OBSERVAÇÕES PERIPATÉTICAS NUM PONTO DE ÔNIBUS EM ISRAEL...


OBSERVAÇÕES PERIPATÉTICAS NO PONTO DE ÔNIBUS...

ISRAEL É UM PAÍS PEQUENO, POR ISSO É FÁCIL IR DE UM LUGAR AO OUTRO EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. O TRANSPORTE PÚBLICO É CONVENIENTE E VOCÊ PODE CHEGAR A QUASE QUALQUER DESTINO POR UM PREÇO RAZOÁVEL.
A EMPRESA ISRAEL RAILWAIS OPERA UM SERVIÇO DE TRENS CONVENIENTE E BARATO. TAMBÉM É POSSÍVEL ANDAR DE TÁXI, MAS LOGICAMENTE É MAIS CARO. ESPECIALMENTE PARA VIAGENS INTERURBANAS.   
AQUI EM ISRAEL OS ÔNIBUS FUNCIONAM BEM E É A FORMA MAIS POPULAR DE TRANSPORTE PÚBLICO , TANTO PARA TRANSPORTE LOCAL COMO PARA VIAGENS ENTRE AS CIDADES.
A EMPRÊSA EGGED OPERA A MAIORIA DAS LINHAS INTERURBANAS.  NA ÁREA DE TELAVIV E ARREDORES QUEM ATUA É A EMPRÊSA DE ÔNIBUS DAN.
EXISTE A POSSIBILIDADE DE COMPRAR UM CARTÃO ESPECIAL POR UM PREÇO ÚNICO MENSAL, QUE TE POSSIBILITA USAR OS ÔNIBUS QUANTAS VEZES VOCÊ PRECISAR DURANTE TODOS OS DIAS.   PODE-SE TAMBÉM FAZER UMA CARGA DIÁRIA QUE TE PERMITE UTILIZAR OS ÔNIBUS DURANTE O DIA TODO VÁRIAS VEZES POR UM CUSTO BEM MAIS BAIXO. VALE MUITO A PENA.
EM MUITOS PONTOS DE ÔNIBUS, EXISTE UM RELÓGIO QUE AVISA QUANTO EM TEMPO CHEGARÁ O PRÓXIMO ÔNIBUS DE TODAS AS LINHAS QUE PASSAM POR ALI. ESSES RELÓGIOS FUNCIONAM A BASE DE ENERGIA SOLAR. ELE MOSTRA QUANTOS MINUTOS FALTAM E PARA ONDE VAI CADA LINHA.

 POIS É....
 HOJE EU ESTAVA ALI NO PONTO DE ÔNIBUS DE TODOS OS DIAS, ESPERANDO O DITO CUJO PARA IR TRABALHAR E FIQUEI OBSERVANDO AS PESSOAS NA MESMA SITUAÇÃO.
 DE DOMINGO A QUINTA, NO MESMO HORÁRIO, PRATICAMENTE AS MESMAS PESSOAS ESTÃO ALI ESPERANDO OS ÔNIBUS QUE PASSAM POR AQUELA TACHANÁ (LÊ-SE TARRANÁ - ESTAÇÃO- PONTO DE ÔNIBUS NESSE CASO)
FAÇO ISSO TODOS OS DIAS, POIS TER UM CARRO É MUITO CONFORTÁVEL NO SHABAT E FESTAS JUDAICAS, QUANDO TUDO PARA, PORÉM, DURANTE A SEMANA VOCÊ PODE UTILIZAR OS ÔNIBUS, TRENS E MONIT SHERUT (SERVIÇO DE TÁXI COLETIVO), POIS TE LEVAM A TODOS OS LUGARES COM SOSSEGO. PARA QUEM MORA PERTO DE TELAVIV TER UM CARRO, SIGNIFICA TER PROBLEMAS PARA ESTACIONAR.... É MEIO COMPLICADINHO DURANTE A SEMANA.
EXISTEM OS SITES DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS E TAMBÉM APLICATIVOS NO CELULAR OU NA INTERNET, ONDE VOCÊ PESQUISA OS HORÁRIOS DA LINHA QUE VAI UTILIZAR E ELA CHEGA EXATAMENTE NO HORÁRIO MARCADO, SALVO SE ACONTECE ALGUM IMPREVISTO NO MEIO DO CAMINHO, COMO MUITO TRÂNSITO, ALGUM ACIDENTE OU PROBLEMAS TÉCNICOS. VEZ OU OUTRA ACONTECEU DE ATRASAR, MAS MUITO DIFÍCIL DE ACONTECER.
GERALMENTE DÁ CERTO…VOCÊ PODE CONTAR COM ESSA FACILIDADE.
MAS VOLTANDO À TACHANA...
TODOS OS DIAS......
.... UM RAPAZ RELIGIOSO COM SEUS ÓCULOS DE LENTES BEM GROSSAS E SUA ROUPA COMUM A TODOS OS RELIGIOSOS ORTODOXOS, CALÇAS PRETAS, TSIT TSIT PENDURADO (Tzitzit (no hebraico ציצת ) é o nome dado à franjas do talitespécie de chale,  usado como uma cobertura na hora das preces judaicas - que servem como meio de lembrança dos mandamentos de Deus.) , CAMISA BRANCA E KIPÁ (solidéu)...PASSA CORRENDO PRATICANDO SEU COOPER MATINAL .
...UMA MULHER BAIXINHA E ATRAPALHADA, DE LENÇO NA CABEÇA E FALA ESTRIDENTE, COM SEUS 4 FILHOS ESPERANDO A CONDUÇÃO DA ESCOLA.
...UMA SENHORA TODA MAQUIADA E BONITA, SEMPRE BEM ARRUMADA ESPERANDO O NÚMERO 31 (UMA LINHA DE ÔNIBUS), SÉRIA E INTROSPECTIVA.
...ALGUMAS PESSOAS ESPERANDO O ÔNIBUS DA EL AL, POIS SÃO FUNCIONÁRIOS DESSA EMPRESA AÉREA.
...UM CASAL  DE BASTANTE IDADE CAMINHANDO COM DIFICULDADE E CONVERSANDO O TEMPO TODO, ELE SEGURANDO SUA BENGALINHA E ELA DANDO BRONCA NELE... RSRSRS
...UM SOLDADO DO TZAHAL, EXÉRCITO DE ISRAEL, ESPERANDO A CONDUÇÃO QUE O LEVARÁ À BASE ONDE TRABALHA.
...A AEROMOÇA BONITA E UNIFORMIZADA, PRONTA PARA MAIS UM DIA DE TRABALHO A CAMINHO DO AEROPORTO PARA EMBARCAR EM UM VOO SABE LÁ PARA ONDE.
...UMA SENHORINHA COM MUITA IDADE, BEM BAIXINHA, MEIO HIPPIE, COM UMA FAIXA COLORIDA NA CABEÇA E UM COLAR COMPRIDO, BEM GROSSO,CHEIO DE CONTAS COLORIDAS.... UMA FIGURA MEIO CARICATA, MAS QUE DEVE TER MUITAS HISTÓRIAS INTERESSANTES PARA CONTAR. 
 AÍ MINHA LINHA CHEGOU E EU EMBARQUEI MAIS UMA VEZ EM DESTINO AO MEU TRABALHO, ONDE VEJO QUASE SEMPRE AS MESMAS PESSOAS COM CARA DE SONO DENTRO DAQUELE CARRO QUE NÃO PARA DE FALAR O CAMINHO INTEIRO, POIS A MAIORIA DOS ÔNIBUS TEM UMA GRAVAÇÃO QUE TE DIZ QUAL SERÁ A PRÓXIMA ESTAÇÃO E PARA ONDE VAI. ALIÁS, ISSO AJUDA E MUITO QUANDO NÃO SE CONHECE BEM OS LUGARES.
EU PESSOALMENTE CURTO MUITO ANDAR DE ÔNIBUS AQUI, POIS É UMA ESCOLA DE VIDA OBSERVAR AS PESSOAS, OS COMPORTAMENTOS DE UMA CULTURA DIFERENTE, A PAISAGEM E CONHECER DETALHES DOS LUGARES POR ONDE PASSA.
 ENCONTRAMOS DENTRO DELES GENTE DE TODOS OS TIPOS E ESCUTAM-SE VÁRIOS IDIOMAS.
  

 MUITAS VEZES É DIVERTIDO, OUTRAS VEZES APARECEM PESSOAS FOLGADAS E MAL EDUCADAS, COMO POR EXEMPLO O SUJEITO QUE ENTRA COM UMA MEGA MOCHILA NAS COSTAS E VAI ATROPELANDO TODO MUNDO LÁ DENTRO SEM SE DAR CONTA DO ESTRAGO. 
MAS DE FORMA GERAL TODOS ESTÃO PREOCUPADOS EM CHEGAR EM SEU DESTINO E FICAM CADA UM NA SUA OU NO SEU CELULAR QUE É O COMPANHEIRO DE BORDO DA MAIORIA DAS PESSOAS. TODOS ALTAMENTE CONCENTRADOS EM SEU MUNDO VIRTUAL.NA MAIORIA DOS ÔNIBUS É PROIBIDO FALAR AO CELULAR, MAS POUCOS OBEDECEM.

E ASSIM O DIA COMEÇA... FIM DE INVERNO, AINDA BEM FRIO PELA MANHÃ, ONDE TODOS ESTÃO BEM AGASALHADOS, MAS ESTILO CEBOLA, EM CAMADAS, POIS MAIS TARDE A TEMPERATURA MAIS AMENA COMEÇA A SE APROXIMAR ATÉ POR VOLTA DE 15 HORAS QUANDO O CALOR  VAI EMBORA E O FRIOZINHO VOLTA NOVAMENTE.

 E ASSIM A VIDA SEGUE EM FRENTE. AQUI E ACOLÁ E EM TODOS OS CANTOS DESSE MUNDÃO DE DEUS... SEMPRE COM A ESPERANÇA E A FÉ DE QUE TUDO SEMPRE DARÁ CERTO...COMO DIZEM AQUI...
 COL BE SEDER....











RECENTE

FABRICA DE VELAS EM SFAT MARAL

Viaje pelas postagens...