SHABAT(SÁBADO) EM ISRAEL

 SÁBADO EM ISRAEL...
DIA DE NOS CONCENTRARMOS EM METAS MAIS ELEVADAS...DIA DE CELEBRAR....
SILÊNCIO NAS RUAS. OUVE-SE UM CARRO AQUI, OUTRO  ALI, MAS DE FORMA GERAL PARECE UM FERIADO NACIONAL.
MUITAS FAMÍLIAS TEM O HÁBITO DE FAZEREM REFEIÇÕES ESPECIAIS NO SHABAT. CAPRICHAR NAS REFEIÇÕES DO SHABAT É UMA VIRTUDE.
TRADICIONALMENTE  A REFEIÇÃO DO SHABAT TEM MUITOS PRATOS E INCLUI PEIXE, SOPA, CARNE OU AVE E ACOMPANHAMENTOS. PARA O ALMOÇO É COSTUME COMER CHOLENT, UM TIPO DE FEIJOADA COM DIVERSOS GRÃOS E CARNE. VEM ORIGINALMENTE DO FRANCÊS- CHO- LENT, FOGO LENTO, PREPARADO ANTES DO SHABAT E MANTIDO QUENTE DURANTE A NOITE SOBRE O FOGÃO.



COMÉRCIO E REPARTIÇÕES FECHADAS, TRANSPORTES COLETIVOS PARADOS....TÁXIS FUNCIONAM E GERALMENTE COBRAM BEM MAIS CARO.
SÓ TEL AVIV NÃO PARA... ASSIM COMO BARES, SUPERMERCADOS, COMÉRCIO E RESTAURANTES ÁRABES E RUSSOS.
DO POR DO SOL DE SEXTA FEIRA ATÉ O POR DO SOL DE SÁBADO, OS FIÉIS ORTODOXOS NÃO PODEM ANDAR DE CARRO, ACENDER LUZES E TRABALHAR ENTRE OUTRAS LIMITAÇÕES. O USO DO TELEFONE E COMPUTADOR TAMBÉM É VETADO, ASSIM COMO CORTAR CABELO  E UNHAS.
FAMÍLIAS SAEM PARA OS PARQUES, CAMINHADAS E BIKES  PARA AS RUAS....DIA DE DESCANSO...
DIA DE CURTIR MOMENTOS SIMPLES, POIS EM MUITAS CASAS NÃO SE LIGA SOM, TV E NENHUM APARELHO ELÉTRICO.
OS SERVIÇOS DE SAÚDE, SEGURANÇA, SOCORROS NÃO ESTÃO ENQUADRADOS NA TRANSGRESSÃO DE SHABAT. MESMO NO SHABAT O EXÉRCITO E A POLÍCIA SE MANTÉM ATENTOS. SE ALGUM EVENTO DE TERROR ATENTAR CONTRA OS JUDEUS, ELES ENTRAM EM AÇÃO, SEM PROFANAR O SHABAT.
SE ALGUÉM PASSA MAL E TE PEDE AJUDA, VOCÊ DEVE AJUDAR POIS TODOS TEM OBRIGAÇÃO DE SALVAR UMA VIDA, ATÉ MESMO DE UM BICHINHO.
QUALQUER OFÍCIO QUE SE DEVA À VIDA, SEGURANÇA OU SAÚDE, O PROFISSIONAL QUE ESTÁ EM ESCALA NESTE DIA, DEVE FAZÊ-LO, COM A CONSCIÊNCIA DE QUE ESTÁ SENDO UMA LUZ NA VIDA DE QUEM PRECISA SEM PROFANAR O SHABAT.
NOS HOPITAIS , NA SEXTA FEIRA ELES DISPONIBILIZAM VELAS EM BANDEJAS NAS SALAS DE ESPERA, PARA QUEM QUISER FAZER AS BENÇÃOS DO SHABAT. 
EXISTE UM DEBATE PARA MUDAREM ESSE COSTUME NO PAÍS, MAS AINDA NADA FOI APROVADO. EU PENSO QUE É UMA CARACTERÍSTICA ÍMPAR NO MUNDO INTEIRO. O ÚNICO PAÍS QUE PARA TUDO NO DIA BÍBLICO DE DESCANSO. SERIA ESTRANHO SE ISSO MUDASSE.
REALMENTE PARA QUEM NÃO TEM CARRO TORNA-SE COMPLICADO O FIM DE SEMANA, MAS AS PESSOAS ACABAM DANDO UM JEITO E SE ACOSTUMANDO.
ISSO É MUITO BOM AQUI.... VOCÊ SENTE O SHABAT NO AR, NA PELE, NO CORAÇÃO...
QUE SEU FIM DE SEMANA SEJA DE MUITA PAZ E ALEGRIAS!!!!





RECENTE

AEROPORTO BEN GURION

Chegadas e partidas no aeroporto mais cobiçado do mundo... Aeroporto Internacional Ben Gurion. Um amálgama de emoções, ansiedades, trist...

Viaje pelas postagens...