UM ENGENHEIRO ISRAELENSE DESCOBRIU A LEI DO EMPUXO. ESSA DESCOBERTA SE DEU NO KIBUTZ HATZERIM, LOCALIZADO EM PLENO DESERTO. NESSA REGIÃO A CHUVA NÃO PASSA DOS 200 MILÍMETROS POR ANO, O QUE OBRIGOU A POPULAÇÃO A CONSTRUIR RESERVATÓRIOS COM ÁGUA DO RIO JORDÃO.
EM DETERMINADO MOMENTO A TUBULAÇÃO DESSES TANQUES COMEÇOU A APRESENTAR VAZAMENTOS E, ONDE GOTEJAVA COMEÇAVA A NASCER PLANTAS. SIMCHA BLASS OBSERVOU O FATO E LOGO VIU A GRANDE OPORTUNIDADE.
COMEÇOU A DESENVOLVER ALGUNS EQUIPAMENTOS QUE DERAM ORIGEM AO POPULAR SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO, REVOLUCIONANDO A AGRICULTURA EM ISRAEL.

UMA FORMA SIMPLES E PRECISA QUE PROMOVE A UTILIZAÇÃO RACIONAL DA ÁGUA, ECONOMIZANDO ENERGIA, AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE E ATRELADA A ISSO TIVERAM A GRANDE SACADA DE UNIR A IRRIGAÇÃO COM A FERTILIZAÇÃO, CRIANDO A NUTRI – IRRIGAÇÃO, ONDE A PLANTA RECEBE ÁGUA E ADUBO  NA MEDIDA CERTA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO.
ISRAEL É UM PAÍS SEMI – DESÉRTICO, POR CAUSA DA ESCASSEZ DE CHUVAS. ALÉM DISSO, NÃO HÁ FONTES ABUNDANTES DE ÁGUA NEM GRANDES RESERVATÓRIOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA.
APESAR DE TANTAS DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO CLIMA E AO TERRENO, ISRAEL DESTACA-SE EM VÁRIAS ÁREAS ENTRE NUMEROSOS PAÍSES, COMO:
- A PRODUÇÃO DE LEITE... A VACA ISRAELENSE TEM O RECORDE MUNDIAL DE RENDIMENTO LÁCTEO, ASSIM COMO PRODUZ 80% MENOS GÁS METANO QUE O GERADO PELAS VACAS DA EUROPA OCIDENTAL. ISSO É IMPORTANTÍSSIMO PARA O MEIO AMBIENTE. O METANO É CONSIDERADO O PRINCIPAL FATOR DO AQUECIMENTO GLOBAL.
- O USO DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO É DOS MAIS EFICIENTES DO MUNDO.
- ISRAEL É UM DOS LÍDERES MUNDIAIS NA PRODUÇÃO DE SEMENTES E NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESPÉCIES DE FRUTAS E VERDURAS.
- ISRAEL DESENVOLVEU TÉCNICAS E VARIEDADES ESPECIAIS DE FRUTAS QUE CRESCEM FORA DA ESTAÇÃO E QUE SÃO VENDIDAS NO MUNDO TODO COMO... MORANGOS, CAQUIS E FRAMBOESAS.
- A COLHEITA DE ALGODÃO DAQUI É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES DO MUNDO, UMA MÉDIA DE 55KG POR HECTARE.
- O CULTIVO DE FLORES PARA EXPORTAÇÃO É UM RAMO QUE CRESCE CADA VEZ MAIS.
- APESAR DA ESCASSEZ DE FONTES NATURAIS DE ÁGUA, ISRAEL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO NO QUAL O NÚMERO DE ÁRVORES EXISTENTE NO SÉCULO 21 É MAIOR QUE O EXISTENTE NO INÍCIO DO SÉCULO 20.
É IMPRESSIONANTE QUANDO VOCÊ ANDA PELO DESERTO E AVISTA VÁRIAS PLANTAÇÕES NO MEIO DAQUELE TERRENO EXTREMAMENTE ÁRIDO.
EM TODOS OS CANTOS EXISTEM PLANTAS, ÁRVORES, CANTEIROS.. TODOS MUITO BEM CUIDADOS.

AUDÁCIA, DETERMINAÇÃO, AÇÃO E CAPACITAÇÃO FEZ ISRAEL TORNAR-SE LÍDER NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DE TODO MUNDO.










RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...